Como o próprio nome indica, o projeto estabelece o diálogo entre os atores que atuam nas bacias hidrográficas, visando a identificar, valorizar e divulgar práticas educativas e de gestão e a promover a articulação, a integração e a avaliação de seus resultados diretos e indiretos nas instituições envolvidas.
Trata-se de um projeto de educação ambiental, contínuo e permanente, que proporciona, entre outros fatores, a construção de valores e a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas para a participação responsável na gestão das águas.
O Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos acontece anualmente, desde 2003, em Avaré (SP), às margens do lago da usina
hidrelétrica Jurumirim, no rio Paranapanema. É organizado, articulado e coordenado pelos comitês de bacias hidrográficas do estado de São Paulo. Surgiu como esforço de integração de ações educativas dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe, cujos representantes entenderam que a gestão descentralizada e participativa
das águas deve permitir e incentivar a integração entre os gestores e a comunidade.
Desde então, outros comitês mobilizam-se para organização e participação no Diálogo, sendo que a partir de 2010 integram-se à organização 20 comitês de bacias.