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DETALHES DO PROJETO

Agrourbano Plantando Água
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2014    Conclusão:2019
Responsável: CENTRO EDUCACIONAL AGROURBANO IPE
Telefone: (61) 3901-8069
E-mail: cedagrourbano@gmail.com
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Ensino
Cidade/UF: RIACHO FUNDO II/DF
Abrangência: Local

Objetivo:

- Desenvolver tecnologias sustentáveis no quintal da escola;

- Incentivar a comunidade a utilizar tecnologias sustentáveis como forma de diminuir os impactos das atividades de agricultura nos recursos hídricos;

- Incentivar a comunidade a utilizar sistema de tratamento de esgoto das fossas diminuindo a poluição do solo e das águas das nascentes;

- Incentivar a comunidade a preservar as nascentes dos Córregos Capão Preto e Ipê/Coqueiros;

- Incentivar o reuso da água;

- Incentivar a transição agroecológica na comunidade;

- Incentivar a pesquisa;

- Utilizar o quintal da escola e o patrimônio natural da ARIE da Granja do Ipê como sala de aula e laboratórios de aprendizagem dando significado a conteúdos dos componentes curriculares.

Público-alvo:
Estudantes do Ensino Fundamental, Estudante de Ensino Médio e Comunidade Escolar.
Ações Desenvolvidas:

Agrourbano Plantando Água, é o projeto do Centro Educacional Agrourbano Ipê, escola pública do Distrito Federal, localizada no bairro Riacho Fundo II, em uma comunidade agro urbana denominada CAUB I. O CAUB I está próximo à Área de Relevante Interesse Ecológico da Granja do Ipê, Unidade de Conservação onde estão as nascentes dos córregos Capão Preto e Ipê/Coqueiros, integrantes da bacia hidrográfica do Paranoá. A instituição trabalha com a temática da preservação das nascentes desde 1995. A partir de 2010, a escola passa a integrar o programa do Ministério da Educação "Escolas Sustentáveis". Assim, deu-se início a instalação de tecnologias sustentáveis de baixo custo no quintal da escola com o objetivo de incentivar a comunidade a utilizá-las. O trabalho teve, a partir de 2015, a música “Senhora Natureza”, composição do estudante Lucas Henrique Mourão, como mensagem mobilizadora que é utilizada até os dias atuais. Aos poucos as ações superaram o ambiente escolar alcançando a comunidade local com a participação dos estudantes em atividades de plantio, implantação de agroflorestas e informativas sobre a ARIE. Em 2017, iniciou-se atividades de monitoramento das nascentes e tratamento do esgoto da escola.

A pretensão do projeto é ampliar, juntamente com a comunidade, criar uma rede de proteção das águas da microbacia do Ipê, com ações de educação ambiental, de redução do consumo de água, tratamento e reuso de água, proteção, conservação e recuperação das nascentes, incentivo à cobertura do solo e à implantação de agroflorestas nas unidades de agricultura familiar, entre outras ações. Anseia-se que a comunidade escolar se sinta parte do ecossistema local, perceba as razões para conservar a ARIE da Granja do Ipê e para cuidar da água em várias fases do seu ciclo, para que ela chegue aos lençóis freáticos e possa abastecer as nascentes.

Resultados:

A ação de educação ambiental já tem colheita, a cartilha "Manual do Biodetetive - ARIE da Granja do Ipê", produzida em parceira com o Instituto Brasília Ambiental é um importante resultado. Espera-se que a publicação contribuía para ampliar o conhecimento da comunidade sobre a ARIE da Granja do Ipê, seus mananciais e a necessidade de conservação dos corpos hídricos. Como resultados temos:

- Captação de água da chuva - O filtro mostrou-se eficiente, retendo a água suja e materiais diversos existentes no telhado. Durante o período chuvoso há uma boa renovação da água do tanque não sendo observada nenhuma mortalidade de peixes devido às mudanças na qualidade físico-química da água. No tanque de ferrocimento não ocorreu perda de água por infiltração, apenas pelo processo natural de evaporação, acarretando economia de água;

- Aquaponia – Permitiu o cultivo de diversos vegetais. Os canteiros das plantas realizam a filtração biológica, sendo essencial para a manutenção do equilíbrio do tanque dos peixes. O abastecimento do tanque com a água da chuva torna esse sistema adequado para a produção de alimentos de maneira sustentável;

- Composteira - A compostagem transforma resíduos orgânicos em nutrientes para as plantas com a ajuda de microrganismos, além de contribuir para as ações de separação dos resíduos na escola;

- No sistema agroflorestal é possível perceber a recuperação do solo. O sistema radicular das plantas diminuem o impacto da chuva no solo, evita o escoamento superficial da água e possibilita a infiltração da água no subsolo, reabastecendo os lençóis freáticos. Na agroflorestal da escola já foi possível colher abóbora, batata doce e banana. Além disso os estudantes participaram de mutirões para implantação de agrofloresta em chácaras do CAUB;

- Com a implantação da mini estação de tratamento do esgoto das fossas é possível separar a água considerando a origem: cozinha, banheiros e bebedouros. As três águas já passam pela primeira fase do processo de tratamento. Já é possível o reuso da água do bebedouro. Com a instalação dos equipamentos necessários para o funcionamento total do sistema será possível reutilizar toda a água fornecida pela concessionária CAESB consumida na escola. Já é possível afirmar que o esgoto da escola não está sendo lançado no solo. Será instalada uma bacia de evapotranspiração utilizando a água tratada dos banheiros. Assim, além de não poluir mais o solo, devolveremos ao ciclo natural uma água limpa.

Espera-se conquistar outros produtores rurais voluntários para a implantação de agroflorestas, captação de águas da chuva e tratamento do esgoto das fossas. Com as ações de educação ambiental espera-se que a comunidade escolar torne-se responsável pela preservação de seu patrimônio natural, tornando-se praticantes das tecnologias sustentáveis, diminuindo assim os impactos às nascentes.

Principais Números:
Em se tratando da aplicabilidade dos projetos da Escola, estes puderam contribuir para transformar o espaço interno da escola. Nosso quintal é uma vitrine de tecnologias sustentáveis que são ferramentas pedagógicas para a aprendizagem significativa e contribui para que as 520 crianças e adolescentes experimentam vivências integradas e conectadas com o meio ambiente.
A ARIE da Granja do Ipê transformou-se em uma laboratório de pesquisas para os 520 estudantes matriculados. Os estudantes contribuíram com uma família da comunidade ajudando na implantação do Sistema Agroflorestal, plantio de várias espécies como: milho, mandioca,feijão, abobora e outros. Os estudantes da educação integral puderam saborear a batata doce, banana da terra colhidos na agroflorestal da escola. Também com a captação da água da chuva que proporcionou a construção do tanque de peixes, com criação de tilápias, proporcionando assim uma merenda rica em proteína para os 90 (noventa) estudantes que frequentam a educação integral. Outo beneficio que atingiu e vem atingindo à toda comunidade escolar, com 580 (quinhentos e oitenta) pessoas entre estudantes e servidores, foi o trabalho /Concurso: Saneamento nas Escolas: nós fazemos, realizado em 2016, beneficiou à toda a comunidade escolar com a premiação em Segundo Lugar, recebendo o valor de R$ 5.000,00 ( cinco mil reais) , onde foi possível construir em parceria com a Empresa BIO Soluções, a mini estação de tratamento de esgoto das fossas (a escola não tem tratamento de esgoto). E principalmente o fator que a escola não lança mais dejetos humanos no solo, e consequentemente diminuindo a poluição o lençol freático, pois este sistema está limpando e despoluindo a água para ser devolvida ao ciclo por meio da bacia de evapotranspiração. Reaproveitamento de cerca de 1000 litros, por semana, da água dos bebedouros, para limpeza e irrigação da grama e canteiros. Lançamento e distribuição, com tiragem de 2.500 unidades da publicação "Manual do Biodetetive - ARIE da Granja do Ipê (em parceria com o IBRAM), sobre a biodiversidade, fenômenos e ameaças. Lançamento e distribuição, com tiragem de 2.500 unidades da publicação "Um passarinho me contou - histórias para ler e preservar" (em parceria com IBRAM e Escola Classe Ipê).
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:

- PRÊMIO : GRENN MOVE FESTIVAL Prêmio Escolas Green - 2014 - 3º Lugar (Projeto sobre Sustentabilidade )

- PRÊMIO : GRENN MOVE FESTIVAL Prêmio Escolas Green - 2015 - 2º Lugar (Projeto sobre Sustentabilidade )

- PRÊMIO ESTUDANTE DESTAQUE - FAP - DF - CIRCUITO DE CIÊNCIAS - 12º SEMANA NACIONAL DE CIENCIAS E TECNOLOGIA - 19 a 25/10 1º lugar - Ensino Médio - (Projeto Escola Sustentável - Sala Ecológica)

- PRÊMIO: Saneamento nas Escola: Nós fazemos - 2016 Metas para o saneamento básico no CEDAgrourano - 2º Lugar - PRÊMIO: Jovem da Água de Estocolmo - 2017 Projeto: Agrourbano plantando água - 2º lugar no Brasil

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