Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Promovendo a Sociobiodiversidade: Restauração Ambiental com Geração de Renda em Comunidades Ribeirinhas na Amazônia Oriental
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2016    Conclusão:2016
Responsável: Universidade Federal Rural da Amazônia – Belém (PA)
Telefone: (91) 3210-3140
E-mail: bioneu@yahoo.com.br
Edição: Prêmio ANA 2014
Categoria: Ensino
Cidade/UF: Barcarena/PA
Abrangência: Local

Objetivo:
Promover o desenvolvimento regional sustentável por meio do acesso à água potável e da redução da contaminação dos recursos hídricos pela correta gestão e destino dos poluentes; implantar e monitorar os sistemas de captação de água da chuva; construir banheiros secos para reduzir os contaminantes biológicos nos corpos hídricos; monitorar os parâmetros físicos, químicos e biológicos da água das cisternas e do rio que banha a ilha.
Público-alvo:
Comunidade ribeirinha da Ilha das Onças.
Ações Desenvolvidas:
O projeto promove segurança alimentar, restauração ambiental e fornecimento de água potável para famílias ribeirinhas. A Ilha, banhada pela Baía do Guajará, de intensa atividade portuária mal planejada, possui focos de contaminação das águas por derramamento de óleo, descarte de lixo, esgotos e resíduos, oriundos da Região Metropolitana de Belém.
Resultados:
O projeto promoveu os serviços ecossistêmicos quanto ao ciclo da água; aperfeiçoou o conhecimento de ribeirinhos para o uso correto e sustentável da água e do meio ambiente; formou os jovens e as crianças em educação ambiental. Ele proporcionou, ainda, o acesso da comunidade à água potável. Com a produção artesanal de eco sabão (reaproveitamento do óleo de cozinha, antes descartado no rio), houve geração de renda. Além disso, a destinação adequada do lixo e dos demais resíduos contaminantes reduziu os danos ambientais. Por todas essas ações, a comunidade ganhou visibilidade como modelo de desenvolvimento sustentável com responsabilidade social.
Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Baia de Guarajá, Rio Pará
Região Hidrográfica: Atlantico Trecho Norte/Nordeste
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos