Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

Programa Olhos D’Água
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2010    Conclusão:2016
Responsável: Instituto Terra – Aimorés (MG)
Telefone: (33) 3267-2025
E-mail: registros@institutoterra.org
Edição: Prêmio ANA 2014
Categoria: ONG
Cidade/UF: Aimorés/MG
Abrangência: Local

Objetivo:
Promover a recuperação, a proteção e a conservação dos recursos hídricos (nascentes e fossas sépticas) na Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com foco no ser humano, mediante ações de educação ambiental, o programa também promove a consciência coletiva para o uso racional da água e a proteção dos mananciais, em consonância com o Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Doce de 2010 (PIRH-Doce).

 

Público-alvo:
Produtores rurais da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
Ações Desenvolvidas:
Implementação fossas sépticas e realizado o correto gerenciamento dos resíduos, por meio da instalação deum sistema de saneamento básico na área rural. Com a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica para o plantio nas áreas de preservação permanente (APP) das nascentes, ampliou-se a cobertura vegetal, estimulando a conservação e a recuperação das florestas.
Resultados:
Em 2016, etapa final do projeto, espera--se alcançar importante passo para a conservação dos recursos naturais e a solução dos problemas ambientais presentes nessa bacia. Isso será possível graças à proteção e à recuperação de mil nascentes de afluentes do rio Doce que estão melhorando a qualidade dos cursos d’água e garantindo a regularização das vazões nos períodos de estiagem. A implantação de 180 fossas sépticas assegura o saneamento básico na área rural, substituindo o esgoto a céu aberto e as fossas rudimentares por esgoto canalizado. Essas ações proporcionam qualidade de vida para as populações rurais, com água tratada e alimentação saudável, além da geração de renda para as famílias. A previsão é de que, em 2015, seja publicado um protocolo operacional de sistematização do programa para que as ações nessa bacia sejam replicadas para as demais bacias do Brasil.

 

Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:

Nascentes dos afluentes do rio Doce.

Região Hidrográfica: Bacia Hidrográfica do Rio Doce
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos