Realização:
Patrocínio Exclusivo:

Objetivos

O Prêmio ANA busca reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País. Os trabalhos concorrentes devem promover direta ou indiretamente o combate à poluição e ao desperdício, apontando caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

Público-alvo

Poderão concorrer ao Prêmio ANA projetos e iniciativas que visem ao desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos por meio da gestão, da conservação e do uso eficiente da água, do combate ao desperdício e à poluição de recursos hídricos nas nove categorias disponíveis.

Categorias

A 6ª edição do Prêmio ANA contempla as nove categorias a seguir:

1) Governo: órgãos e entidades da Administração Pública nas esferas federal, estadual, distrital ou municipal – no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário – assim como o Ministério Público e os Tribunais de Contas;

2) Empresas de micro ou de pequeno porte: empresas classificadas como micro ou pequenas, ou seja, com faturamento anual igual ou inferior a R$ 3,6 milhões, podendo ser públicas, privadas ou sociedades de economia mista. Incluem-se nesta categoria os setores usuários de recursos hídricos, tais como: agricultura irrigada, aquicultura, criação de animais, geração de energia elétrica, indústria, mineração, saneamento, transporte hidroviário e turismo;

3) Empresas de médio e de grande porte: empresas classificadas como médias, médias-grandes ou grandes, ou seja, com faturamento anual superior a R$ 3,6 milhões, podendo ser públicas, privadas ou sociedades de economia mista. Incluem-se nesta categoria os setores usuários de recursos hídricos, tais como: agricultura irrigada, aquicultura, criação de animais, geração de energia elétrica, indústria, mineração, saneamento, transporte hidroviário e turismo;

4) Ensino: estudantes e profissionais de instituições de ensino fundamental e médio;

5) Pesquisa e Inovação Tecnológica: profissionais e estudantes voltados à produção científica e tecnológica de instituições de ensino superior ou instituições de pesquisa;

6) Organizações civis: organizações não governamentais sem fins lucrativos (também chamadas de organizações da sociedade civil), associações de classe, sindicatos, organismos de bacia, comissões de açudes e barragens, associações de usuários de recursos hídricos, consórcios intermunicipais com ações na área de recursos hídricos, agências de bacia e delegatárias das funções de agências de bacia;

7) Imprensa – Impressos e Sites: reportagens publicadas nas seguintes plataformas: jornais e/ou revistas impressas, jornais e/ou revistas eletrônicas e sites jornalísticos, exceto de web TV e web rádios. Poderão ser inscritos cadernos especiais, matérias, reportagens, matérias especiais, séries e especiais multimídia que tenham pertinência com os objetivos do Prêmio ANA. Os conteúdos devem ter sido comprovadamente veiculados desde 1º de julho de 2014 até o encerramento das inscrições.

8) Imprensa – Rádio: abrange reportagens de rádios e web rádios. Poderão ser inscritos matérias, programas ou séries de reportagens relacionadas a qualquer tema que tenha pertinência com os objetivos do Prêmio ANA, comprovadamente veiculados desde 1º de julho de 2014 até o encerramento das inscrições.

9) Imprensa – Televisão: abrange jornalistas de emissoras de TV e web TV. Poderão ser inscritos programas ou séries de reportagens relacionadas a qualquer tema que tenha pertinência com os objetivos do Prêmio ANA, veiculados desde 1º de julho de 2014 até o encerramento das inscrições.

Premiação

Dentre os três finalistas de cada uma das categorias definidas no regulamento, o vencedor receberá o Troféu Prêmio e uma viagem com despesas pagas para apresentar seu trabalho durante o Fórum Mundial da Água 2018 – maior evento do mundo sobre recursos hídricos –, que acontecerá em Brasília. Os demais finalistas receberão um certificado atestando sua condição de finalista.

Os finalistas que residem fora da cidade onde acontecerá a cerimônia de entrega do Prêmio ANA receberão diárias e passagens para traslado dentro do território nacional – para duas pessoas – de modo que possam participar da solenidade.

Inscrições

Até 31 de junho de 2017, os interessados em participar da premiação deverão se inscrever por meio de formulário eletrônico no site do Prêmio ANA.

Seleção

A avaliação de mérito das candidaturas será realizada por uma comissão julgadora formada por pessoas de notório saber e de reconhecida competência, com a seleção de três candidaturas finalistas em cada uma das categorias e a indicação de um vencedor dentre os três finalistas de cada categoria.

Serão avaliados em cada trabalho os seguintes critérios: efetividade, impactos social e ambiental, potencial de difusão, adesão social, originalidade e sustentabilidade financeira. Para as categorias voltadas à imprensa, os critérios serão adaptados.

Cronograma

• Inscrições: até 30 de junho de 2017;
• Avaliação: 7 de agosto a 8 de setembro de 2017 (1ª fase) e 16 a 20 de outubro de 2017 (2ª fase);
• Comunicação aos finalistas: 30 de outubro a 3 de novembro de 2017;
• Premiação: 6 de dezembro de 2017.

Histórico

Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: “Gestão de Recursos Hídricos”, “Uso Racional de Recursos Hídricos” e “Água para a Vida”. À época, 284 trabalhos se inscreveram.

No segundo Prêmio ANA, em 2008, o tema foi único: “Conservação e Uso Racional da Água”. Na ocasião, participaram 272 iniciativas de seis categorias: governo, empresas, organizações não governamentais, organismos de bacia, imprensa e academia.

No terceiro Prêmio ANA, em 2010, o tema foi: “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável”, que contou com a participação de 286 iniciativas, em 7 categorias: governo, empresas, organizações não governamentais, organismos de bacia, ensino, pesquisa e inovação tecnológica e imprensa.

A quarta edição do Prêmio ANA, em 2012, teve o recorde de 362 projetos inscritos em oito categorias: Água e Patrimônio Cultural, Ensino, Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Em 2014, o Prêmio ANA registrou mais um recorde de trabalhos inscritos (452) e todas as unidades da Federação participaram do concurso. Nesta edição, estiveram em disputa as categorias Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia, além de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Como prêmio, os vencedores ganharam uma viagem para apresentarem seus trabalhos no Fórum Mundial da Água 2015, que aconteceu nas cidades de Daegu e Gyeongbuk, na Coreia do Sul.