Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

Preservação das Áreas de Produção de Água nos Distritos de Vila Seca e Criúva
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2007    Conclusão:2012
Responsável: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
Telefone: (54) 3290-3800
E-mail: sag@caxias.rs.gov.br
Edição: Prêmio ANA 2010
Categoria: Governo
Cidade/UF: Caxias do Sul/RS
Abrangência: Regional

Objetivo:
O projeto Preservação das Áreas de Produção de Água nos Distritos de Vila Seca e Criúva tem como objetivo a preservação das áreas de produção de água através da conservação do bioma Mata Atlântica e ecossistema Campos de Altitude, onde se localizam os futuros mananciais de abastecimento para a população urbana do município, incrementando a atividade econômica tradicional dos produtores rurais e preservando os recursos naturais.
Público-alvo:
Produtores rurais das microbacias dos arroios Mulada, Sepultura e Marrecas e população urbana do município de Caxias do Sul.
Ações Desenvolvidas:
O projeto atende seis comunidades inseridas nas microbacias hidrográficas dos arroios Marrecas, Sepultura e Mulada. Foram selecionadas 30 propriedades (dez de cada microbacia), que funcionam como unidades demonstrativas. Em cada propriedade foram realizados levantamentos socioeconômico, fotográfico e ambiental.

Nas propriedades selecionadas foi demarcada uma área de 2 hectares de campo nativo (georreferenciada) onde foram utilizadas técnicas de melhoramento (roçadas em substituição às queimadas, adubação com fosfato natural, introdução de espécies através do plantio direto e pastoreio rotativo).

Para atender o projeto foram disponibilizado pelo município os insumos (adubos, corretivo, sementes, arames e eletrificador), horas das máquinas e equipamentos e assistência técnica. A 2ª etapa do projeto engloba ações de saneamento básico, onde está sendo implementado o tratamento das águas servidas pelo domicílio, por meio da instalação de caixa de gordura, fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro, custeados pelo município. Todas as propriedades atendidas pelo projeto têm ações de proteção de nascentes de água e cursos de água. Para os dejetos animais foram construídas esterqueiras.
Resultados:
Tem-se obtido através do projeto:

• Manejo da cobertura vegetal, com ênfase na preservação, recuperação e conservação dos recursos hídricos (nascentes, banhados e arroios) e remanescentes de Mata Atlântica no Rio Grande do Sul;
• Melhoria da renda dos produtores rurais através da sustentabilidade econômica da pecuária extensiva de corte e semi-intensiva de leite, mantendo essa matriz produtiva que causa menos impacto ambiental;
• Evitar a contaminação do solo e dos recursos hídricos através da construção de esterqueiras, destinando adequadamente os dejetos animais;
• Divulgar alternativas às queimadas dos campos nativos;
• Melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais através do saneamento básico das propriedades, contemplando ações para o abastecimento com água potável, destino adequado das águas servidas e dos resíduos domiciliares;
• Preservar áreas de produção de água de Caxias do Sul; manter as características ambientais, econômicas e culturais dos distritos de Vila Seca e Criúva.
Principais Números:
• Preservação de 60 hectares de campo nativo do bioma Mata Atlântica (Ecossistema Campos de Altitude);
• 30 propriedades atendidas com saneamento básico rural;
• 400 propriedades das microbacias onde são realizadas ações de disseminação das tecnologias;
• 250.000 pessoas que serão atendidas pelo sistema Marrecas; e
• Aumento da produtividade do campo nativo, passando de 0,5 unidade animal para 3,0 UA/hectare.
Contribuição do Prêmio:
A indicação do projeto como finalista do Prêmio ANA contribuiu para o reconhecimento da importância de ações que têm como objetivo conservar e utilizar os recursos naturais, adotando técnicas que assegurem qualidade ambiental e de vida.
Corpos Hídricos:
O município de Caxias do Sul está inserido nas bacias hidrográficas do rio das Antas, ao Norte, e do rio Caí, ao Sul, cujo relevo basáltico apresenta um divisor de águas. A direção Leste-Oeste se constitui no principal distribuidor de água e orienta o escoamento dos cursos d'água para as bacias citadas. Os distritos de Criúva e de Vila Seca têm suas áreas nos domínios da bacia hidrográfica Taquari-Antas. Os arroios Pereira, Mulada, Caixão, Sepultura, Marrecas, Koff, Soares, Bento, Cascavel e Faxinal, entre outros, têm suas microbacias inseridas no território dos distritos.
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica Atlântico Sul
Outros Prêmios:
VI Prêmio de Responsabilidade Ambiental RS/2010 (da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul.

Fotos