Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

Trilogia: Mares, Desertos e Chuvas do Sertão
Finalista/Vencedor:Vencedor   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2007    Conclusão:2008
Responsável: Jornal O Povo
Telefone: (85)3255 6101
E-mail: demitri@opovo.com.br
Edição: Prêmio ANA 2008
Categoria: Imprensa
Cidade/UF: Fortaleza/CE
Abrangência: Regional

Objetivo:
A série de três cadernos jornalísticos especiais, intitulada “Mares, desertos e chuvas do sertão” foi produzida entre 2007 e 2008, pelos repórteres Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio, Luiz Henrique Campos, Rafael Luís e Fátima Sudário. A série propõe novos olhares sobre o semiárido brasileiro. Os jornalistas enveredaram pelo caminho do jornalismo humanizado e da grande reportagem. Destacam-se o estereótipo da carcaça de boi e o do chão rachado do açude para revelar um Nordeste sustentável e transformador.
Público-alvo:
Comunidade, imprensa e gestores públicos.
Ações Desenvolvidas:
No primeiro caderno, “Mares do sertão”, destaca-se o risco de escassez hídrica no Ceará nos próximos 20 anos, a prosperidade e a miséria ao redor do açude Castanhão e em mais seis grandes reservatórios cearense. Também revela a existência de ilhas de água doce em pleno semiárido.

Em “Desertos do sertão”, o processo de desertificação do Ceará e de Minas Gerais e os fatores causadores do fenômeno em cidades cearenses ganham outro foco. Além disso, o caderno aponta práticas sustentáveis para evitar a desertificação, como ocorre em Sobral, e a convivência com o semiárido.

O último caderno da trilogia volta-se para a importância da chuva para a ressurgência no sertão, uma região aparentemente morta em cores cinza de estiagem, mas viva em ciclo natural de espera. Há também narrativas sobre profetização das chuvas e outros olhares do cotidiano do sertanejo.
Resultados:
Depois de publicada, a trilogia virou pauta de trabalhos acadêmicos e científicos nas universidades. Chegou às escolas públicas e transformou-se em debate nas páginas de opinião do jornal O Povo.
Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Além do Prêmio ANA, a trilogia “Mares, Desertos e Chuvas do Sertão” saiu do Nordeste, chegou a mais de dez finais de prêmios de Jornalismo e venceu sete.
Corpos Hídricos:
 
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
Entre os prêmios mais importantes recebidos pela trilogia, estão: Prêmio Esso Nacional de Reportagem – categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica; Prêmio Nacional de Jornalismo Dom Hélder Câmara da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB; Prêmio Nacional de Jornalismo do Banco do Nordeste do Brasil – BNB; Prêmio Regional de Jornalismo do Banco do Nordeste do Brasil – BNB. O trabalho foi um dos vencedores do Prêmio Reportagem Social Latino-Americana em Jornais e Revistas, da Associação Rio-Grandense de Imprensa – ARI e da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade – Alap.

Fotos