Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Programa de Conservação e Recuperação da Bacia do Rio Formoso, em Bonito-MS
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2003    Conclusão:2013
Responsável: Fundação Neotrópica do Brasil – Bonito (MS)
Site:
Telefone: (67) 3255-3462
E-mail: neotropica@fundacaoneotropica.org.br
Edição: Prêmio ANA 2014
Categoria: ONG
Cidade/UF: Bonito/MS
Abrangência: Nacional

Objetivo:
Planejar e executar ações de conservação e de recuperação ambiental do rio Formoso, buscando assegurar a manutenção da qualidade de seus recursos hídricos, é o principal objetivo dessa iniciativa.
Público-alvo:
Diversos usuários das águas da bacia do rio Formoso: moradores do município, produtores rurais, turistas, entre outros.

 

Ações Desenvolvidas:
O projeto realizado ao longo de 10 anos teve várias etapas, com destaque para: o diagnóstico ambiental das propriedades às margens dos rios da região de Bonito; a produção de mudas nativas no Viveiro Municipal, com sementes coletadas em árvores matrizes demarcadas na bacia do rio Formoso; a recuperação e a proteção das nascentes e matas ciliares, por meio de plantio de mudas nativas e/ou do isolamento dos agentes perturbadores; e a conscientização de proprietários rurais e da população em geral para conservação dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso.
Resultados:
As ações abrangem cerca de 50% do território total da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e beneficiam diretamente 153 propriedades, seja com ações de recuperação de matas ciliares, seja com regularização da reserva legal. Mais de 250 ha, que equivalem a 90% das áreas de mata ciliar que estavam degradadas no início do projeto, encontram-se em processo de recuperação; 110propriedades, que equivalem a 70% dos domínios beneficiados, estão atualmente com a reserva legal regularizada ou em processo de regularização junto ao órgão ambiental– Imasul. Além disso, a iniciativa aumentou consideravelmente a consciência ambiental dos proprietários rurais por meio das mudanças de conduta em relação ao manejo de seus imóveis.

 

Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:

Bacia Hidrográfica do Rio Formoso

Região Hidrográfica: Rio Paraná
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos