Projeto Olhos D’Água da Amazônia Finalista/Vencedor:Finalista
Status:Concluído
Permanente:Não
Ano de Início:2011
Conclusão:2012 Responsável: Prefeitura Municipal de Alta Floresta - Alta Floresta (MT) Telefone: (85) 3218-7020 E-mail: ascom@cogerh.com.br Edição: Prêmio ANA 2014 Categoria: Governo Cidade/UF: Alta Floresta/MT Abrangência: Local Objetivo:
Os principais objetivos são: aumentar a atratividade econômica do município de Alta Floresta, por meio da manutenção da floresta de pé; assegurar o desenvolvimento de atividades antrópicas no município em aderência com a legislação ambiental; ampliar a capacidade técnica dos produtores de Alta Floresta para implantação de sistemas agroflorestais e atividades de manejo rotacionado de pastagens; recuperar áreas desmatadas degradadas para fins econômicos e conservaras propriedades inseridas no CAR do município; reestruturar e modernizar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alta Floresta para monitoramento, controle e responsabilidade ambiental; facilitar o acesso dos produtores rurais para regularização ambiental e fundiária de suas propriedades. Ações Desenvolvidas: O projeto contemplou um conjunto de ações para enfrentar o problema da degradação ambiental rural do município de Alta Floresta, especialmente de nascentes localizadas em pequenas propriedades. A iniciativa preveniu o comprometimento da disponibilidade de água no município. Entre as atividades implementadas, cita-se o apoio ao processo de adesão dos pequenos proprietários rurais ao Cadastro Ambiental Rural (CAR),instrumento que permite delimitar, por meio do georreferenciamento, as propriedades rurais, identificando as áreas de preservação permanente e de reserva legal, para fins de recuperação e monitoramento ambiental.
Resultados: Foram instaladas 20 unidades demonstrativas, onde foi implantado o sistema de manejo de pastagem ecológico e de recuperação de áreas degradadas (Sistema Agroflorestal). O CAR foi realizado em 2.801 propriedades rurais, e 1.738 ha de áreas degradadas encontram-se em fase de recuperação. O êxito dos resultados também foi disseminado em palestras proferidas em escolas e entidades, além da divulgação em boletins informativos, veiculados na mídia em geral.
Principais Números: Projeto Olhos D’ Água da Amazônia foram implantadas 20 Unidades Demonstrativas de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) abrangendo 88 hectares de áreas para 20 famílias e 84 hectares de manejo de pastagem para 54 famílias.
Corpos Hídricos:
Rio Amazonas, Tapajós, Juruena Região Hidrográfica: Rio Amazonas
Nenhum arquivo encontrado para este projeto
|