Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Inovação no Tratamento e Reciclo de Água em Lavagem de Veículos
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2006    Conclusão:2007
Responsável: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Telefone: (51) 3308-9479 / (51) 3308-9483
E-mail: jrubio@ufrgs.br / rafael.zaneti@ufrgs.br
Edição: Prêmio ANA 2008
Categoria: Academia
Cidade/UF: Porto Alegre/RS
Abrangência: Local

Objetivo:
Pesquisar, desenvolver, avaliar e otimizar um novo sistema de tratamento para reúso de água oriunda da lavagem de veículos e trasferência do conhecimento ao setor produtivo.
Público-alvo:
Ações Desenvolvidas:
Estudos de parâmetros operacionais e das características dos equipamentos (geometria, tempo de residência e grau de agitação nos floculadores hidráulicos; altura mínima de coluna de flotação e sistema de geração das bolhas de ar, etc.) componentes do sistema e avaliação da qualidade final da água tratada, comparando-a com um sistema de reciclo já em operação na viação; e finalmente, avaliação dos custos e potenciais do sistema proposto.
Resultados:
O sistema proposto para tratamento e reúso da água de lavagem de ônibus da empresa Viamão apresentou uma elevada eficiência no que se refere á qualidade da água tratada, à menor área ocupada, ao consumo energético e à velocidade de separação sólido-líquido. com custos de instalação e operação economicamente viáveis, o sistema pode ser empregado ainda em outras atividades, em especial aquelas que produzem efluentes com óleos e/ou substâncias surfactantes ou corantes.
Principais Números:
O sistema permite reduções de até 90% no consumo de água potável na atividade de lavagens de veículos e praticamente zera o impacto nocivo aos mananciais causado pelo descarte de efluentes com óles, graxas, sabões e sólidos em suspensão.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto
Nenhum arquivo encontrado para este projeto