Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

Gestão Recursos Hídricos da FCA no Brasil
Finalista/Vencedor:Vencedor   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2016    Conclusão:2016
Responsável: FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA
Telefone: (31) 2123-2660
E-mail: cristiano.felix@fcagroup.com
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Empresas de médio e de grande porte
Cidade/UF: Betim/MG
Abrangência: Local

Objetivo:
O nosso projeto tem por objetivo geral reduzir os impactos ambientais nos recursos hídricos provenientes das operações da FCA bem como no processo de melhoria contínua das tecnologias e processos ambientais da organização. Também no desenvolvimento e na criação de uma cultura voltada para a sustentabilidade através dos programas de educação ambiental para os nossos profissionais.
Público-alvo:
População das regiões de Betim (MG), Goiana (PE) e Campo Largo (PR) e empregados dos polos industriais da empresa das referidas localidades.
Ações Desenvolvidas:

Com unidades produtivas em mais de 40 países e presença comercial em aproximadamente 140 países, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é um dos maiores grupos automotivos do mundo. A empresa chegou ao Brasil na década de 1970, apostando no desenvolvimento regional com a implantação da Fiat Automóveis, na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. Em 2014, a Fiat se uniu à Chrysler, ampliando sua atuação e trazendo ainda mais diversidade aos seus produtos. Além do Polo Automotivo Fiat, em Betim, a FCA possui outras duas plantas automotivas no Brasil: o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), e a fábrica de motores de Campo Largo, no Paraná, formando uma grande rede de desenvolvimento e produção de veículos, motores e transmissões.

A sustentabilidade sempre foi um compromisso da FCA, atuando de forma responsável e com foco na geração de valor para a sociedade. Desde 2009, o Grupo está listado no Dow Jones Sustainability World Index como uma das empresas mais sustentáveis do setor automotivo, atingindo em 2016 a pontuação de 87/100 no índice, desempenho acima da média do restante da indústria automotiva, que foi de 54/100. A FCA também apoia a transição para uma economia circular e contribui para a realização dos objetivos da iniciativa de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGs).

Na América Latina, a empresa atua de maneira proativa na prevenção e redução dos impactos ambientais, alinhada aos princípios de sua Política Ambiental e Energética, sendo a primeira indústria automobilística do país a obter a certificação ISO 14001, em 1997. Entre as diretrizes da empresa no país está a evolução contínua dos seus Sistemas de Gestão Ambiental e Energético, sendo um dos focos principais o uso sustentável dos recursos hídricos.

O tema se mostra imprescindível para a sociedade, uma vez que a água é um elemento básico para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta. Atualmente, vários seguimentos da sociedade e industrias envidam esforços para proporcionar às gerações atuais e futuras mecanismos e ferramentas para conviver com o paradoxo entre o aumento da demanda e a escassez do recurso natural.

Para contribuir com uma questão tão primordial ao nosso planeta, as ações de Gestão dos Recursos Hídricos da FCA têm como objetivo reduzir o consumo de água em suas operações, aumentar a eficiência do tratamento de efluentes bem como o reuso de água, implementar ações de recuperação e utilização de água de chuva e a recuperação e preservação das nossas nascentes.

Para isso, atuamos de maneira estratégica com um forte time de Engenharia Ambiental em todas as unidades, na busca constante pela excelência e utilizando das melhores tecnologias disponíveis no mercado com o objetivo de reduzir e mitigar os impactos de nossas operações nos recursos naturais. Trata-se de um conjunto de iniciativas e processos cuja somatória dos resultados resultada em benefícios realmente relevantes em relação aos recursos hídricos, conforme pode ser visto a no arquivo completo, em anexo.

Resultados:

Diante das diversas iniciativas de Gestão de Recursos Hídricos da FCA, foi possível alcançar os seguintes resultados gerais em 2016:

Reuso de 99,17% dos recursos hídricos nas unidades da FCA no Brasil, o que em números totais corresponde a 177.963.136 m³ de água, o equivale a cerca de 71 mil piscinas olímpicas;

O envolvimento dos empregados gerou 223 ideias para a gestão sustentável dos recursos hídricos, o que proporcionou uma redução de 255.501 m³ no consumo de água nas unidades da empresa (102 piscinas olímpicas);

A FCA reutilizou 90.889 m³ de água da chuva, o mesmo que 36 piscinas olímpicas;

Promoveu a economia e a sustentabilidade ambiental com incentivo a novos projetos de reuso para melhor utilização dos recursos hídricos;

Promoveu capacitação e palestras de educação ambiental para os empregados, que puderam replicar as ações em suas residências.

Principais Números:
Os reflexos positivos surgidos com a conscientização ambiental vão além da redução de custos, da eficiência do uso dos recursos naturais e da melhoria produtiva da empresa, já que os empregados são principais contribuintes destas ações.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto
Nenhum arquivo encontrado para este projeto