Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

PROGRAMA ÁGUA LIMPA
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2010    Conclusão:2025
Responsável: Prefeitura de Caxias do Sul
Telefone: (54) 3290-3800
E-mail: sag@caxias.rs.gov.br
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Governo
Cidade/UF: Caxias do Sul/RS
Abrangência: Local

Objetivo:
Desenvolver uma ação sistemática de saneamento básico rural, objetivando a melhoria da qualidade de vida das famílias residentes no meio rural do município de Caxias do Sul, incentivando a preservação e a recomposição da vegetação nativa, a conservação do solo e dos mananciais hídricos.
Público-alvo:
Produtores rurais do município de Caxias do Sul.
Ações Desenvolvidas:

No meio rural, as principais fontes de abastecimento de água são as nascentes e os poços. Geralmente essas fontes não estão totalmente protegidas contra a contaminação e, muitas vezes, são inapropriadas para o consumo humano.

O Programa Água Limpa desenvolvido pela Prefeitura de Caxias do Sul consiste em uma iniciativa que busca atender as famílias rurais residentes no município através de um conjunto de ações que visam implementar e, com isso, despertar a importância do saneamento básico nas propriedades rurais. Contempla o abastecimento da população rural com água potável (através da recuperação de vertentes e poços artesianos comunitários), o destino adequado das águas servidas (instalação de sistema de esgotamento sanitário), o destino adequado dos dejetos de animais (instalação de esterqueiras) e o destino adequado das embalagens vazias de agrotóxicos (campanhas de recolhimento). As ações estão relacionadas à promoção da qualidade de vida, bem como à proteção dos ambientes naturais, em especial, os recursos hídricos.

Resultados:
Entre os resultados do Programa Água Limpa, 400 propriedades estão beneficiadas com o sistema de abastecimento através de poços artesianos. Oitenta fontes de água foram recuperadas (abastecimento de água para 100 famílias), englobando também o plantio de espécies nativas no entorno e em 30 propriedades foram instalados esterqueiras e sistema de tratamento das águas servidas. De 2010 a 2016 foram recolhidas e destinadas 600.000 embalagens de agrotóxicos durante as Campanhas de Recolhimento, juntamente com os estabelecimentos comerciais e entidades do setor agrícola. Foram distribuídas 2.500 cartilhas de saneamento básico rural.
Principais Números:
O Programa Água Limpa por meio de suas ações tem minimizado as dificuldades existentes no meio rural do município em relação a falta de saneamento básico rural. O Programa tem buscado a conscientização da sociedade (urbana e rural) sobre a importância da conservação da água no meio rural para a população urbana, através da preservação do meio ambiente nas áreas de bacias de captação.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:

1- Vencedor do VI Prêmio Responsabilidade Ambiental RS/2010 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul/2010. 

2- Vencedor do Prêmio da Fundação Banco do Brasil – Tecnologia Social na Categoria Gestores Públicos/2015.  Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. 

3 - Vencedor do 23º Prêmio Expressão de Ecologia – Categoria Conservação de Insumos de Produção-Água/2015.Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Prêmio Expressão de Ecologia é realizado anualmente pela Editora Expressão desde 1993, um ano após a Rio 92, a conferência da ONU que inaugurou uma nova era ambiental. Em sua trajetória, a premiação contabiliza 2.279 projetos ambientais inscritos.

Nenhum arquivo encontrado para este projeto