Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

Agrosmart - Cultivo Inteligente
Finalista/Vencedor:Vencedor   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2014    Conclusão:2030
Responsável: Agrosmart
Telefone: (19) 3342-5387
E-mail: contato@agrosmart.com.br
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Empresas de micro ou de pequeno porte
Cidade/UF: Campinas/SP
Abrangência: Nacional

Objetivo:
A Agrosmart surgiu com o objetivo de revolucionar a maneira em que as decisões são feitas no campo, reunindo a tradição do conhecimento passado por gerações com dados que realmente representam a necessidade da plantação a cada momento para auxiliar o produtor a entender melhor o que está acontecendo em seu cultivo, reagir aos efeitos das mudanças climáticas e conseguir aumentar sua produção fazendo um uso mais racional dos recursos, criando assim uma agricultura mais sustentável e que permita ao produtor mais flexibilidade e atratividade para continuar a vida no campo.
Público-alvo:
Agricultores
Ações Desenvolvidas:

A Agrosmart acredita que pode melhorar a vida das pessoas no campo ao buscar sempre um modo mais inteligente de fazer as coisas. Por isso, com o objetivo de melhorar a produtividade e otimizar o uso da água na agricultura criamos um modo de cultivo inteligente, conectando o agricultor a sua plantação. Monitoramos plantações instalando sensores no campo que medem até 14 variáveis ambientais no local para identificar o microclima e as necessidades da plantação em tempo real. Nós combinamos estes dados com imagens de satélites e previsão de tempo para gerar recomendações precisas de irrigação e ajudar os produtores a tomarem melhores decisões operacionais. Desta forma, o agricultor pode acessar um dashboard online de onde estiverem e entender o que está acontecendo na fazenda, o que deve ser feito em cada talhão e aprender baseado no histórico da lavoura.

Como consequência, ao utilizar a Agrosmart, os produtores rurais conseguem economizar até 60% de água, energia e aumentar a produtividade ao mesmo tempo.

Resultados:

Ao utilizar a plataforma da Agrosmart nossos produtores conseguiram economia de até 60% de água, energia e aumentaram sua produtividade. Ao seguir as recomendações geradas pelo sistema, a irrigação é feita de acordo com a necessidade da planta, e de forma otimizada. Ou seja, os gastos são minimizados e a produtividade e maximizada.

  • Economia de água

O consumo de água de sistemas de irrigação como o pivô central é enorme. Apenas 1 pivô que irriga uma área de 100 hectares consome consome cerca de 4,29 milhões de litros de água por dia de funcionamento. Para acionar estes pivôs, o agricultor conta com pouco, ou nenhum, tipo de assistência que indique a necessidade exata da planta. Desta forma, na grande maioria dos casos a irrigação é feita em excesso.

Ao utilizar o sistema da Agrosmart, a economia esperada sob o uso da água é de cerca de 30%, o que seria suficiente para abastecer 7750 pessoas todos os dias. Isto levando em consideração apenas 1 pivô central.

  • Aumento de produtividade

Ao entregar para planta a quantidade exata de água a cada momento de seu desenvolvimento, é esperado que ocorra um aumento de produtividade. Este aumento varia de acordo com a cultura, região, semente e outras variáveis da plantação.

No gráfico abaixo, é possível observar a relação entre a produtividade e o déficit ou excesso de água aplicado na cultura da cana. As recomendações do sistema da Agrosmart tem como objetivo manter o nível de rendimento mais próximo possível do nível máximo (100%).

  • Redução no consumo de energia elétrica

Os gastos com energia elétrica ao utilizar um sistema de irrigação podem ser bastante elevados. Uma das alternativas é utilizar o horário em que a tarifa de energia elétrica é mais barata, durante a madrugada. Diversas distribuidoras de energia possuem programas que estimulam a ligação do sistema de irrigação após o horário de pico, que vai das 21:30 até as 06:00. Porém, para conseguir irrigar durante este período é preciso haver planejamento. Ou seja, o tempo de irrigação não deve ultrapassar o periodo da tarifa reduzida.

 O sistema da Agrosmart leva em consideração em seu algorítimo o melhor período de irrigação, onde o custo de energia elétrica é menor.

Principais Números:
Como exemplo de um case de sucesso está uma propriedade, localizada no sudoeste do estado de São Paulo, onde o sistema da Agrosmart foi instalado. Com a implantação do sistema em 763 hectares irrigados pelo sistema de pivô central, obteve-se os seguintes resultados na safra de milho:
Economia de 30% de água utilizada na irrigação ,redução de 20% de energia elétrica, aumento de 5% de produtividade, economia de 128 horas de mão de obra. Todos esses ganhos representaram um impacto monetário de R$ 316.000, apenas em uma safra.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:

Pelo potencial de impacto a startup foi reconhecida pela premiação Call to Innovation da Singularity University como sendo a melhor solução dentre 500 projetos para combater a crise hídrica. Como resultado, obteve-se grande exposição na mídia, um programa de transferência tecnológica com a NASA e a parceria com grandes empresas com o intuito de economia de água, como foi o caso da Coca Cola.

Neste último projeto, o objetivo é o de testar um modelo de compartilhamento do sistema entre pequenos produtores de goiaba no estado do Espírito Santo. Após a finalização da instalação e utilização do sistema ao longo da safra pelos produtores selecionados para o projeto piloto, espera-se uma economia de 5% no consumo de água utilizada para irrigação e um aumento de produtividade de R$ 105.000 por ano.

Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos