Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Projeto De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2016    Conclusão:2018
Responsável: Grupo Dispersores
Telefone: (35) 9911-76954
E-mail: dispersores@dispersores.org
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Organizações civis
Cidade/UF: Brasópolis/MG
Abrangência: Regional

Objetivo:
Elevar o número de nascentes protegidas na Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, através da proteção e recuperação da vegetação nativa no entorno das nascentes, buscando proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos quantitativamente e qualitativamente, aliando a esta pratica o trabalho de educação ambiental e mobilização social, que é desenvolvido nos municípios que compõem a Bacia, buscando conscientizar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente em especial os recursos hídricos.
Público-alvo:
Agricultores familiares, proprietários de imóveis rurais, associações de bairro, associações de produtores, comunidades rurais, famílias e estudantes.
Ações Desenvolvidas:

O projeto “De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes”, é mantido pela ONG Grupo Dispersores e teve o inicio de suas atividades no ano de 2007, o qual na época, contou com a parceria do Subprograma Projetos Demonstrativos – PDA do Ministério do Meio Ambiente e seus colaboradores, Cooperação Brasil-Alemanha, GTZ (Cooperação Técnica Alemã) e KFW (Banco Alemão), para a recuperação de 10 nascentes. Em 2012 o projeto contou com o apoio do Fundo Sócio Ambiental – FSA, da CAIXA Econômica Federal para a recuperação de mais 20 nascentes. Atualmente o projeto conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - CODEMIG através do programa Plantando o Futuro, para a recuperação de mais 200 nascentes na região, até dezembro de 2018. Estas parcerias fazem com que a instituição promova ações para a recuperação de áreas de preservação permanente de nascentes, proporcionando ao produtor rural, a recuperação de nascentes em sua propriedade sem nenhum custo. Todo material, insumos e assistência técnica são fornecidos gratuitamente pela instituição através do projeto De Olho nos Olhos.

O Projeto "De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes" tem como objetivo elevar o número de nascentes protegidas na Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, com atuação regional o projeto atende 10 municípios no sul de Minas Gerais estando a maioria das propriedades beneficiadas localizadas em municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias e Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Mantiqueira. Para a recuperação das nascentes o projeto utiliza de técnicas de restauração ambiental, como proteção (cercando o entorno da nascente com moirões e arame farpado em um raio de 50m) e revegetação (plantio de mudas nativas na área protegida, como estimulo à regeneração natural). A atual fase do projeto iniciada em novembro de 2016 irá preservar e recuperar mais 157ha de Mata Atlântica, beneficiando 200 nascentes degradadas, através do plantio de 130.000 árvores nativas, até dezembro de 2018. As ações desenvolvidas por este projeto de proteção e recuperação da vegetação nativa no entorno das nascentes, busca proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos quantitativamente e qualitativamente. Este trabalho contribui diretamente com a melhoria da água na Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí formada por 48 municípios que indiretamente também passam a ser beneficiados com o projeto, o qual contribui com a produção de água para o abastecimento humano nestes municípios. Produtores rurais interessados em proteger nascentes em suas propriedades, ao aderirem ao projeto, recebem gratuitamente através do projeto todo insumo necessário para a proteção e recuperação da nascente. Até o momento mais de 50 nascentes já foram recuperadas, são mais de 390.000m² de Área de Preservação Permanente de Nascente, protegidas e reflorestadas pelo projeto, mais de 32.000 mil mudas de árvores nativas já foram plantadas. Em paralelo o trabalho de Educação Ambiental desenvolvida pelo projeto, já envolveu mais de 4.000 alunos em suas atividades, além do trabalho de mobilização social realizado com diversas famílias na zona rural e urbana dos municípios de atuação do projeto.

Resultados:

O projeto De Olho nos Olhos tem como objetivo proteger e recuperar nascentes, tendo como resultado esperado a contribuição na conservação dos recursos hídricos, buscando garantir água em quantidade e qualidade para o abastecimento dos rios e da população. Este trabalho contribui diretamente com a melhoria da água na Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí (GD5), área da atuação do projeto, formada por 48 municípios que direta e indiretamente também passam a ser beneficiados com o projeto.

Iniciado em 2007 o projeto já vem colhendo frutos, até o momento mais de 50 nascentes já foram recuperadas, são mais de 390.000m² de Área de Preservação Permanente de nascente protegidas e reflorestadas pelo projeto, mais de 32.000 mil mudas de árvores nativas já foram plantadas. Até o final de 2018 com o encerramento desta nova fase do projeto, os resultados serão ainda maiores, tendo recuperado mais de 190 hectares de Mata Atlântica, através da recuperação de mais de 240 nascentes, tendo plantado aproximadamente 160.000 mil árvores. Em paralelo o trabalho de Educação Ambiental desenvolvida pelo projeto, já envolveu mais de 4.000 alunos em suas atividades, além do trabalho de mobilização social realizado com diversas famílias na zona rural e urbana dos 10 municípios de atuação do projeto, onde diretamente aproximadamente 240 famílias estão sendo beneficiadas pelo projeto.

Principais Números:
Até a presente data Maio de 2017, podemos citar, como benefícios concretos:
 - Mais de 50 nascentes recuperadas na região, com envolvimento direto de aproximadamente 50 famílias beneficiadas pelo projeto e que tiveram suas nascentes recuperadas, sem nenhum custo ao produtor ou proprietário;
 - Plantio de mais de 32.000 mudas nativas em nascentes beneficiadas pelo projeto, reconstituindo a cobertura vegetal de Mata Atlântica na região;
- Mais de 390.000m² (equivalente a 65 campos de futebol) de áreas de preservação permanente de nascentes protegidas e em fase de regeneração avançada;
- O trabalho de educação ambiental já envolveu a participação de mais de 4.000 alunos; - Diretamente centenas de pessoas como produtores rurais, lideres comunitários e associações de bairros tiveram acesso as informações de conscientização ambiental e sobre o projeto, através de reuniões e palestras promovidas pelo projeto;
- Indiretamente milhares de pessoas tomaram conhecimento do projeto devido aos meios de divulgação do mesmo, seja por folders, cartilhas, site da instituição, redes sociais, radio ou televisão. Estes números podem ser bem maiores em se tratando do longo alcance dos meios de comunicação em massa;
- O projeto contribui diretamente com a melhoria da água na Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí formada por 48 municípios que indiretamente também passam a ser beneficiados com o projeto.
Em Dezembro de 2018 os benefícios serão ainda maiores:
- Serão mais de 240 nascentes recuperadas na região, com envolvimento direto de aproximadamente 240 famílias beneficiadas pelo projeto e que tiveram suas nascentes recuperadas, sem nenhum custo ao produtor ou proprietário;
- Plantio de mais de 160.000 mudas nativas em nascentes beneficiadas pelo projeto, reconstituindo a cobertura vegetal de Mata Atlântica na região;
- Serão mais de 1.872.000m², aproximadamente 190 hectares, (equivalente a 312 campos de futebol) de áreas de preservação permanente de nascentes protegidas e em fase de regeneração;
Benefícios estes que o projeto proporciona à população e ao meio ambiente, preservando o que há de mais valioso na propriedade rural... a ÁGUA! Garantindo água e qualidade de vida à população.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:

1 - Em 2010 foi finalista do Prêmio Furnas Ouro Azul, através do projeto “De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes”, ficando entre as 4 melhores do Estado de Minas Gerais na categoria ong´s.

2 - Em 2011 através do projeto “Veias D'água – Recuperação de Nascentes e Educação para a Sustentabilidade” foi certificado pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

3 - Em 2012 o projeto “De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes”, somado as duas primeiras fases do projeto, foi finalista do Prêmio ANA 2012, da Agencia Nacional de Águas, ficando entre os 3 melhores projetos do Brasil na categoria ong´s.

4 - Em 2013 o projeto “De Olho nos Olhos” também foi finalista do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão, ficando entre as 3 melhores na categoria ong´s.

5 - Em 2014 o projeto “De Olho nos Olhos” foi o vencedor do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Prêmio ODM Minas, o qual foi reconhecido e premiado pelo Estado de Minas Gerais.

Fotos