Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Em andamento    Permanente:Sim    Ano de Início:2007    Conclusão:
Responsável: ONG Grupo Dispersores
Telefone: (35) 3641-1855
E-mail: evandro@dispersores.org
Edição: Prêmio ANA 2012
Categoria: ONG
Cidade/UF: Brazópolis/MG
Abrangência: Local

Objetivo:
Elevar o número de nascentes protegidas na bacia, através da proteção e recuperação da vegetação nativa no entorno das nascentes, buscando proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos quantitativamente e qualitativamente, aliando a esta prática o trabalho de conscientização na comunidade, sobre a importância de se preservar o meio ambiente, em especial os recursos hídricos.
Público-alvo:
Produtores rurais e outros proprietários de imóveis rurais, interessados em preservar suas nascentes, alem de alunos das escolas que também são envolvidos diretamente com a educação ambiental.
Ações Desenvolvidas:
O projeto “De Olho nos Olhos” trabalha com duas linhas de atuação: a recuperação das nascentes em si e a mobilização social alertando sobre a importância do tema.
  
Para a recuperação das nascentes são utilizadas técnicas de restauração ambiental, como proteção (cercando o entorno da nascente com moirões e arame farpado num raio de 50m) e revegetação (plantio de mudas nativas na área protegida, como estimulo à regeneração natural). A restauração de nascentes, além de contribuir na manutenção dos recursos hídricos na bacia também auxilia na conservação da biodiversidade elevando o número de núcleos vegetacionais, que servem de pequenos refúgios para a fauna silvestre e tende a estimular o fluxo gênico no ambiente.
 
Quanto a mobilização social, são trabalhadas técnicas de educação ambiental buscando conscientizar a população local e comunidades rurais envolvidas diretamente e indiretamente no projeto, assim como proprietários das áreas a serem recuperadas e estudantes, através das práticas de educação ambiental abordando a importância de conservar os recursos hídricos a fim de que se tornem seres mais conscientes e multiplicadores na defesa e conservação do meio ambiente.
 
Resultados:
Até o momento são mais de 30 nascentes recuperadas ou em fase de recuperação, mais de 30 famílias localizadas em diversos bairros rurais foram beneficiadas pelo projeto e tiveram suas nascentes recuperadas ou em fase de recuperação. Os proprietários rurais beneficiados tiveram suas nascentes protegidas sem nenhum custo. Materiais, como moirões e arame farpado, assim como as mudas de reflorestamento, foram doados pelo projeto aos produtores que aderiram a ele.
Alunos e professores das escolas do município participaram diretamente das atividades de educação ambiental, seja no Viveiro Florestal ou mesmo nas nascentes manejadas pelo projeto.  

A população urbana que depende desta água também é beneficiada a longo prazo com a preservação dos recursos hídricos na bacia, o que garante água ainda para a população de outros municípios abaixo de Brazópolis que também dependem da água desta bacia.
Principais Números:
Ao término desta segunda fase do projeto, serão mais de 30 nascentes recuperadas na bacia, com envolvimento direto de mais de 30 famílias beneficiadas pelo projeto e que tiveram suas nascentes recuperadas ou em fase de recuperação, sem nenhum custo ao produtor.
 
Plantio de mais de 25.000 mudas nativas considerando somente as mudas plantadas nas nascentes recuperadas pelo projeto, sendo mais de 80 mil mudas produzidas pelo Viveiro Florestal da instituição, para uso na preservação da Mata Atlântica na região.
Mais de 260.000m² (equivalente a 43 campos de futebol) de áreas de preservação permanente foram protegidas e estão em fase de regeneração.
O trabalho de educação ambiental com alunos já terá superado a participação de mais de 2.500 alunos.  
Diretamente centenas de pessoas como produtores rurais, lideres comunitários e associações de bairros tiveram acesso as informações de conscientização ambiental e sobre o projeto, através de reuniões e palestras promovidas pelo projeto.
 
Indiretamente quase toda a população do município (cerca de 15.000 habitantes) terá tomado conhecimento do projeto devido aos meios de divulgação do mesmo, seja por folders, cartilhas, site da instituição, redes sociais, radio ou televisão. Estes números podem ser bem maiores em se tratando do longo alcance dos meios de comunicação em massa.
Contribuição do Prêmio:
Um prêmio como este oferecido pela ANA é de extrema importância para a instituição e para o projeto, trazendo reconhecimento e credibilidade para que novas fases do trabalho sejam implantadas, através de novas participações em editais públicos que apoiam projetos ambientais. Um prêmio como este ajuda no reconhecimento e na concorrência pela busca de novos financiadores deste projeto, dando continuidade a este importante trabalho.
Corpos Hídricos:
Bacia hidrográfica do rio Sapucaí, microbacia do ribeirão Vargem Grande
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica do Paraná
Outros Prêmios:
Em 2010, o projeto De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes recebeu o Prêmio Furnas Ouro Azul.
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos