Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

Valorização das Nascentes Urbanas nas Bacias Hidrográfi cas dos Ribeirões Arrudas e Onça
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2011    Conclusão:2012
Responsável: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e Subcomitês das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Arrudas e Onça – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3207-8500
E-mail: di@agbpeixevivo.org.br
Edição: Prêmio ANA 2014
Categoria: Organismos de Bacia
Cidade/UF: Belo Horizonte/MG
Abrangência: Local

Objetivo:
O objetivo deste projeto é trazer à sociedade a discussão sobre a importância de se preservarem as características naturais dos cursos d´água em áreas urbanas, fazendo que a população perceba o valor do equilíbrio ambiental proporcionado pela presença da água. Para tanto, realizou-se o cadastramento de proprietário se de áreas de nascentes de águas nas respectivas bacias e propuseram-se ações de conservação ou de recuperação para elas. A proposta é gerar um efeito multiplicador na comunidade e o nascimento de novos cuidadores, para que cada vez mais nascentes urbanas possam ser adotada se protegidas.

 

Público-alvo:
Habitantes das bacias hidrográficas dos ribeirões Arrudas e Onça que correspondem a, aproximadamente,2,8 milhões de pessoas.
Ações Desenvolvidas:
Os mananciais foram mapeados e, posteriormente, elaborado um diagnóstico de suas principais características e um plano de revitalização. Além disso, foram feitas campanhas de conscientização da população a respeito da importância das nascentes urbanas.

 

Resultados:

Foram cadastradas 183 nascentes na bacia do ribeirão Arrudas e 172 na bacia do ribeirão Onça, das quais 60 foram selecionadas para receber um plano de ação de revitalização. Além disso, foi feito o cadastramento dos cuidadores de cada uma das nascentes e um intenso trabalho de sensibilização, educação ambiental e comunicação junto às comunidades. Futuramente, está prevista uma segunda etapa do projeto para a implementação das ações vislumbradas nos planos de ação.

Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:

bacias hidrográficas dos ribeirões Arrudas e Onça

Região Hidrográfica: Rio São Francisco
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto
Nenhum arquivo encontrado para este projeto