Saneamento Sustentável − a Utilização de Biossistemas e a Educação Ambiental em Comunidades de Baixa Renda Finalista/Vencedor:Finalista
Status:Concluído
Permanente:Não
Ano de Início:2002
Conclusão:2014 Responsável: Águas do Imperador S.A. Telefone: (24) 2103-5656 E-mail: diretoria-cai@aguasdoimperador.com.br Edição: Prêmio ANA 2014 Categoria: Empresas Cidade/UF: Petrópolis/RJ Abrangência: Regional Objetivo: O principal objetivo é atender, por meio de tecnologias alternativas, a periferias de centros urbanos onde existem recursos hídricos importantes. O projeto atende aos princípios da Agenda 21, por meio do resgate de técnicas biológicas limpas, capazes de gerar energia renovável, reciclar nutrientes e proteger o meio ambiente. Além disso, capacita lideranças para o desenvolvimento sustentável; promove limpeza das águas, reduzindo a poluição; e recicla nutrientes e outros materiais, como garrafas PET e pneus. Público-alvo:
Comunidades de baixa renda. Ações Desenvolvidas:
O tratamento de esgoto por biodigestores Resultados:
Graças à iniciativa, Petrópolis já está entre os seletos municípios com mais de 70% de esgotos tratados. Com isso, a cada R$ 1,00 investido em saneamento, são economizados R$ 4,00, que seriam gastos com doenças provocadas por veiculação hídrica. Há, ainda, o reaproveitamento energético. A biomassa concentrada, tanto no biodigestor quanto nas áreas de reciclagem, permite a produção de biogás utilizado como energia alternativa para cozinhar os alimentos. A comunidade também se beneficiou com a geração de emprego e renda. Surgiram novas frentes de trabalho, como reciclagem, cultivos integrados, criação de peixes e aves. Outro fator importante é o engajamento comunitário que promove a limpeza e a integração paisagística. Além disso, o projeto tem potencial multiplicador, uma vez que continua a despertar o interesse da mídia, sendo apresentado em seminários e congressos nacionais e internacionais. Principais Números:
Graças à iniciativa, Petrópolis já está entre os municípios com mais de 70% de esgotos tratados. Corpos Hídricos:
Rios e córregos de Petrópolis. Região Hidrográfica: Região Hidrográfica Atlântico Sudeste
Nenhum arquivo encontrado para este projeto
|