Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Água é Vida
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Em andamento    Permanente:Sim    Ano de Início:1996    Conclusão:
Responsável: Associação da Juventude Defensora da Natureza de Matelândia (Adenam)
Site:
Telefone: (45) 9974-7412
E-mail: jotagarcez@hotmail.com / adenam2010@hotmail.com
Edição: Prêmio ANA 2010
Categoria: ONG
Cidade/UF: Matelândia/PR
Abrangência: Regional

Objetivo:
Recuperar as nascentes de água que estão nas propriedades de pequenos produtores rurais, com o objetivo de manter os recursos hídricos no seu curso natural, de forma que venha assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento sustentável.
Público-alvo:
Propriedades de pequenos produtores rurais.
Ações Desenvolvidas:
O método consiste em limpar o entorno da nascente manualmente, colocando-se pedras e, em seguida, instalando-se canos. A cabeceira é vedada com uma mistura feita com solo, cimento e água. As pedras têm o objetivo de filtrar a água. Os canos, de várias espessuras, servem para permitir o escoamento da água. Em seguida, é feito o plantio de vegetação ciliar nativa, num raio de 50 metros em torno da nascente. A partir disso, o ponto é isolado para evitar a contaminação por produtos orgânicos ou animais.
Resultados:
Afirmamos que especialmente para o agricultor familiar, mais do que qualquer outra categoria, a água potável vinda das nascentes adquire um caráter de extrema importância, pois garante a qualidade de vida da família, já que um percentual elevado destes produtores reside no meio rural e não tem acesso ao saneamento básico.

Este projeto viabiliza o aumento dos ganhos através de atividades típicas da agricultura familiar, tais como: irrigação de hortaliças; bovinocultura de leite; piscicultura; e produção de animais, como aves e suínos. Por outro lado, as águas das nascentes recuperadas no Norte da cidade entram num rio chamado Barreirão, seguem para o rio Ocoí e deságuam no lago de Itaipu, que movimenta as turbinas da Hidrelétrica de Itaipu, que somente em 2010 gerou 16% de toda energia consumida no Brasil e 72% da utilizada no Paraguai.

As nascentes recuperadas no Sul da cidade entram no rio Silva, que deságua no rio Iguaçu, contribuindo para um dos maiores espetáculos da natureza: as Cataratas do Iguaçu.
Principais Números:
Resumidamente estima-se que com a aplicação e a reaplicação desta tecnologia, mais de 6 mil famílias de pequenos agricultores já foram atendidas com uma fonte de água potável para seu consumo direto e também para a manutenção de suas atividades agrícolas.
Contribuição do Prêmio:
Com o Prêmio ANA o projeto ganhou visibilidade e reconhecimento.
Corpos Hídricos:
Rio Barreirão, rio Ocoí, lago de Itaipu, rio Silva e rio Iguaçu.
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica do Paraná
Outros Prêmios:
• Prêmio FINEP 2010 Região Sul; e
• 5º Prêmio Brasil de Meio Ambiente “Melhor trabalho em água”, promovido pela Casa Brasil e Jornal do Brasil.
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos