Boas práticas relacionadas a água recebem Prêmio ANA 2012Todos os finalistas receberam um quadro como homenagem
Na noite de gala dos recursos hídricos do Brasil, a Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou os trabalhos vencedores do Prêmio ANA 2012 nesta quarta-feira, 5 de dezembro, no Teatro da Caixa Cultural de Brasília. Na solenidade foram reconhecidas iniciativas que apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Neste ano a premiação teve o recorde de 363 projetos inscritos em oito categorias: Água e Patrimônio Cultural, Ensino, Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica. O recorde anterior era de 286 participantes na edição de 2010.
Na cerimônia apenas dois estados saíram com dois vencedores: Rio Grande do Sul e Sergipe. Os demais quatro Troféus Prêmio ANA, peças criadas pelo mestre-vidreiro italiano Mario Seguso, foram para: Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Com o resultado, os paulistas acumulam seis vencedores, seguidos por três iniciativas gaúchas.Veja aqui o quadro de ganhadores por estado. Os finalistas estiveram em Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.
O aspecto nacional da premiação ficou claro com a divisão dos 24 finalistas, que representaram todas as cinco regiões do País: Minas
Gerais (4), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), São Paulo (3), Pernambuco (2),
Santa Catarina (2), Sergipe (2), Bahia (1), Ceará (1), Distrito Federal (1),
Mato Grosso (1) e Roraima (1). Os representantes de cada um dos projetos foram
homenageados com um quadro da artista plástica brasiliense Juliana Limeira,
contendo paisagens naturais brasileiras.
Segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, a premiação contribui para o reconhecimento e a continuidade das iniciativas participantes. “Olhando os finalistas e premiados das edições anteriores, podemos constatar que o Prêmio ANA é muito importante para a consolidação desses projetos”, destaca.
Entre outras autoridades, participaram da solenidade o ministro interino do Meio Ambiente, Francisco Gaetani; os senadores Rodrigo Rolemberg e Romero Jucá; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner; e o ex-diretor-presidente da ANA, José Machado, representando o ministro da Integração Nacional; o vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa Econômica Federal, José Urbano Duarte; e o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob), Lupércio Ziroldo.
Durante a solenidade a Agência lançou o Banco de Projetos do Prêmio ANA, que reúne no site da premiação informações de trabalhos que já foram finalistas e vencedores de todas as edições, com o objetivo divulgá-los para que as boas práticas possam ser replicadas pelo Brasil. Também houve uma homenagem ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento aos esforços e iniciativas desenvolvidos pela instituição – ao longo de 75 anos – na identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio natural e cultural brasileiro.
O Prêmio ANA é concedido a cada dois anos desde 2006, sempre com o patrocínio exclusivo da Caixa Econômica Federal. Em 2012, a Rede Brasil de Organismos de Bacia apoia a premiação.
Seleção
Para cada uma das categorias, a Comissão Julgadora selecionou três iniciativas finalistas e, entre elas, uma vencedora. Tal Comissão foi composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo. Os critérios de avaliação dos trabalhos levaram em consideração: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural contou com critérios específicos.
Informações
Para mais informações acesse o hotsite premio.ana.gov.br, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412.
Vencedores do Prêmio ANA por estado 2006-2012
Vencedores do Prêmio ANA 2012
Texto:Ascom/ANA
Foto: Flávio Serra/Banco de Imagens ANA
Prêmio ANA 2012 revela vencedores
Troféu Prêmio ANA
Agência Nacional de Águas reconhece melhores práticas em oito categorias: Água e Patrimônio Cultural, Ensino, Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.
A partir das 19h30 desta quarta-feira, 5 de dezembro, no teatro da Caixa Cultural de Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) divulgará os vencedores do Prêmio ANA 2012. O evento reconhece iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Os trabalhos inscritos também apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.
Neste ano, trabalhos de oito categorias disputam a premiação: Água e Patrimônio Cultural (novidade da edição de 2012), Ensino, Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia, além de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Durante a solenidade serão conhecidos os oito vencedores que receberão o Troféu Prêmio ANA, peça criada pelo mestre-vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Os finalistas estarão em Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.
Nesta edição, a ANA recebeu a inscrição de 363 trabalhos, marca que superou o recorde de 2010, quando 286 projetos participaram. Além disso, a localização dos finalistas demonstra o aspecto nacional da premiação, pois há trabalhos de todas as cinco regiões: Minas Gerais (4), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), São Paulo (3), Pernambuco (2), Santa Catarina (2), Sergipe (2), Bahia (1), Ceará (1), Distrito Federal (1), Mato Grosso (1) e Roraima (1).
Durante a solenidade será lançado o Banco de Projetos do Prêmio ANA, que reúne no site da premiação informações de trabalhos que já foram finalistas e vencedores nas edições anteriores, com o objetivo divulgá-los para que as boas práticas possam ser replicadas pelo Brasil.
Na cerimônia haverá uma homenagem ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento aos esforços e iniciativas desenvolvidos pela instituição – ao longo de 75 anos – na identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio natural e cultural brasileiro. Além disso, no foyer do teatro, acontecerá a exposição fotográfica “Água e Patrimônio”, organizada pelo Iphan e realizada pela ANA, com imagens do patrimônio protegido ou em fase de estudos.
O Prêmio ANA é concedido a cada dois anos desde 2006, sempre com o patrocínio exclusivo da Caixa Econômica Federal. Em 2012, a Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob) apoia a premiação.
Seleção
Para cada uma das categorias, a Comissão Julgadora selecionou três iniciativas finalistas e, entre elas, uma vencedora. Tal Comissão foi composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo. Os critérios de avaliação dos trabalhos levaram em consideração: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural contou com critérios específicos.
Informações
Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412.
Texto:Ascom/ANA Anunciados os finalistas das oito categorias do Prêmio ANAA Comissão Julgadora do Prêmio ANA selecionou esta semana as três iniciativas finalistas para cada uma das oito categorias. Os vencedores serão conhecidas em solenidade marcada para 5 de dezembro de 2012, no auditório da Caixa Cultural, em Brasília*. Os premiados receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso, confeccionado exclusivamente para o Prêmio ANA.
Em 2012, o Prêmio ANA recebeu 363 inscrições, entre as quais a Comissão Julgadora selecionou 44 projetos semifinalistas. Quatro categorias tiveram seis trabalhos selecionados (Água e Patrimônio Cultural, Empresas, Ensino e Governo), enquanto as quatro demais (Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica) contaram com cinco escolhidos cada. Todos foram vistoriados pela ANA, exceto os da categoria Imprensa.
A Comissão Julgadora do Prêmio ANA é composta por membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo. Um representante da Agência preside o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levam em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas as categorias Água e Patrimônio Cultural e Imprensa possuem critérios específicos.
Podem participar da premiação aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas promove a premiação a cada dois anos.
Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412.
*As despesas com as viagens dos finalistas para a cerimônia de premiação, em Brasília, serão custeadas pela organização do evento.
Confira a lista dos finalistas de cada categoria
Texto:Ascom/ANA Semifinalistas do Prêmio ANA 2012 são anunciados
Em 2102 o Prêmio ANA recebeu um número recorde de inscrições: 363. Dentro deste universo, a Comissão Julgadora selecionou 44 projetos semifinalistas durante dois dias de reuniões na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília. Quatro categorias tiveram seis trabalhos selecionados (Água e Patrimônio Cultural, Empresas, Ensino e Governo), enquanto as quatro demais (Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica) contaram com cinco escolhidos cada. Todos eles serão vistoriados pela ANA, exceto os da categoria Imprensa.
São Paulo foi o estado com o maior número de selecionados: nove. As outras unidades da Federação que estão vivas na disputa são: Minas Gerais (6), Rio Grande do Sul (6), Bahia (3), Santa Catarina (3), Ceará (2), Distrito Federal (2), Paraná (2), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (2), Sergipe (2), Acre (1), Espirito Santo (1), Mato Grosso do Sul (1), Pará (1) e Roraima (1).
Na próxima etapa da seleção, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e as vencedoras para cada uma das categorias, que serão conhecidas em solenidade de premiação marcada para 5 de dezembro de 2012 no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.
A Comissão Julgadora do Prêmio ANA é composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo. Um representante da Agência preside o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levam em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas as categorias Água e Patrimônio Cultural e Imprensa possuem critérios específicos.
Podem participar da premiação aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas promove a premiação a cada dois anos.
Cronograma
• Prazos de julgamento: de 6 de agosto a 14 de setembro e de 8 a 12 de outubro de 2012; • Comunicação aos finalistas: de 29 de outubro a 2 de novembro de 2012; • Cerimônia de premiação: 5 de dezembro de 2012.
Histórico
Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: "Gestão de Recursos Hídricos", "Uso Racional de Recursos Hídricos" e "Água para a Vida". À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: "Conservação e Uso Racional da Água". Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema "Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável" em sete categorias.
Informações
Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412.
LISTAGEM COM OS PROJETOS SEMIFINALISTAS
Texto:Ascom/ANA Começa o julgamento dos trabalhos inscritos no Prêmio ANA 2012Na manhã desta segunda-feira, 20 de agosto, os membros da Comissão Julgadora do Prêmio ANA 2012 se reuniram na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, para começar o julgamento dos 363 trabalhos inscritos na premiação – número recorde que superou a marca da edição anterior, de 2010, que teve 286 projetos. Nesta primeira etapa do julgamento, que vai até amanhã, serão escolhidos os cinco melhores trabalhos de cada uma das oito categorias: Água e Patrimônio Cultural, Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.
Com os cinco semifinalistas de cada categoria já definidos, os projetos serão vistoriados (exceto os da categoria Imprensa) por servidores da ANA pessoalmente. Com as vistorias em mãos, a Comissão Julgadora se reunirá entre 8 e 9 de outubro, também na sede da Agência, para definir os três finalistas e o vencedor de cada categoria. Enquanto a divulgação dos finalistas acontecerá a partir de 29 de outubro, os vencedores só serão conhecidos (inclusive pela ANA) durante a solenidade de entrega do Prêmio ANA, marcada para 5 de dezembro no teatro da Caixa Cultural de Brasília.
Cinco critérios norteiam a avaliação dos jurados: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). As categorias Água e Patrimônio Cultural e Imprensa têm critérios específicos de julgamento.
Os oito membros da Comissão Julgadora são externos à ANA possuem notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo: Hamilton Pereira da Silva, Maria da Glória Brito Abaurre, Patrícia Helena Gambogi Boson, Markus Breus, Demetrios Christofidis, Mauri Cesar Barbosa Pereira, Jorge Antônio Menna Duarte e Mônica Ferreira Do Amaral Porto. Apenas o presidente do grupo – que não tem direito a voto – é servidor da Agência: o chefe de gabinete Horácio Figueiredo.
O Prêmio ANA 2012 tem como o objetivo reconhecer ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA. Para mais informações sobre o Prêmio ANA, acesse: www.ana.gov.br/premio.
Conheça os membros da Comissão Julgadora
• Horácio da Silva Figueiredo Junior – chefe de gabinete da ANA, sem direito a voto; • Hamilton Pereira da Silva – secretário de Estado da Secretaria de Cultura do Distrito Federal; • Maria da Glória Brito Abaurre – bióloga especializada em gestão ambiental, ex-secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo; • Patricia Helena Gambogi Boson – Secretária Executiva do Conselho de Empresários para o Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais; • Markus Breus – coordenador do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); • Demetrios Christofidis – professor da Universidade de Brasília (UnB), ministrando aulas na Graduação do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e aulas de Pós-Graduação no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB; • Mauri Cesar Barbosa Pereira – servidor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná; • Jorge Duarte – diretor do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom); • Mônica Ferreira Do Amaral Porto – professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) na área de Engenharia Ambiental.
Informações
Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412. Anunciados os membros da Comissão Julgadora do Prêmio ANA 2012Do Diário Oficial da União desta terça-feira, 7 de agosto, consta a Portaria nº 185 da Agência Nacional de Águas (ANA), que designa os nove membros da Comissão Julgadora do Prêmio ANA 2012: Horácio da Silva Figueiredo Junior, Hamilton Pereira da Silva, Maria da Glória Brito Abaurre, Patricia Helena Gambogi Boson, Markus Breus, Demetrios Christofidis, Mauri Cesar Barbosa Pereira, Jorge Antônio Menna Duarte e Mônica Ferreira Do Amaral Porto. O presidente da Comissão, que não tem direito a voto, é o chefe de gabinete da Agência, Horácio Figueiredo, que também preside a Comissão Organizadora da premiação.
Até 9 de outubro a Comissão Julgadora escolherá os três finalistas e o vencedor de cada uma das oito categorias em disputa: Água e Patrimônio Cultural, Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.
Os jurados avaliarão os trabalhos inscritos sob cinco critérios principais: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). As categorias Água e Patrimônio Cultural e Imprensa terão critérios específicos de julgamento. Os oito membros da Comissão Julgadora externos à ANA possuem notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo.
O Prêmio ANA 2012 tem como o objetivo reconhecer ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Neste ano a premiação recebeu o recorde de 363 inscrições – 77 a mais que a marca de 2010.
Conheça os membros da Comissão Julgadora
• Horácio da Silva Figueiredo Junior – chefe de gabinete da ANA, sem direito a voto; • Hamilton Pereira da Silva – secretário de Estado da Secretaria de Cultura do Distrito Federal; • Maria da Glória Brito Abaurre – bióloga especializada em gestão ambiental, ex-secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo; • Patricia Helena Gambogi Boson – Secretária Executiva do Conselho de Empresários para o Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais; • Markus Breus – coordenador do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); • Demetrios Christofidis – professor da Universidade de Brasília (UnB), ministrando aulas na Graduação do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e aulas de Pós-Graduação no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB; • Mauri Cesar Barbosa Pereira – servidor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná; • Jorge Duarte – diretor do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom); • Mônica Ferreira Do Amaral Porto – professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) na área de Engenharia Ambiental.
Informações
Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412. "Oscar da Água" bate recorde de inscrições
Prêmio ANA 2012 recebe 362 inscrições – 76 a mais que o recorde de 2010. Iniciativas de uso sustentável da água feitas participam da premiação. Todos os estados, exceto Amazonas e Rondônia, e o Distrito Federal estão na disputa.
Num ano de Fórum Mundial da Água e de Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) – em que os temas de meio ambiente estão em destaque – o Prêmio ANA 2012 conseguiu seu maior número de inscrições até hoje: 362. Assim como em 2010, a categoria Imprensa é a que tem mais participantes: 124. Os demais 238 inscritos dividem-se nas categorias: Empresas (72), Governo (40), Ensino (36), Pesquisa e Inovação Tecnológica (32), ONG (24), Água e Patrimônio Cultural (22) e Organismos de Bacia (12). O Distrito Federal e mais 24 estados estão na disputa. Apenas Amazonas e Rondônia ficaram de fora.
Participam da premiação aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas (ANA) promove a premiação a cada dois anos.
Para cada uma das oito categorias, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e as vencedoras, que serão conhecidas em solenidade de premiação marcada para 5 de dezembro de 2012 no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.
A Comissão Julgadora do Prêmio ANA será composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo. Um representante da ANA presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural terá critérios específicos.
Cronograma
• Prazos de julgamento: de 6 de agosto a 14 de setembro e de 8 a 12 de outubro de 2012; • Comunicação aos finalistas: de 29 de outubro a 2 de novembro de 2012; • Cerimônia de premiação: 5 de dezembro de 2012.
Histórico
Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: "Gestão de Recursos Hídricos", "Uso Racional de Recursos Hídricos" e "Água para a Vida". À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: "Conservação e Uso Racional da Água". Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema "Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável" em sete categorias.
Informações
Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412. Inscrições para Prêmio ANA se encerram no próximo sábado Ainda dá tempo de participar do Prêmio ANA 2012! Até o próximo sábado, 30 de junho, as inscrições estarão abertas e poderão ser feitas gratuitamente por remessa postal, sendo que a data de postagem será considerada como a de entrega. Podem participar da premiação aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas (ANA) promove a premiação a cada dois anos.
Segundo o regulamento, os participantes poderão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco "M", Sala 222, Brasília (DF), CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.
Em 2012, oito categorias estão em disputa: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo. Para cada uma das categorias, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e as vencedoras, que serão conhecidas em solenidade de premiação marcada para 5 de dezembro de 2012 no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.
A Comissão Julgadora do Prêmio ANA será composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo. Um representante da ANA presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural terá critérios específicos.
Cronograma
• Inscrições: até 30 de junho de 2012;
• Prazos de julgamento: de 6 de agosto a 14 de setembro e de 8 a 12 de outubro de 2012;
• Comunicação aos finalistas: de 29 de outubro a 2 de novembro de 2012;
• Cerimônia de premiação: 5 de dezembro de 2012.
Histórico
Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: "Gestão de Recursos Hídricos", "Uso Racional de Recursos Hídricos" e "Água para a Vida". À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: "Conservação e Uso Racional da Água". Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema "Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável" em sete categorias.
Informações
Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412.
Prêmio ANA 2012 entra na última semana da fase de inscrições Envio das inscrições deve ser feito até 30 de junho. Em 2012, há oito categorias em disputa: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo.
Os interessados em participar do Prêmio ANA 2012 terão a última oportunidade de inscrever gratuitamente seus trabalhos até a próxima sexta-feira, 30 de junho. Podem concorrer aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Oito categorias estão em disputa: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas (ANA) promove a premiação.
Os interessados poderão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco "M", Sala 222, Brasília (DF), CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.
Concedido a cada dois anos, o Prêmio ANA terá uma Comissão Julgadora composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo. Um representante da Agência Nacional de Águas presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural terá critérios específicos.
Para cada uma das oito categorias em disputa, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e as vencedoras, que serão conhecidas em solenidade de premiação marcada para 5 de dezembro de 2012 no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.
Cronograma
• Inscrições: até 30 de junho de 2012;
• Prazos de julgamento: de 6 de agosto a 14 de setembro e de 8 a 12 de outubro de 2012;
• Comunicação aos finalistas: de 29 de outubro a 2 de novembro de 2012;
• Cerimônia de premiação: 5 de dezembro de 2012.
Histórico
Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: "Gestão de Recursos Hídricos", "Uso Racional de Recursos Hídricos" e "Água para a Vida". À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: "Conservação e Uso Racional da Água". Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema "Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável" em sete categorias.
Informações
Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412. Inscrições para Prêmio ANA prorrogadas até 30 de junho Os interessados em participar do Prêmio ANA 2012 terão até 30 de junho para inscreverem gratuitamente seus trabalhos em oito categorias: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo. Podem concorrer aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas (ANA) promove a premiação bienal.
Os interessados poderão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco "M", Sala 222, Brasília (DF), CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.
Concedido a cada dois anos, o Prêmio ANA terá uma Comissão Julgadora composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente ou patrimônio cultural. Um representante da Agência Nacional de Águas presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural terá critérios específicos.
Para cada uma das oito categorias em disputa, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e as vencedoras, que serão conhecidas em solenidade de premiação marcada para 5 de dezembro de 2012 no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA (foto), concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade
Cronograma
• Inscrições: até 30 de junho de 2012;
• Prazos de julgamento: de 6 de agosto a 14 de setembro e de 8 a 12 de outubro de 2012;
• Comunicação aos finalistas: de 29 de outubro a 2 de novembro de 2012;
• Cerimônia de premiação: 5 de dezembro de 2012.
Histórico
Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: "Gestão de Recursos Hídricos", "Uso Racional de Recursos Hídricos" e "Água para a Vida". À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: "Conservação e Uso Racional da Água". Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema "Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável" em sete categorias.
Informações
Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412.
Prêmio ANA 2012 recebe inscrições até 1º de junho Até 1º de junho, os interessados em participar do Prêmio ANA 2012 poderão inscrever gratuitamente seus trabalhos. Podem concorrer aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Oito categorias estão em disputa: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas (ANA) promove a premiação.
Os interessados poderão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco "M", Sala 222, Brasília (DF), CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.
Concedido a cada dois anos, o Prêmio ANA terá uma Comissão Julgadora composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente ou patrimônio cultural. Um representante da Agência Nacional de Águas presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural terá critérios específicos.
Para cada uma das oito categorias em disputa, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e as vencedoras, que serão conhecidas em solenidade de premiação marcada para 5 de dezembro de 2012 no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.
Cronograma
• Inscrições: até 1º de junho de 2012;
• Prazos de julgamento: de 6 de agosto a 14 de setembro e de 8 a 12 de outubro de 2012;
• Comunicação aos finalistas: de 29 de outubro a 2 de novembro de 2012;
• Cerimônia de premiação: 5 de dezembro de 2012.
Histórico
Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: "Gestão de Recursos Hídricos", "Uso Racional de Recursos Hídricos" e "Água para a Vida". À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: "Conservação e Uso Racional da Água". Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema "Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável" em sete categorias.
Informações
Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412.
Inscrições para o Prêmio ANA entram na reta final Falta menos de um mês para o término das inscrições para a premiação. Em 2012, há oito categorias em disputa: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo.
Até 1º de junho, os interessados em participar do Prêmio ANA 2012 poderão inscrever gratuitamente seus trabalhos. Podem concorrer aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Oito categorias estão em disputa: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas (ANA) promove a premiação.
Os interessados poderão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco "M", Sala 222, Brasília (DF), CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.
Concedido a cada dois anos, o Prêmio ANA terá uma Comissão Julgadora composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente ou patrimônio cultural. Um representante da Agência Nacional de Águas presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural terá critérios específicos.
Para cada uma das oito categorias em disputa, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e as vencedoras, que serão conhecidas em solenidade de premiação marcada para 5 de dezembro de 2012 no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.
Cronograma
• Inscrições: até 1º de junho de 2012;
• Prazos de julgamento: de 6 de agosto a 14 de setembro e de 8 a 12 de outubro de 2012;
• Comunicação aos finalistas: de 29 de outubro a 2 de novembro de 2012;
• Cerimônia de premiação: 5 de dezembro de 2012.
Histórico
Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: "Gestão de Recursos Hídricos", "Uso Racional de Recursos Hídricos" e "Água para a Vida". À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: "Conservação e Uso Racional da Água". Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema "Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável" em sete categorias.
Informações
Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412.
Inscrições para o Prêmio ANA 2012 estão abertas Governo; empresas; organizações não governamentais; pesquisa e inovação tecnológica; organismos de bacia; ensino; imprensa; água e patrimônio cultural. Estas são as oito categorias que estão em disputa no Prêmio ANA 2012, que reconhece boas práticas que se destacam pela excelência e contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos brasileiros. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 1º de junho.
A avaliação dos trabalhos será feita por uma Comissão Julgadora composta por membros externos à ANA com notório saber na área de recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da Agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação são os seguintes: efetividade; impacto social; potencial de divulgação/replicação; adesão social; originalidade e sustentabilidade financeira.
A Comissão Julgadora vai selecionar três iniciativas finalistas e uma vencedora em cada categoria. Os trabalhos ganhadores serão conhecidos em solenidade de premiação marcada para 5 de dezembro de 2012 no Teatro da Caixa Cultural de Brasília. A Caixa Econômica Federal é a patrocinadora exclusiva do Prêmio ANA. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mário Seguso.
As inscrições devem ser enviadas por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco "M", Sala 222, Brasília-DF, CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa e apresentar trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no hotsite do Prêmo: www.ana.gov.br/premio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail premioana@ana.gov.br ou pelo telefone (61) 2109-5412.
Prêmio ANA
Texto: Ascom/ANA
Estão Abertas as Inscrições para o Prêmio ANA 2012 Até 1º de junho de 2012, a Agência Nacional de Águas (ANA) vai receber inscrições para a quarta edição do Prêmio ANA que, a cada dois anos, reconhece iniciativas que se destacam pela excelência e contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País.
Nesta edição, serão oito categorias de premiação: governo; empresas; organizações não governamentais; pesquisa e inovação tecnológica; organismos de bacia; ensino; imprensa e água e patrimônio cultural.
Instituído em 2006, o Prêmio ANA busca identificar ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atuais e futuras gerações.
A avaliação dos trabalhos será feita por uma Comissão Julgadora composta por membros externos à ANA com notório saber na área de recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da Agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação consideram os seguintes aspectos: efetividade; impacto social; potencial de divulgação/replicação; adesão social; originalidade e sustentabilidade financeira.
A Comissão Julgadora vai selecionar três iniciativas finalistas e uma vencedora em cada categoria. Os trabalhos ganhadores serão conhecidos em solenidade de premiação no dia 5 de dezembro de 2012 no Teatro da Caixa Cultural de Brasília. A Caixa Econômica Federal é a patrocinadora exclusiva do Prêmio ANA. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mário Seguso.
As inscrições devem ser enviadas por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco "M", Sala 222, Brasília-DF, CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa e apresentar trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no hotsite do Prêmio: www.ana.gov.br/premio.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail premioana@ana.gov.br ou pelo telefone (61) 2109-5412.
Texto: Ascom/ANA
Agência Nacional de Águas abre inscrições para o Prêmio ANA 2012 Interessados têm até 1º de junho de 2012 para enviar iniciativas na área de recursos hídricos que serão avaliados pela comissão julgadora. As inscrições são gratuitas.
Até 1º de junho de 2012, a Agência Nacional de Águas (ANA) vai receber inscrições para a quarta edição do Prêmio ANA que, a cada dois anos, reconhece iniciativas que se destacam pela excelência e contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País.
Nesta edição, serão oito categorias de premiação: governo; empresas; organizações não governamentais; pesquisa e inovação tecnológica; organismos de bacia; ensino; imprensa e água e patrimônio cultural.
Instituído em 2006, o Prêmio ANA busca identificar ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontar caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atuais e futuras gerações.
A avaliação dos trabalhos será feita por uma Comissão Julgadora composta por membros externos à ANA com notório saber na área de recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da Agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação consideram os seguintes aspectos: efetividade; impacto social; potencial de divulgação/replicação; adesão social; originalidade e sustentabilidade financeira.
A Comissão Julgadora vai selecionar três iniciativas finalistas e uma vencedora em cada categoria. Os trabalhos ganhadores serão conhecidos em solenidade de premiação marcada para o dia 5 de dezembro de 2012 no Teatro da Caixa Cultural de Brasília. A Caixa Econômica Federal é a patrocinadora exclusiva do Prêmio ANA. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mário Seguso.
As inscrições devem ser enviadas por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco "M", Sala 222, Brasília-DF, CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa e apresentar trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no hotsite do Prêmo: www.ana.gov.br/premio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail premioana@ana.gov.br ou pelo telefone (61) 2109-5412.
Assessoria de Comunicação da Agência Nacional de Águas
Telefone: (61) 2109 5129
E-mail: imprensa@ana.gov.br
ANA no Twitter: https://twitter.com/ANAgovbr
ANA no You Tube: www.youtube.com/ANAgovbr
|