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DETALHES DO PROJETO

Projeto Conhecendo os Banhados
Finalista/Vencedor:Vencedor   Status:Em andamento    Permanente:Sim    Ano de Início:2005    Conclusão:
Responsável: Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho
Telefone: (51) 3598-2173
E-mail: ecoweb@live.com / 25dejulho@campobom.rs.gov.br
Edição: Prêmio ANA 2010
Categoria: Ensino
Cidade/UF: Campo Bom/RS
Abrangência: Local

Objetivo:
O projeto “Conhecendo os Banhados” visa a educar os alunos para uma vida sustentável no sentido de promover conhecimentos, competências, princípios, habilidades, valores e atitudes relacionados com a sustentabilidade, com vistas a satisfazer as necessidades de hoje em equilíbrio com as necessidades das futuras gerações dos diferentes ecossistemas.
Público-alvo:
A partir do desenvolvimento da educação ambiental, trabalha-se com os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, professores da rede de educação ambiental e comunidade em geral do município de Campo Bom (RS) e atende-se a algumas turmas do município de Novo Hamburgo.
Ações Desenvolvidas:
O “Projeto Conhecendo os Banhados" foi implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, de Campo Bom (RS), porque chegou-se à conclusão de que era preciso introduzir uma cultura de sustentabilidade, promover conhecimentos, competências, habilidades, princípios, valores e atitudes relacionados a sustentabilidade. As crianças precisavam vivenciar conhecer a importância das plantas, dos animais, nos diferentes ecossistemas, repensar suas atitudes quanto ao consumo de água, energia e saber como reduzir, reutilizar ou enviar para reciclagem os diferentes resíduos.

Os banhados são, na realidade, filtros naturais e possuem funções ecológicas importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental. Essas funções incluem a produção de alimentos, a conservação da biodiversidade, a sustentação das atividades pesqueiras, a contenção de enchentes, como áreas de recreação, melhoria da qualidade das águas e, consequentemente, da qualidade de vida. Banhados são áreas que podem ficar sempre cheias de água ou apenas temporariamente. A parte próxima à EMEF 25 de Julho fica a maior parte do ano com água apenas nas lagoas formadas pela retirada de barro para confecção de tijolos nas olarias próximas. O local fica totalmente alagado apenas quando o rio dos Sinos transborda, sendo que a água, em poucos dias, volta para o rio, deixando a matéria orgânica depositada nesta área e servindo de adubo para a vegetação típica destes locais.

Estas características facilitam as atividades práticas para observação da fauna, flora e ações antrópicas, como a retirada do barro para as olarias, corte de árvores nativas, restos de construções, móveis usados, lixo doméstico, sacos com restos de couro, etc. A grande maioria dos alunos da Escola 25 de Julho mora no bairro 25 de julho e falam sobre os novos depósitos de resíduos, animais mortos, retirada de vegetação, etc. Entretanto, cabe à escola garantir situações em que os alunos possam pôr em prática sua capacidade de atuação.

A Educação Ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir individual e coletivamente e resolver problemas ambientais presentes e futuros. Diante deste contexto, o “Projeto Conhecendo os Banhados” visa a sensibilizar as pessoas da importância de agir de forma sustentável para a preservação e conservação ambiental dos diferentes ecossistemas. Por isso, a instituição de ensino trabalha com a noção de sustentabilidade em diferentes atividades com as crianças e com a comunidade que atravessa os limites da escola.

As ações neste projeto não se limitam apenas a atividades teóricas, mas também, a promover práticas que conduzam o aluno, no seu dia a dia a vivenciar, em atividades de campo nos arroios, rios, banhados ou mesmo na cidade, como cuidar do lugar onde vivemos. Para que tudo isso aconteça é necessário conhecer, identificar a biodiversidade de cada ecossistema observado, identificar os problemas ambientais e minimizar estes impactos, fazendo parcerias com os órgãos competentes para que possam auxiliar na preservação ambiental.

A sala onde se desenvolvem os projetos é toda ambientada, feita por alunos monitores, para que seus visitantes saibam que é possível reutilizar e usar diferentes materiais, evitando assim o desperdício e prolongando a vida útil de diferentes materiais que normalmente são descartados na natureza.

Fazem parte das atividades: fazer relatório, anexar fotos com coordenadas e enviar a Secretaria de Meio ambiente do Município; observar, fotografar, pesquisar e produzir material digital sobre algumas espécies da fauna do arroio banhado do bairro; pesquisar e cultivar flores comestíveis; produzir vídeos, relatórios, tirar fotos e postar nas redes sociais, blog e skydrive. Nesta nova fase o projeto utiliza notebook, tablets, smartphones, GPS, binóculos, máquinas digitais, filmadoras, e lousa digital para trabalhar com alunos que têm Necessidades Educativas Especiais.

Nestas práticas os alunos são desafiados a ir além de respostas simples, a associar o conhecimento científico com a realidade, a desenvolver habilidades de pensar criticamente, a aprender vivenciando, a compartilhar informações, através de textos, fotos, vídeos e fazer divulgação nas redes sociais e blog, para que a comunidade tome conhecimento e se sensibilize a resolver problemas do dia a dia, situações da vida real, como dar destino adequado ao óleo usado de cozinha, evitar o desperdício de água, lixo descartado em áreas de preservação permanente, erosão e assoreamento causado pela falta de mata ciliar.

A cidadania que se quer é aquela que possa ser exercida através de posturas críticas na busca de modificações do ambiente e que estas sejam, evidentemente, para melhor. Por exemplo, mapeando os impactos ambientais no bairro, os alunos observaram a falta da vegetação, assoreamento e erosão das margens do arroio. Uma das formas de minimizar estes impactos é fazendo a reposição da mata ciliar. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente houve o plantio de mudas de árvores nativas e os alunos continuam fazendo o acompanhamento das mudas, assim como os moradores vizinhos também ajudam a cuidar das plantas.
Resultados:
Este projeto está alicerçado em questões, como: sensibilização, reeducação, comprometimento e mudança de comportamento; o que deve ser retomado constantemente. O trabalho tem uma grande procura das turmas das outras escolas para realizarem atividades no âmbito da iniciativa da EMEF 25 de Julho. Em 2011 atendemos a 4.130 alunos e em 2012 o número chegou a 3.695.

Houve reposição de mata ciliar. Além disso, a iniciativa continuou monitorando e enviando para a Secretaria de Meio Ambiente a localização dos depósitos de lixo encontrados e aconteceu a reutilização de diferentes materiais que seriam descartados. As Tvs Feevale, Cultura do Vale do Caí e TV Escola fizeram reportagens sobre o trabalho.
Principais Números:
Desde sua implementação atendemos aproximadamente a 20 mil alunos.
Contribuição do Prêmio:
A divulgação de que ganhamos o Prêmio ANA 2010 serviu para dar maior visibilidade ao projeto. Tivemos divulgação nos jornais locais e regionais, Emissoras de TV, como TV FEEVALE, TV Cultura de Montenegro (RS) e TV Escola também fizeram reportagens sobre a ação.

Com isso, houve uma procura muito maior pelas escolas para realizarem atividades no projeto. Como a EMEF 25 de Julho trabalha com educação ambiental desde 2002, a Escola decidiu associar a educação ambiental a tecnologias para facilitar o aprendizado de crianças com necessidades educativas especiais e também para divulgar as ações sustentáveis que são realizadas dentro do projeto Conhecendo os Banhados.

Daí surgiu o Projeto Eco Web, o qual é um subprojeto do Conhecendo os Banhados. Ganhamos com o Eco Web o Prêmio do Instituto Claro Inovar na Escola em 2011. Com a verba que recebemos foram comprados tablets, notebook, máquina digital, filmadora , binóculos. Enfim, tecnologias que auxiliam na aprendizagem dos alunos e facilitam a divulgação das ações sustentáveis realizadas.

A Escola Municipal também ganhou em 2012 o Prêmio OMO, do Programa pelo Direito de Ser Criança, na categoria Aqui se Aprende pela Experiência. Neste ano a instituição de ensino também venceu o Prêmio da Microsoft Educadores Inovadores Brasil 2012, na categoria Comunidade - Aprendizagem.

Esses prêmio servem para dar força ao projeto para que ele continue realizando ações de sustentabilidade relacionadas aos diferentes ecossistemas locais, estimulando que muitas pessoas, por meio da divulgação pela internet, passem a pôr em prática as ações realizadas em Campo Bom.
Corpos Hídricos:
Banhado do rio dos Sinos em Campo Bom; rio dos Sinos; Arroios Schmidt, Leão, Quatro Colônias, Weidller e Goethel. Trabalhamos em parcerias com as escolas que estão próximas aos diferentes arroios do município.
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica Atlântico Sul
Outros Prêmios:
• 2006: Prêmio Dpaschoal e Fundação Educar, Reciclando numa Boa;
• 2008: Prêmio Ford Meio Ambiente nas Escolas;• 2010: O projeto Conhecendo os Banhados passa a usar as diferentes tecnologias e passa a se chamar Eco Web;
• 2011: Inovar na Escola - Instituto Claro;
• 2012: Prêmio OMO – Aqui se Aprende pela Experiência;
• 2012: Prêmio Microsoft Educadores Inovadores Brasil (o projeto concorre na etapa mundial do prêmio Microsoft Educadores Inovadores).
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