Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

Tratamento de Esgoto Doméstico Associado a Dejetos Suínos por meio de Zona de Raízes
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2013    Conclusão:2016
Responsável: Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – Foz do Iguaçu (PR)
Site:
Telefone: (45) 3523-6900
E-mail: udc@udc.edu.br
Edição: Prêmio ANA 2014
Categoria: Pesquisa e Inovação Tecnológica
Cidade/UF: Capanema/PR
Abrangência: Local

Objetivo:
O objetivo do trabalho foi verificar a viabilidade da implantação de um sistema alternativo no tratamento de esgoto doméstico rural associado a dejetos suínos, por meio de zona de raízes. O projeto também está volta do para: analisar a qualidade da água do esgoto, no pré e pós-tratamento; propiciar um ambiente sem contaminação para a população local; ser reconhecido como modelo para as próximas instalações em propriedades rurais com características semelhantes; e promover o conhecimento para a população regional.

 

Público-alvo:
Moradores rurais e de áreas sem rede coletora de esgoto.

 

Ações Desenvolvidas:
O trabalho possibilitou o tratamento do esgoto doméstico juntamente com os dejetos suínos por meio de zona de raízes em uma propriedade rural. Integrado em cinco fases de tratamento, foi comprovada a indicação para o tratamento do esgoto em estudo.

 

Resultados:
Os resultados obtidos com a aplicação desse projeto foram satisfatórios e com alcance além das expectativas. O efluente entra no sistema com elevados níveis de contaminação e, após passar por processos de decomposição da matéria orgânica e posteriormente filtração e absorção de nutriente por plantas, atinge nível altíssimo de qualidade. Os parâmetros avaliados para comprovação da qualidade do efluente foram: a quantidade de material sólido, a quantidade de fósforo, amônia e coliformes termo tolerantes, além de alguns outros mais específicos, como oxigênio consumido por bactérias(DBO) e oxigênio consumido com processos químicos que ocorrem durante o tratamento (DQO). Quanto mais elevados forem esses dois parâmetros, maior potencial poluidor o efluente possui.

 

Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica: Rio paraná
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos