Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Estudo Sócio-técnico do Uso e Conservação de Água em Edificações Residenciais)
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2007    Conclusão:2011
Responsável: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB)
Telefone: (61) 3107-7723
E-mail: dsantana@unb.br
Edição: Prêmio ANA 2012
Categoria: Pesquisa e Inovação Tecnológica
Cidade/UF: Brasília/DF
Abrangência: Regional

Objetivo:
O principal objetivo dessa pesquisa foi fornecer informações sobre os usos-finais do consumo doméstico de água e, com isso, identificar estratégias conservadoras de água viáveis em termos da economia gerada, seu custo-benefício, aplicabilidade e adaptabilidade em edificações existentes para diferentes faixas de renda e tipologias residenciais do Distrito Federal.
Público-alvo:
Órgãos públicos, agências reguladoras de água, concessionárias de água, construtoras, engenheiros, arquitetos, acadêmicos e população em geral em busca de soluções para a redução do consumo de água em suas residências.
Ações Desenvolvidas:
A fim de explorar a relação entre consumo doméstico de água e tipologia residencial, renda familiar e comportamento de usuários, essa pesquisa incorporou abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas para coleta de dados primários. A primeira abordagem fez uso de questionários reunindo variáveis socioeconômicas do consumo de água da moradia e opinião pública sobre o uso e investimento em estratégias conservadoras de água, ao longo de uma amostragem aleatória estratificada de 481 residências.

A segunda abordagem fez uso de auditorias do consumo de água para coletar informações relacionadas às características das tipologias residenciais, hábitos do uso de água dos moradores e medir os usos-finais do consumo de água em 125 residências. Um período de monitoramento de sete dias foi escolhido principalmente porque determinados hábitos de consumo de água tendem a ter um ciclo semanal com atividades relacionadas à faxina, como lavagem de roupas, lavagem de pisos e limpeza em geral. O levantamento possibilitou um benchmarking do consumo doméstico de água, assim como a compreensão dos hábitos de consumo dos moradores e a identificação dos usos-finais do consumo doméstico de água para as diferentes faixas de renda do Distrito Federal e suas tipologias residenciais.

Uma análise de correlação e regressão múltipla foi realizada, a fim de estimar a demanda do consumo interno de água em função do número de moradores, renda familiar, custo da água e área construída. Foi estimada também, a demanda do consumo externo de água como uma função do custo de água e área de jardim.

Baseado nos dados primários coletados referentes aos usos-finais do consumo de água, características tipológicas, opinião pública e sua disposição de investir em tecnologias conservadoras de água, modelos representativos foram usados para avaliar o desempenho de diferentes estratégias conservadoras de água e identificar soluções viáveis em termos de sua aplicabilidade, adaptabilidade e custo-benefício. Dados primários referentes aos usos-finais do consumo de água, número de moradores, área construída, jardim/quintal, equipamentos hidro-sanitários e sua vazão, foram usados para calcular o potencial de redução do consumo de água para uma série de equipamentos economizadores de água e sistemas de reúso de água.

Os modelos representativos também foram usados como base para estimar os custos de investimento e avaliar a implementação de diferentes estratégias conservadoras de água em termos de adaptação de edificações residenciais existentes. Para tanto, características tipológicas e suas instalações hidráulicas foram consideradas para análise. Dados referentes à opinião pública em relação ao uso e aplicação de equipamentos economizadores e sistemas de reúso de água, bem como o nível de aceitação e disposição de investir dos moradores para adaptar suas residências em busca de benefícios financeiros e ambientais, também foram utilizados a fim de avaliar a aplicabilidade das diferentes estratégias conservadoras de água.

Três métodos diferentes foram usados como critérios de avaliação custo-benefício: (i) período de retorno simples, (ii) análise do ciclo de vida útil, e (iii) custo médio incremental. Aqui são apresentados apenas os resultados do custo médio incremental, que permite a comparação das diferentes estratégias conservadoras de água de diferentes escalas e vida útil, nivelando o valor presente líquido dos custos e benefícios em um período de 30 anos, apresentado valores em metro cúbico de água economizada (R$/m³).
Resultados:
Os resultados de ambas abordagens metodológicas foram agrupadas de acordo com sua tipologia residencial e faixa de renda, seguindo a metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em salários mínimos (SM): renda alta (acima de 20 SM) renda média-alta (10-20 SM ), renda média-baixa (5-10 SM) e renda baixa (1-5 SM).

Uma das principais conclusões extraídas desse estudo é que características tipológicas, renda familiar e comportamento de usuários afetam os padrões de consumo doméstico de água e, portanto, devem ser consideradas em previsões de demanda de água, no dimensionamento e na avaliação de estratégias conservadoras de água. Em geral, os resultados sugerem que há uma relação direta entre renda familiar e consumo doméstico de água. Quanto maior o nível de renda, maior o consumo de água per capita.

Apesar de cada residência apresentar padrões de usos-finais do consumo de água distintos, em geral chuveiros, máquinas de lavar roupa, lavatórios e torneiras de cozinha apresentaram as maiores taxas de consumo interno de água. Os usos-finais do consumo externo de água em irrigação e lavagem de pisos representam 13% do consumo total. Os resultados indicam que o consumo de água em irrigação é inversamente proporcional à umidade relativa do ar, onde, quanto menor a umidade relativa do ar, maior é o consumo em irrigação.

A composição tipológica das residências pode influenciar a forma como a água é utilizada pelos moradores e nos hábitos de consumo de água. Uma vez que os resultados mostraram que a demanda por água é inelástica ao seu preço, a percepção pública sobre o custo da água foi analisada. Embora a grande maioria dos entrevistados acharem que o custo da água é elevado, seu comportamento indicou o contrário. Ao que parece, a opinião dos moradores sobre o custo da água é insuficiente para modificar seu comportamento. O levantamento demonstra que a maioria das atitudes voltadas para a redução do consumo de água já foram tomadas pelos moradores por meio de mudanças comportamentais. Grande parte dos entrevistados são proprietários de sua residência e a maioria está disposta a investir em equipamentos economizadores de água e sistema de reúso de água em busca de benefícios financeiros e ambientais.

Os resultados também apontam soluções ótimas para cada bolso, segundo nível de renda familiar e tipologia residencial, demonstrando os benefícios gerados em R$/m³ de água economizada. Em geral, resultados indicam que equipamentos economizadores de água são de baixo custo, simples adaptação e capazes de promover benefícios financeiros de curto prazo.

Para a análise de sistemas de reúso de água, dois cenários foram usados (i) consumo base e (ii) consumo reduzido por meio de equipamentos economizadores de água, considerando os seguintes tipos de usos não potáveis: irrigação e lavagem de pisos (Reúso 1); irrigação, lavagem de pisos e descarga sanitária (Reúso 2); e irrigação, lavagem de pisos, descarga sanitária e lavagem de roupas (Reúso 3). Embora sistemas de reúso de água sejam capazes de promover reduções significativas no consumo de água, em sua grande parte esses sistemas provaram ser inviáveis devido aos elevados custos de implantação, o que sugere a necessidade de políticas públicas e subsídios financeiros para promover incentivos à sua aplicação em residências. Sistemas de reúso de água isolados, de simples instalação, provaram ser soluções viáveis para a adaptação em residências existentes.
Principais Números:
Em suma, os resultados desse estudo fazem uma adição a estudos anteriores, fornecendo informações específicas sobre os usos-finais do consumo doméstico de água, conforme faixa de renda e tipologia residencial, identificando soluções viáveis para adaptar edificações residenciais existentes em prol de uma gestão sustentável dos recursos hídricos brasileiros.
Contribuição do Prêmio:
O Prêmio ANA contribui com a divulgação de soluções viáveis para a redução do consumo doméstico de água.
Corpos Hídricos:
Em geral, o trabalho foca na preservação dos recursos hídricos das bacias hidrográficas do lago Paranoá e dos rios Descoberto, São Bartolomeu, Corumbá, São Marcos, Preto e Maranhão. Porém, o estudo é aplicável às demais regiões hidrográficas do País.
Região Hidrográfica: Regiões Hidrográficas do Paraná, São Francisco e Tocantins-Araguaia
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos