Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

Um Modelo de Gestão de Abastecimento de Água para Comunidades Rurais como Instrumento de Proteção e Conservação de um Manancial – Experiência do Sistema Adutor Serra de Santana
Finalista/Vencedor:Vencedor   Status:Em andamento    Permanente:Sim    Ano de Início:2005    Conclusão:
Responsável: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh)
Telefone: (84) 3232-2453
E-mail: hercilia@digizap.com.br / suelipaulotc@hotmail.com
Edição: Prêmio ANA 2008
Categoria: Governo
Cidade/UF: Natal/RN
Abrangência: Regional

Objetivo:
Contribuir para a proteção e conservação do manancial do Sistema Adutor Serra de Santana, através da elaboração e implantação de um modelo de gestão participativa de abastecimento de água para as comunidades rurais, com foco no uso racional de água.
Público-alvo:
Cento e vinte comunidades rurais atendidas pelo sistema adutor Serra de Santana, localizadas em sete municípios do Rio Grande do Norte, contemplando atualmente 5.855 famílias, uma população de aproximadamente 29.000 pessoas.
Ações Desenvolvidas:
• Articulação entre os diversos segmentos (prefeituras, concessionária estadual de serviços de água, Governo do Estado e comunidades rurais) para a elaboração do modelo de gestão;
• organização de uma estrutura para o gerenciamento do sistema de abastecimento de água das comunidades rurais beneficiadas (criação de um consórcio intermunicipal);
• Desenvolvimento de ações educativas para o uso racional da água;
• Capacitação dos atores envolvidos na gestão da água ofertada pelo sistema.
Resultados:
Na implantação do projeto foram beneficiadas 4.272 famílias, sendo que 3.228 eram abastecidas por meio de chafarizes e apenas 1.044 recebiam água em suas residências através de rede de distribuição. Atualmente são 5.855 famílias atendidas e o quadro é o inverso: 5.523 famílias recebem água em suas residências e apenas 322 ainda são abastecidas por chafarizes.

Estas realizações são o reflexo de outros resultados, tais como: redução dos custos operacionais de distribuição de água com conseqüente redução na tarifa, controle de perdas de distribuição, conservação e preservação do sistema adutor, conscientização crescente para o uso racional dos recursos hídricos e engajamento das instituições que participam do processo. E como conseqüência tem-se o desenvolvimento socioeconômico da região, provocado pela disponibilidade da água, que se faz sentir inclusive pelo retorno de famílias para as suas comunidades.
Principais Números:
• População beneficiada: 29.000 pessoas;
• Total de famílias beneficiadas: 5.855;
• Famílias atendidas por rede de distribuição: 5.523;
• Famílias atendidas por chafarizes: 332;
• Área de Abrangência: 600km²;
• Municípios que participam do projeto: 7;
• O sistema adutor compreende: 105km de adutora principal, quase 150Km de adutoras secundárias, uma estação de tratamento de água e sete estações elevatórias.
Contribuição do Prêmio:
O Prêmio ANA representou o reconhecimento de que uma ideia inovadora estava no caminho certo e, dessa maneira, contribuiu para dar maior credibilidade ao projeto de gestão de abastecimento de água das comunidades rurais da Serra de Santana nos vários níveis de atuação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento de Serra de Santana (Conisa). O Prêmio ANA proporcionou também a divulgação do projeto em outros estados.
Corpos Hídricos:
Rio Piranhas-Açu e o represamento da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (manancial do sistema adutor).
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto
Nenhum arquivo encontrado para este projeto