Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Aproveitamento de Água da Chuva da Amazônia
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2009    Conclusão:2014
Responsável: Universidade Federal do Pará – Belém (PA)
Site:
Telefone: (91) 3201-8871
E-mail: rmendes@ufpa.br
Edição: Prêmio ANA 2014
Categoria: Pesquisa e Inovação Tecnológica
Cidade/UF: /UF
Abrangência: Local

Objetivo:
Desenvolver modelos de sistemas de abastecimento de água para fins potáveis, de baixo custo, usando como alternativa a água da chuva para atendimento de comunidades rurais carentes não assistidas pelo poder público na Amazônia. Também se pretende desenvolver ações de educação/capacitação para pleno uso do sistema. Outro objetivo é o diagnóstico socioeconômico para avaliar as demandas de água e conhecer a incidência de doenças de veiculação hídrica, incluindo origem, formas de captação, armazenamento e uso da água da chuva.

 

Público-alvo:

Comunidades ribeirinhas.

Ações Desenvolvidas:
Desenvolve e instala sistemas de aproveitamento de água de chuva para domicílios de ribeirinhos, sobretudo na área rural de Belém.

 

Resultados:
Diagnóstico das condições sócio econômicas e de uso da água das comunidades envolvidas; construção de modelos pilotos de sistemas de abastecimento; desenvolvimento de modelos de sistemas de abastecimento, a partir do uso da água da chuva, que atendam às necessidades das comunidades de acordo com suas condições socioeconômicas; capacitação dos usuários para os cuidados com a manipulação e o transporte da água até os domicílios. Por se mostrarem satisfatórios, os sistemas desenvolvidos possuem uma grande capacidade de replicabilidade em milhares de comunidades rurais da região Amazônica.
Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
 
Região Hidrográfica: Atlântico, Trecho Norte/Nordeste
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos