Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

Sustentabilidade: da Escola ao Rio
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2013    Conclusão:2014
Responsável: SANEPAR - Companhia de Saneamento do Estado do Paraná - Curitiba (PR)
Telefone: (41) 3330-3017
E-mail: dma@sanepar.com.br
Edição: Prêmio ANA 2014
Categoria: Empresas
Cidade/UF: Curitiba/PR
Abrangência: Local

Objetivo:
Disseminar o conceito de sustentabilidade e práticas socioambientais corretas que possam contribuir para preservação dos recursos hídricos, particularmente dos rios urbanos. A metodologia é pautada pela participação de empresa, escolas estaduais e técnicas em meio ambiente, além da comunidade local. O projeto também promove o diagnóstico e a análise da qualidade da água; a destinação adequada de resíduos sólidos; a realização de coletas e análises da água em rios urbanos pelos alunos; e a formação de agentes multiplicadores.
Público-alvo:
Comunidades escolares de instituições públicas e cursos técnicos.
Ações Desenvolvidas:
por meio do projeto, os participantes percebem a realidade do curso do rio, estimulando a mudança de visão e de comportamento em relação ao meio ambiente e tornando-se agentes multiplicadores de atitudes proativas para melhoria da qualidade dos rios. As atividades desenvolvidas junto ao rio escolhido são: plantio de árvores nativas nas margens; coleta de resíduos; monitoramento da qualidade da água; mobilização da comunidade; e entrega de material informativo.
Resultados:
A disseminação de resultados tem-se dado em palestras e seminários realizados em escolas, abordando a realidade socioambiental da região e os êxitos alcançados pelas ações desenvolvidas. Durante a realização da Feira de Boas Práticas do Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, foram compartilhadas informações e vivências que contribuíram para o desenvolvimento do programa. Outro feito importante foram os mutirões empreendidos nas comunidades para levar conhecimento e orientações sobre o uso racional da água, sistema de esgotamento sanitário e higienização da caixa d’água. A estratégia de continuidade do projeto também envolve a difusão no jornal eletrônico da empresa, na mídia em geral e em deoconferências da empresa junto aos parceiros, transmitidas para todos os Núcleos de Educação do Paraná, incentivando a participação na iniciativa.
Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Bacias hidrográficas do Paraná.
Região Hidrográfica: Parana
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos