Com unidades produtivas em mais de 40 países e presença comercial em aproximadamente 140 países, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é um dos maiores grupos automotivos do mundo. A empresa chegou ao Brasil na década de 1970, apostando no desenvolvimento regional com a implantação da Fiat Automóveis, na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. Em 2014, a Fiat se uniu à Chrysler, ampliando sua atuação e trazendo ainda mais diversidade aos seus produtos. Além do Polo Automotivo Fiat, em Betim, a FCA possui outras duas plantas automotivas no Brasil: o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), e a fábrica de motores de Campo Largo, no Paraná, formando uma grande rede de desenvolvimento e produção de veículos, motores e transmissões.
A sustentabilidade sempre foi um compromisso da FCA, atuando de forma responsável e com foco na geração de valor para a sociedade. Desde 2009, o Grupo está listado no Dow Jones Sustainability World Index como uma das empresas mais sustentáveis do setor automotivo, atingindo em 2016 a pontuação de 87/100 no índice, desempenho acima da média do restante da indústria automotiva, que foi de 54/100. A FCA também apoia a transição para uma economia circular e contribui para a realização dos objetivos da iniciativa de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGs).
Na América Latina, a empresa atua de maneira proativa na prevenção e redução dos impactos ambientais, alinhada aos princípios de sua Política Ambiental e Energética, sendo a primeira indústria automobilística do país a obter a certificação ISO 14001, em 1997. Entre as diretrizes da empresa no país está a evolução contínua dos seus Sistemas de Gestão Ambiental e Energético, sendo um dos focos principais o uso sustentável dos recursos hídricos.
O tema se mostra imprescindível para a sociedade, uma vez que a água é um elemento básico para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta. Atualmente, vários seguimentos da sociedade e industrias envidam esforços para proporcionar às gerações atuais e futuras mecanismos e ferramentas para conviver com o paradoxo entre o aumento da demanda e a escassez do recurso natural.
Para contribuir com uma questão tão primordial ao nosso planeta, as ações de Gestão dos Recursos Hídricos da FCA têm como objetivo reduzir o consumo de água em suas operações, aumentar a eficiência do tratamento de efluentes bem como o reuso de água, implementar ações de recuperação e utilização de água de chuva e a recuperação e preservação das nossas nascentes.
Para isso, atuamos de maneira estratégica com um forte time de Engenharia Ambiental em todas as unidades, na busca constante pela excelência e utilizando das melhores tecnologias disponíveis no mercado com o objetivo de reduzir e mitigar os impactos de nossas operações nos recursos naturais. Trata-se de um conjunto de iniciativas e processos cuja somatória dos resultados resultada em benefícios realmente relevantes em relação aos recursos hídricos, conforme pode ser visto a no arquivo completo, em anexo.