Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Plano de Gestão Participativa dos Aquíferos da Bacia Potiguar, Estado do Ceará
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2007    Conclusão:2010
Responsável: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh) – Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3218-7020
E-mail: ascom@cogerh.com.br
Edição: Prêmio ANA 2014
Categoria: Governo
Cidade/UF: Fortaleza/CE
Abrangência: Local

Objetivo:
Conhecer a quantidade e a qualidade da água dos aquíferos do sistema Açu, principalmente do Aquífero Jandaíra, o mais explorado pelos usuários, principalmente para irrigação. Os principais problemas existentes eram o desconhecimento da capacidade e da sustentabilidade do Aquífero, bem como a contaminação das águas por agrotóxicos (pulverização aérea).
Público-alvo:
População da região do Apodi-Ceará e usuários de água em geral (irrigantes, indústrias, comunidades e produtores em geral).

 

Ações Desenvolvidas:
O projeto foi desenvolvido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará(Cogerh). Com a instalação de várias empresas de fruticultura na região da Chapada do Apodi, houve plantação, em larga escala, de frutas tropicais. Para tanto, foram construídos poços que captavam água do Aquífero Jandaíra, cuja vazão de alguns chegava até a 200 m³/h.
Resultados:
A realização do cadastro identificou784 poços e quatro fontes nos municípios da região, além de 22 sumidouros. A elaboração do modelo numérico do terreno permitiu calcular o volume das formações Açu e Jandaíra aflorantes, além do monitoramento manual em 50 poços na Chapada do Apodi. O uso de técnicas de geoprocessamento e de sensoriamento remoto apontou as áreas irrigadas por água subterrânea. Outro ganho foi a implantação de 40 estações de monitoramento para medir o nível d’água e o volume explorado. Um diagnóstico institucional foi realizado mediante a visita a 104 instituições na área de abrangência do projeto. A iniciativa também contribuiu para proibição da pulverização aérea nas regiões de plantio, ação recorrente que acarretava diversos problemas, inclusive de saúde aos trabalhadores da região da Chapada.
Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:

água do Aquífero Jandaíra

Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos