Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

Conservação e Restauração das Bicas Públicas de Olinda: São Pedro, Quatro Cantos e Rosário - Sistema Colonial de Abastecimento d’Água
Finalista/Vencedor:Vencedor   Status:Em andamento    Permanente:Sim    Ano de Início:2010    Conclusão:2013
Responsável: Vânia Avelar de Albuquerque – mestra em Conservação e Restauração do Patrimônio e Núcleos Históricos
Telefone: (81) 3429-6003
E-mail: vania.avelar.5sr@iphan.gov.br
Edição: Prêmio ANA 2012
Categoria: Água e Patrimônio Cultural
Cidade/UF: Olinda/PE
Abrangência: Local

Objetivo:
A conservação e o restauro das estruturas arquitetônicas compostas pelas bicas públicas de Olinda: São Pedro, Quatro Cantos e Rosário e seus entornos, requalificando estes bens históricos e tombados, restabelecendo as condições satisfatórias de higiene para os usuários, como um componente efetivo de valorização do conjunto urbano – tem-se em conta que a qualidade do saneamento deve ser uniforme, temporal e espacialmente considerada.
Público-alvo:
População da cidade de Olinda e visitante/turista da Região Metropolitana de Recife, do restante do Brasil e de outros países.
Ações Desenvolvidas:
Restauro e conservação das estruturas, resgate da potabilidade das águas, instalação de sanitários públicos, educação patrimonial e plano de conservação das bicas públicas de Olinda.
Resultados:
Requalificar bens históricos, as três bicas públicas de Olinda – São Pedro, Quatro Cantos e Rosário, e restabelecer as condições satisfatórias de higiene para os usuários, enquanto componente efetivo de valorização do conjunto urbano, mediante propostas de ação nas suas estruturas e entornos.
Principais Números:
São três bicas públicas, alimentadas por quatro fontes d´água, servindo, desde o período colônial, a população de Olinda, até o presente. A ação de restauração e conservação abrange uma área de 300m².
Contribuição do Prêmio:
O Prêmio ANA deu visibilidade e valorização para as três bicas públicas de Olinda – São Pedro, Quatro Cantos e Rosário –, potencializando a execução das obras que permitirão melhores condições de uso pela população. Com a ampla divulgação proporcionada pela premiação, houve a agilização de ações em prol do resgate da utilização sustentável das bicas.
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental
Outros Prêmios:
Trabalho selecionado para apresentação oral e publicação do resumo expandido no XXIV Congresso Pan-americano de Arquitetos, realizado em Maceió em novembro de 2012. O projeto foi selecionado para o PAC Cidades Históricas 2013.

Fotos