Ao utilizar a plataforma da Agrosmart nossos produtores conseguiram economia de até 60% de água, energia e aumentaram sua produtividade. Ao seguir as recomendações geradas pelo sistema, a irrigação é feita de acordo com a necessidade da planta, e de forma otimizada. Ou seja, os gastos são minimizados e a produtividade e maximizada.
O consumo de água de sistemas de irrigação como o pivô central é enorme. Apenas 1 pivô que irriga uma área de 100 hectares consome consome cerca de 4,29 milhões de litros de água por dia de funcionamento. Para acionar estes pivôs, o agricultor conta com pouco, ou nenhum, tipo de assistência que indique a necessidade exata da planta. Desta forma, na grande maioria dos casos a irrigação é feita em excesso.
Ao utilizar o sistema da Agrosmart, a economia esperada sob o uso da água é de cerca de 30%, o que seria suficiente para abastecer 7750 pessoas todos os dias. Isto levando em consideração apenas 1 pivô central.
Ao entregar para planta a quantidade exata de água a cada momento de seu desenvolvimento, é esperado que ocorra um aumento de produtividade. Este aumento varia de acordo com a cultura, região, semente e outras variáveis da plantação.
No gráfico abaixo, é possível observar a relação entre a produtividade e o déficit ou excesso de água aplicado na cultura da cana. As recomendações do sistema da Agrosmart tem como objetivo manter o nível de rendimento mais próximo possível do nível máximo (100%).
- Redução no consumo de energia elétrica
Os gastos com energia elétrica ao utilizar um sistema de irrigação podem ser bastante elevados. Uma das alternativas é utilizar o horário em que a tarifa de energia elétrica é mais barata, durante a madrugada. Diversas distribuidoras de energia possuem programas que estimulam a ligação do sistema de irrigação após o horário de pico, que vai das 21:30 até as 06:00. Porém, para conseguir irrigar durante este período é preciso haver planejamento. Ou seja, o tempo de irrigação não deve ultrapassar o periodo da tarifa reduzida.
O sistema da Agrosmart leva em consideração em seu algorítimo o melhor período de irrigação, onde o custo de energia elétrica é menor.