Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Cultivando Água Boa: um Movimento pela Sustentabilidade
Finalista/Vencedor:Vencedor   Status:Em andamento    Permanente:Sim    Ano de Início:2003    Conclusão:
Responsável: Itaipu Binacional
Telefone:
E-mail:
Edição: Prêmio ANA 2010
Categoria: Empresas
Cidade/UF: Foz do Iguaçu/PR
Abrangência: Regional

Objetivo:
O objetivo geral do programa é estabelecer critérios e condições para orientar as ações socioambientais relacionadas com a conservação dos recursos naturais.
Público-alvo:
População dos 29 municípios da bacia hidrográfica do Paraná 3.
Ações Desenvolvidas:
Destacam-se a execução do manejo e a conservação sustentável de água e solo na bacia do Paraná 3, sensibilizando e capacitando pessoas e grupos sociais para a construção de sociedades sustentáveis. O projeto também visa a fortalecer a fauna nativa no lago de Itaipu e outros cursos hídricos, bem como a apoiar a pesca e a aquicultura como meio de geração de riqueza e nutrição da população regional.
 
As ações do projeto vão além da recuperação e da preservação ambiental e das questões legais. O trabalho busca, sobretudo, a sustentabilidade plena, atuando de forma participativa com a comunidade, as ONGs, os órgãos governamentais e a iniciativa privada, formando uma rede com mais de 2.146 parceiros formais e informais, distribuídos nos diversos comitês gestores.
Resultados:
Uma nova fisionomia socioambiental já começa a se desenhar na bacia do Paraná 3. Entre os resultados já alcançados, pode-se destacar a atuação em 318 escolas da bacia, com distribuição de 137 mil cartilhas sobre agricultura orgânica, e 483 apresentações de teatro sobre produtos orgânicos. Foram capacitados 255 educadores ambientais que formam um coletivo educador que já atinge mais de 2.950 pessoas, e que alcança mais de 10.140 protagonistas em educação ambiental na bacia do Paraná 3.
Principais Números:
Na relação do ser humano com a natureza, foi desenvolvido o programa de gestão por bacia, tendo como principais resultados: instalação de mais de 570km de cercas para proteção da mata ciliar; adequação de 382,15 km de estradas; conservação de mais de 4.690 hectares de solo; instalação de 115 abastecedouros comunitários; mais de 7 mil projetos de controle ambiental de propriedades rurais; e 127 microbacias trabalhadas.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Bacia do rio Paraná 3
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica do Paraná
Outros Prêmios:
2012
 
• Prêmio Pintou Limpeza. A Itaipu foi a única empresa homenageada na primeira edição do Prêmio Pintou Limpeza, promovido pelas rádios Eldorado e Estadão ESPN, do Grupo Estado. A binacional venceu na Categoria Empresa Cidadã, em função dos resultados do Programa Cultivando Água Boa. A premiação reconhece personalidades e organizações de diversos setores da sociedade que têm o compromisso de respeito ao meio ambiente. Outros vencedores foram o cineasta Fernando Meirelles (Personalidade), por sua atuação na campanha contra o novo texto do Código Florestal; a Associação Paulista de Supermercados – Apas (Iniciativa do ano), pela discussão sobre uso de sacolas plásticas; o Compromisso Empresarial para a Reciclagem – Cempre (Instituição de Destaque), pela atuação como prestadora de informações sobre reciclagem; e o Padre Rosalvino Moran Viñayo, da Obra Social Dom Bosco, de Itaquera (Menção honrosa), pelos anos de dedicação à frente da entidade.
 
•Benchmarking da década. O Programa Cultivando Água Boa recebeu a primeira colocação no Ranking Benchmarking Legítimos da Sustentabilidade – Os Melhores da Década, entregue pela Mais Projetos Corporativos e pelo Instituto Mais, referências no Brasil em gestão sustentável. A binacional também foi reconhecida com o case Gestão por Bacia Hidrográfica, eleito o melhor de 2012. Um grupo de 20 especialistas em sustentabilidade e meio ambiente do Brasil e de outros países formou a Comissão Técnica que elegeu o ranking.
 
2011
 
• Prêmio Socioambiental Chico Mendes. Pelo segundo ano consecutivo, ações socioambientais do programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, foram reconhecidas com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes. A premiação em São Paulo, e reuniu autoridades de 57 organizações de todo o País, que foram premiadas pelo Instituto Chico Mendes em 2011.
 
• Americas Award. O Programa Cultivando Água Boa foi escolhido como exemplo de excelência na categoria sustentabilidade ambiental pelo Americas Award 2011. A premiação é concedida pelo Instituto das Nações Unidas para o Treinamento e Pesquisa (Unitar), em parceria com o Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal) - Atlanta, Estados Unidos. O prêmio é um reconhecimento dos resultados positivos do programa em termos de preservação e proteção.
 
• Benchmarking Ambiental Brasileiro. Pela segunda vez em quatro anos, Itaipu foi a grande vencedora do Ranking Benchmarking dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do País. A empresa concorreu com o case “Gestão para a sustentabilidade no espaço rural”, uma das ações do Programa Cultivando Água Boa (CAB), desenvolvido pela Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente. A premiação ocorreu no Centro de Eventos São Luiz, em São Paulo (SP), dentro da programação da 4 FIBoPS – Intercâmbio Internacional Pró-Sustentabilidade.
 
• Prêmio 5 de Junho. A Itaipu Binacional recebeu, em Curitiba, o Prêmio 5 de Junho, promovido pelo Instituto Negócios Públicos do Brasil. A premiação reuniu representantes de instituições públicas de todo o País. A Itaipu foi premiada com o Programa Cultivando Água Boa, na categoria Manejo de Recursos Naturais, como melhor projeto preservação da biodiversidade e dos ecossistemas (recursos hídricos, fauna e flora).
 
2010
 
• Clean Tech & New Energy. A capacidade da Itaipu de produzir energia limpa e renovável foi reconhecida pela revista britânica The New Economy, responsável pelo prêmio Tecnologia Limpa e Novas Energias. Tida como “líder em desenvolvimento de energias renováveis”, a Itaipu foi uma das premiadas, ficando lado a lado com as maiores empresas produtoras de energia do planeta. Projetos da empresa, como o Cultivando Água Boa, a Plataforma de Energias Renováveis, Veículo Elétrico e o Parque Tecnológico Itaipu foram mencionados como exemplos de iniciativas de sucesso.
 
• Prêmio Chico Mendes. O Prêmio Social Ambiental Chico Mendes reconhece o esforço da Itaipu na promoção de diversas ações socioambientais, no âmbito do programa Cultivando Água Boa. Promovido pelo Instituto Chico Mendes, o prêmio valoriza ações voltadas ao desenvolvimento sustentável por intermédio da promoção humana e da conservação ambiental.
 
2009
 
• Prêmio ECO. Lançado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) em 1982, o Prêmio ECO foi pioneiro no reconhecimento de companhias que adotam práticas sustentáveis no Brasil. A Itaipu
 Binacional foi uma das vencedoras do ECO 2009, como empresa de grande porte na categoria Sustentabilidade em Processos.
 
• Prêmio Von Martius de Sustentabilidade. O Prêmio Von Martius de Sustentabilidade foi criado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em 2000, com a proposta de premiar projetos que valorizam ações voltadas ao desenvolvimento sustentado. Em 2009, o Cultivando Água Boa ficou em segundo lugar entre as 10 empresas premiadas. Ao todo, foram inscritos 166 projetos.
 
• 7º Prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro, com a 3ª colocação. A empresa concorreu com o Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, uma das ações do Cultivando Água Boa. Dos 169 cases enviados, 30 foram selecionados para a final e apresentados a um público formado por executivos, gestores, especialistas e jornalistas. A 3ª colocação deixou a Itaipu Binacional à frente de grandes empresas concorrentes, como Embratel, Johnson & Johnson, Souza Cruz, Klabin, Bradesco, entre outras.
 
• 3º Prêmio Brasil Meio Ambiente, organizado pela Companhia Brasileira de Multimídia (CBM). O prêmio prestou homenagem ao diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, como “Destaque Federal” no setor ambiental em 2008.  
 
2008
 
• Prêmio Destaque Nacional de Responsabilidade Socioambiental Empresarial, concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera, do Rio de Janeiro, em reconhecimento ao conjunto de ações da Itaipu na área de responsabilidade socioambiental.
• Prêmio Ecologia e Ambientalismo, concedido pela Câmara de Vereadores de Curitiba.
2007
 
• Prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro, em reconhecimento ao Programa Cultivando Água Boa, eleito como “a melhor ação ambiental do Brasil em 2007”. O prêmio foi entregue pessoalmente pelo representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Haroldo Mattos de Lemos.
• Prêmio As luzes da Água no 9º Simpósio da Água de Cannes, França, que homenageia personalidades e instituições que lideram grandes projetos relacionados à água.
2006
 
• Prêmio COGE, concedido pela Fundação COGE (Comitê de Gestão Empresarial) — entidade jurídica sem fins lucrativos cuja missão é promover o aprimoramento da gestão empresarial e da cultura técnica do setor elétrico — reconhecendo o Cultivando Água Boa como “a melhor ação ambiental do setor hidrelétrico brasileiro.
• Prêmio ABES, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental para a Itaipu Binacional, em reconhecimento ao Cultivando Água Boa. 
• Finalista do Prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA), na categoria Gestão de Recursos Hídricos, pelo projeto de educação ambiental Agenda 21 do Pedaço.
2005
 
• Prêmio Carta da Terra (Earth Charter + 5), conferido em Amsterdã, Holanda, na comemoração dos cinco anos do lançamento da Carta da Terra. A experiência da Itaipu foi uma das quatro vencedoras entre as 30 práticas ambientais analisadas, do mundo inteiro. Foi a primeira vez que um trabalho socioambiental desenvolvido por uma empresa hidrelétrica recebeu prêmio dessa relevância. O evento é organizado pela Iniciativa Carta da Terra (Earth Charter Iniciative), organização não-governamental que coordena movimento global pelo desenvolvimento sustentável.
 
• Prêmio Zilda Arns de Responsabilidade Social, concedido durante o 2º Top Social ADVB. A Itaipu foi a única empresa a ser premiada em duas categorias, sendo contemplada pelos projetos socioambientais do Cultivando Água Boa e pelas ações de desenvolvimento do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
 
• Prêmio Expressão de Ecologia Ambiental, na categoria Educação Ambiental, pelo case “Educação Ambiental Não-formal nas Microbacias dos Rios Lajeado, Xaxim e Sabiá”.
 
2004
 
• Prêmio FAE/FIEP de Responsabilidade Social, concedido pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE) e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), na categoria Órgãos Públicos, com um case composto por oito projetos da Itaipu, entre eles o Jovem Jardineiro, do Cultivando Água Boa.
• Prêmio Expressão de Ecologia Ambiental, na categoria Conservação de Recursos Naturais – Setor Privado, pelo trabalho Estudo de Ovos e Larvas de Peixes no Lago de Itaipu.
 
2003
 
• Troféu Dignidade Solidária, concedido pelo Centro Paranaense de Cidadania (CEPAC) pelo projeto Sustentabilidade Social da Região da Vila C.
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos