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DETALHES DO PROJETO

Em busca de uma escola Sustentavel
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2014    Conclusão:2017
Responsável: Associação de Pais e Mestres da EMEB Prof. Annita Magrini Guedes
Site: https://
Telefone: (11) 4330-5658
E-mail: annita.magrini@saobernardo.sp.gov.br
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Ensino
Cidade/UF: São Bernardo do Campo/SP
Abrangência: Regional

Objetivo:
O objetivo principal é que a Escola Municipal de Educação Básica Professora Annita Magrini Guedes, se torne um polo gerador de praticas sustentáveis, através das ações desenvolvidas pelos próprios alunos em consonância com os objetivos e conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Que as experiências vividas na escola possam ser multiplicadas pelo bairro e pela cidade. Entender que a questão da economia de agua passa por outras questões, para além da cisterna , como: alimentação saudável e cultivo de hortas na escola e em casa (os alunos aprendem quanto de agua se gasta em toda a cadeia produtiva de um hambúrguer, por exemplo), passa ainda pela questão do lixo e tratamento de resíduos, uma vez que reduziríamos a poluição dos rios e represa. Neste sentido vale ressaltar que nossa escola possui uma politica de tratamento de resíduos sendo: 3 tipos de composteiras - 1º modelo - 5 composteiras somente com acúmulo de folhas e restos de plantas. 2º modelo 2 composteiras com vermicompostagem (minhocário), 3º modelo maquina de compostagem acelerada, que composta restos de comida já processada e que em 45 minutos transforma até 40 kilos de restos de alimentos em composto orgânico, esta máquina possui modelos também instalados em shoppings, onde se processo todo o lixo das praças de alimentação) e no prédio da Google em São Paulo. Em nossa escola os alunos também trazem o óleo de cozinha usado pois já sabem que um litro de óleo derramado na pia trará prejuízos enormes para nossos rios e represa, por mês captamos junto às nossas famílias uma média de 60 litros de óleo, em uma média de 10 mil litros de agua poluídos por um único litro de óleo, compreendemos que 600 mil litros de agua estariam isentos dessa poluição, graças a esta ação. É através destas praticas e dessa conscientização e principalmente deste protagonismo que nosso objetivo maior que é a mudança do paradigma que a escola prepara para o futuro será desenvolvido.
Público-alvo:
Alunos, familiares, público do bairro e adjacências.
Ações Desenvolvidas:
Desde 2013 a Escola Municipal de Educação Básica “Professora Annita Magrini Guedes” passou por transformações na sua estrutura física, propostas não pela Prefeitura mas Pela Associação de Pais e por reestruturação de sua pratica pedagógica. Tais modificações visaram adequar, tanto o prédio quanto as estratégias de ensino, a uma realidade que considerasse a possibilidade do desenvolvimento de aulas mais práticas e contextualizadas, sem abrir mão dos objetivos e conteúdos previstos nas legislações educacionais. Os espaços externos às salas de aula foram construídos e pensados para funcionarem como laboratório / ferramenta no desenvolvimento das aulas, possibilitando uma transversalidade de temas nas áreas e ou disciplinas já existentes. Tais modificações, físicas e estruturais, se deram no sentido de buscar uma adequação do prédio escolar aos conceitos de sustentabilidade ambiental. Num mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre processos de degradação, a sustentabilidade nas escolas é de extrema importância, tornando-se um tema altamente contextualizado, sendo reconhecido pelo MEC como importante tema transversal a ser implantado e desenvolvido pelas escolas. Os alunos de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro. Logo, é importante que estes conheçam a necessidade de preservar o meio ambiente e de usar os recursos naturais de forma racional, no entanto, nosso trabalho e consequentemente nosso produto, a aprendizagem, não pode estar somente postado no futuro é preciso ir além das expectativas quanto às possibilidades de uma educação transformadora da realidade futura. A dimensão social dessa situação requer ações de enfrentamento para o tempo presente, junto aos usuários contemporâneos desses recursos naturais. Isso significa desenvolver o esforço de contribuir imediatamente para a aquisição do repertório da cultura da sustentabilidade. Sendo assim, a proposta e estratégia deste trabalho foi de tornar os 500 alunos protagonistas das ações na escola e nas suas casas , consequentemente no bairro e adjacências. Troca de torneiras com temporizador, que efetivamente economizavam agua mas não educavam para o não desperdício, por torneiras tradicionais, comuns em todos os lares, educando nossos alunos quanto a responsabilidade pelo fechamento e uso correto, a responsabilidade não era de um equipamento que se fecharia sozinho e sim dos usuários.
A construção de cisternas com captação de mais de 3.000 litros de agua, a construção de um lago de carpas e um sistema de aquaponia, onde os canteiros são regados com a agua do lago que retorna ao lago em um sistema fechado de irrigação, culminando com uma redução de aproximadamente 27% no consumo (anexo 5) em um ano e com o recebimento de um premio por isso em evento com participação de grandes empresas como Toyota (primeiro lugar na categoria grandes empresas) Mercedez Bens entre outros.
Nosso projeto envolveu o tratamento de resíduos, construção de hortas, recolhimento de óleo de cozinha usado, minhocarios, composteiras, tudo isso em uma estreita ligação com o cotidiano da sala de aula, tornando a aprendizagem significativa, contextualizada e com relevância social.
Resultados:
Houve a redução de 27% no consumo de agua no ano. Houve o reconhecimento da comunidade e da câmara municipal de São Bernardo do Campo o que sinaliza um entendimento das propostas do projeto, através de carta de congratulações assinada por todos os vereadores, houve a premiação da escola em reconhecimento de sua pratica , houve a premiação do Diretor com a medalha de Mérito Ambiental, tudo isso nos faz crer que os objetivos estão sendo alcançados.
Principais Números:
O principal beneficio é a aprendizagem e comprometimento ambiental dos nossos 500 alunos, a capacidade de explicar e reproduzir sistemas de aquaponia, cisternas, minhocario, compostagem, coleta de óleo e hortas urbanas,. Temos mais de 15 empresas parceiras que apoiam nossa iniciativa patrocinando alguns de nossos eventos.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
  1. Vencedor do 1º Premio de Sustentabilidade Ambiental "USO RACIONAL DA ÁGUA" - 2015 - categoria Sociedade Civil - Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.
  2. Carta – Moção de Congratulações da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, assinado por todos os vereadores do município - 2015
  3. Medalha de Mérito Ambiental recebida pelo Diretor em nome do Projeto- Câmara Municipal de São Bernardo do Campo - 2017
  4. Publicação de matéria em revista intitulada Projeto Campeão.
 
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