Objetivos
O Prêmio ANA tem por finalidade reconhecer o mérito de
iniciativas do governo, de empresas, de organizações não
governamentais, de organismos de bacia, de ensino, de pesquisa e
inovação tecnológica e da imprensa que se destaquem pela excelência
de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos
hídricos do País, promovendo o combate à poluição e ao desperdício e
apontando caminhos para assegurar água de boa qualidade e em
quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida
das atuais e futuras gerações.
Público-alvo
Poderão concorrer ao Prêmio ANA projetos e iniciativas que visem ao desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos por meio da gestão, da conservação e do uso eficiente da água, do combate ao desperdício e à poluição de recursos hídricos nas sete categorias disponíveis.
Categorias
A quinta edição do Prêmio ANA contempla sete categorias:
1) Governo: órgãos e entidades governamentais federais, estaduais e municipais, nas esferas executiva, legislativa e judiciária, assim como o Ministério Público e os Tribunais de Contas;
2) Empresas: empresas públicas e privadas, bem como sociedades de economia mista; incluem-se nesta categoria os setores usuários de recursos hídricos, tais como: agricultura irrigada, aquicultura, criação de animais, geração de energia elétrica, indústria, mineração, saneamento, transporte hidroviário e turismo;
3) Organizações não Governamentais: organizações
não governamentais sem fins lucrativos (também chamadas de
organizações da sociedade civil) com atuação na área de recursos
hídricos e meio ambiente, associações de classe, sindicatos;
4) Organismos de Bacia: comitês de bacia
hidrográfica, de rios de domínio da União, dos estados e do Distrito
Federal; comissões de açudes e barragens, consórcios intermunicipais
com ações na área de recursos hídricos, associações de usuários e
agências de bacia;
5) Ensino: categoria que abrange estudantes e
profissionais de instituições de ensino superior, médio e
fundamental;
6) Pesquisa e Inovação Tecnológica: categoria
que abrange instituições de pesquisas e profissionais voltados à
produção científica e tecnológica;
7) Imprensa: categoria que abrange jornalistas
de veículos de comunicação dos seguintes tipos: jornais, revistas,
rádios, TV e sítios jornalísticos. Poderão ser apresentadas matérias
especiais ou séries de reportagens veiculadas por meio da mídia
desde 1º de janeiro de 2013 até o encerramento das inscrições.
Premiação
Ao participante vencedor dentre os três finalistas de cada uma
das categorias definidas no regulamento é destinado o Troféu Prêmio ANA.
Aos demais finalistas é concedido um certificado atestando sua
condição de finalista no concurso.
Inscrições
Até 30 de maio de 2014, os interessados em participar da
premiação deverão se inscrever pelo site do Prêmio ANA
Caso os participantes queiram enviar materiais físicos
complementares à inscrição, o envio deverá ser realizado por remessa
postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio
ANA 2014 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco “M”,
Sala 118, Brasília (DF), CEP: 70610-200.
A data de postagem será considerada como a de entrega e o
localizador da remessa deverá ser informado no ato da inscrição, que
só será confirmada pela Comissão Organizadora após o recebimento dos
materiais.
Seleção
A avaliação de mérito das candidaturas será realizada por uma
comissão julgadora formada por pessoas de notório saber e de
reconhecida competência, com a seleção de três candidaturas
finalistas em cada uma das categorias e a indicação de um vencedor
dentre os três finalistas de cada categoria.
Serão avaliados em cada candidatura os seguintes critérios:
efetividade, impactos social e ambiental, potencial de difusão,
adesão social, originalidade e sustentabilidade financeira.
Cronograma
• Inscrições: de 20 de dezembro de 2013 a 30 de maio de 2014 30 de junho de 2014 (conforme portaria nº 143 de 27/05/2014);
• Prazos de julgamento: de 4 de agosto a 12 de setembro (1ª fase)
e de 6 a 10 de outubro de 2014 (2ª fase)
• Comunicação aos finalistas: de 27 a 31 de outubro de 2014;
• Cerimônia de premiação: 3 de dezembro de 2014.
Histórico
Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em
disputa: “Gestão de Recursos Hídricos”, “Uso Racional de Recursos
Hídricos” e “Água para a Vida”. À época, 284 trabalhos se
inscreveram. No segundo Prêmio ANA, em 2008, o tema foi único: “Conservação
e Uso Racional da Água”. Na ocasião, participaram 272 iniciativas de
seis categorias: governo, empresas, organizações não governamentais,
organismos de bacia, imprensa e academia. No terceiro Prêmio ANA, em
2010, o tema foi: “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável”,
que contou com a participação de 286 iniciativas, em 7 categorias:
governo, empresas, organizações não governamentais, organismos de
bacia, ensino, pesquisa e inovação tecnológica e imprensa. A quarta
edição do Prêmio ANA, em 2012, teve o recorde de 362 projetos
inscritos em oito categorias: Água e Patrimônio Cultural, Ensino,
Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e
Inovação Tecnológica..