Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Jardins Filtrantes para águas residuais e águas pluviais
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2013    Conclusão:2017
Responsável: PHYTORESTORE BRASIL COMÉRCIO E SERVIÇOS DE FITORREMEDIAÇÃO LTDA
Telefone: (11) 2626-7339
E-mail: contato@phytorestore.com.br
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Empresas de micro ou de pequeno porte
Cidade/UF: São Paulo/SP
Abrangência: Local

Objetivo:
O objetivo geral do projeto foi proporcionar o gerenciamento e tratamento completo de efluentes sanitários, industriais e águas pluviais dentro do próprio site, utilizando de Jardins Filtrantes® - biotecnologias sustentáveis embasadas em processos naturais e capazes de reduzir impactos ambientais.
Público-alvo:
Comunidade do Centro de Pesquisa e Inovação - L'Oréal
Ações Desenvolvidas:

O novo edifício do L’Oréal Research and Innovation Center está situado na Ilha do Bom Jesus – Rio de Janeiro/RJ. O local vem despontando nos últimos anos com o primeiro polo empresarial verde do Brasil, contando com a presença de centros de pesquisa de alta tecnologia que investiram em energias renováveis e inovação. Envolto pelos remanescentes de Mata Atlântica e pela Baía de Guanabara, o local é ideal para uma abordagem sustentável dos recursos naturais que pode vir a ser marco para outras futuras intervenções.

Com o objetivo de ser uma intervenção inovadora no tocante à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente desde a sua concepção, a L’Oréal optou por fazer o gerenciamento e tratamento de todas as águas residuais (efluente sanitário e industrial) e das águas pluviais com a Phytorestore: empresa atuante há mais de 25 anos no desenvolvimento de biotecnologias baseadas em fitorremediação e nas zonas úmidas naturais (wetlands). Através dos Jardins Filtrantes®, é feita a remoção dos poluentes das água residuárias e pluviais, as reestabelecendo às condições de uso e, simultaneamente, são criadas paisagens verdes naturais para valorização arquitetônica.

Os Jardins Filtrantes® do centro de pesquisa são constituídos por uma série de bacias preenchidas com substratos e plantas específicas, totalizando cerca de 3.000m² de elementos funcionais e estéticos na parte externa do edifício. Os efluentes/água pluvial percorrem por dentro do substrato e as interações biológicas que ocorrem na zona de raízes promovem o tratamento completo, sem qualquer adição química, bacteriana, biológica ou artificial. A eficiência do processo depende unicamente das propriedades da natureza realçadas pelo conhecimento humano aplicado ao processo. A morfologia final do conjunto é representada por áreas verdes exuberantes, com uma enorme paleta de espécies de plantas nativas que criam padrões únicos, cores vivas e texturas.

Todo o processo de construção possui o selo LEED Gold do Green Building Council e a empresa pretende submeter também a operação do site para obtenção do selo.

Resultados:

Em relação à eficiência do tratamento de efluentes, o início da operação do sistema se deu em maio/2017 e o mesmo tem apresentado resultados de tratamento satisfatórios, conforme parâmetros exigidos pela legislação vigente e monitoramento feito in loco pela Phytorestore. Quanto às águas pluviais, o gerenciamento tem se mostrado eficiente a medida que não há relato de episódios de alagamentos, mau cheiro, proliferação de vetores e formação de poças em qualquer uma das áreas com os componentes do sistema natural.

Dentro de um panorama geral, como resultado macro da implantação dos Jardins Filtrantes® tem-se os inúmeros ganhos que a aplicação dessa biotecnologia trouxe quando comparada à implantação dos sistemas convencionais de tratamento comumente aplicados às indústrias. Toda a área externa do centro de pesquisa foi valorizada pelos elementos de paisagismo multifuncional. Os usuários e visitantes do centro tem um contato direto e visual com os elementos do tratamento sem qualquer risco a saúde e adquirindo profundo entendimento sobre os processos naturais e a importância do manejo responsável dos recursos hídricos.

Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos