Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Gestão Sustentável de Recursos Hídricos com ações no foco de Redução de Perdas de Água no Município de Salesópolis, cabeceira do rio Tietê, com ênfase na melhor exploração do manancial
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2007    Conclusão:2007
Responsável: Campanha de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)
Site:
Telefone: (11) 6137-1304
E-mail: rbatista2@sabesp.com.br
Edição: Prêmio ANA 2008
Categoria: Empresas
Cidade/UF: Salesópolis/SP
Abrangência: Local

Objetivo:
Reduzir o índice de perdas do município os 216 litros/lig.dia, em março de 2007, a índices inferiores a 100 litros/lig.dia, envolvendo também a população na busca por um uso mais racional da água.
Público-alvo:
População de Salesópolis.
Ações Desenvolvidas:
Verificação em campo dos processos de captação de água bruta, da macromediação, da estação de tratamento de água, do volume perdido, da distribuição, entre outros; troca preventiva de 1.540 hidrômetros (50% da cidade); instalações de lacres anti-fraudes; alteração no processo de tratamento de água; orientação com relação à conta de água e ao uso racional desse recurso, etc.
Resultados:
Redução dos volumes de água captada e tratada, colocando o indicador de perdas de Salesópolis entre os menores de toda a Região Metropolitana de São Paulo, com consequente redução no consumo de energia elétrica também. Além disso, provocou-se uma maior conscientização por parte da população quanto ao uso racional da água.
Principais Números:
O volume de água tratada foi reduzido em 25%, com consequente diminuição de capacitação e redução do consumo de energia elétrica em 23%. De maio a dezembro de 2007, registrou-se uma redução superior a 62 mil m³ de retirada dos mananciais, o que equivale a aproximadamente dois meses de abastecimento da cidade
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto
Nenhum arquivo encontrado para este projeto