Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Ação Viva o Taquari Vivo
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2007    Conclusão:
Responsável: Associação Comercial e Industrial de Lajeado – Lajeado (RS)
Telefone: (51) 3011-6900
E-mail: gerente@acilajeado.org.br
Edição: Prêmio ANA 2014
Categoria: ONG
Cidade/UF: Lajeado/RS
Abrangência: Local

Objetivo:
Chamar atenção para a importância da água, ampliar a compreensão e a consciência da população para a relevância do rio Taquari e estimular o voluntariado para o exercício da cidadania e da responsabilidade socioambiental. O projeto também tem por objetivos: divulgar os resultados positivos e negativos da ação Viva o Taquari Vivo como forma de provocar profunda reflexão na sociedade; manter uma metodologia na qual os voluntários recolhem, separam, classificam, quantificam e encaminham o lixo para o destino adequado; e estabelecer um método de avaliação que possibilite a comparação entre as ações.

 

Público-alvo:
Comunidade do Vale do Taquari.

 

Ações Desenvolvidas:
O recolhimento de lixo das margens do rio Taquari, entre a foz dos arroios Estrela e Boa Vista, com uma extensão de 4,5 quilômetros. Após a segunda ação, em2008, passou a ser incrementado por outros projetos que ampliaram seu alcance e suas iniciativas para educação e conscientização: Mostra Espelhos, Seminário Ambiental, Jornada Técnica, De Frente para o Rio e Cartilha Ambiental. Em 2014, contou com a adesão do município de Arroio do Meio (RS). Atualmente, o Viva o Taquari Vivo recolhe, quantifica, classifica e dá o destino adequado ao lixo dos municípios de Lajeado, Estrela e Arroio do Meio.

 

Resultados:
Os resultados superaram as expectativas. Já foram recolhidos cerca de 23 mil quilos de lixo do rio, desde o início do programa. Na última edição do Viva o Taquari Vivo, em maio de 2014, participaram aproximadamente500 voluntários. A ação continua a obter ampla repercussão na mídia regional e do estado. Graças à divulgação da ação, o volume de lixo decresce desde 2012,sendo que o ápice do volume recolhido ocorreu em 2011.A originalidade do projeto pode ser observada na forma como as ações são estruturadas e nos cuidados de cada detalhe. A ação símbolo do projeto − a limpeza do rio − é seguida por um conjunto de outras atividades que se relacionam e mantêm o tema vivo na sociedade por praticamente o ano todo.

 

Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Rio Taquari
Região Hidrográfica: Atlântico trecho Sudeste
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos