Realização:
Patrocínio Exclusivo:

DETALHES DO PROJETO

PROJETO RIO MANOEL ALVES PEQUENO: LIMPAR PARA CONSERVAR
Finalista/Vencedor:Vencedor   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2017    Conclusão:2017
Responsável: ASSOCIACAO APOIO COLEGIO ESTADUAL DE ITACAJA
Site: https://
Telefone: (63) 3439-1308
E-mail: ceiitacaja@hotmail.com
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Ensino
Cidade/UF: ITACAJÁ/TO
Abrangência: Local

Objetivo:

Promover a conscientização de todos os alunos do Colégio Estadual de Itacajá e comunidade em geral, em especial a comunidade ribeirinha, sensibilizando-os, dia a dia, quanto à importância da conservação do meio ambiente, sobretudo do Rio Manoel Alves Pequeno. Neste sentido, fazendo com que cada um cumpra sua parte no que diz respeito ao bem comum da comunidade local: o Rio Manoel Alves Pequeno.

Público-alvo:
Município de Itacajá
Ações Desenvolvidas:

O projeto é de suma importância na comunidade por realizar o processo de limpeza da cidade e do rio, e por envolver toda a sociedade na luta pela conservação do meio ambiente.Cada lixo que é recolhido, evita que durante o período das chuvas possam ser despejados dentro do rio ocasionando a poluição e assoreamento dos nossos mananciais hídricos. Percebe-se também que a quantidade de lixo recolhida traz a população um alerta sobre o consumismo e como consequência a produção de mais lixo e o descarte inadequado do mesmo. vale ressaltar que no momento em que o mutirão de limpeza está sendo realizado é perceptível a união dos grupos, todos em busca de realizar o seu trabalho da melhor forma possível e contribuir para melhoria das condições da sustentabilidade. É notável o esforço de cada participante em dar sua contribuição e colaborar para que os recursos naturais sejam preservados e a participação de cada aluno é interessante porque ele sente-se responsável em cuidar do meio ambiente.

Percebe-se que a cada ano tem diminuído a quantidade de lixo recolhido. São elaboradas diversas atividades em sala de aula antes da realização do mutirão de limpeza. Após o mutirão é realizado uma reunião para análise de pontos negativos e positivos da realização do projeto, para que assim possam ser corrigidos e ou repetidos no ano seguinte.

Resultados:
o projeto vem ganhando relevância na cidade desde que começou a ser realizado, pois tem alcançado o despertar da conscientização ambiental, não só dos recursos hídricos, como também no sentido de garantir uma proteção duradoura de todos os recursos naturais. ao longo destes 15 anos de realização do projeto, o número de caçambas de lixo retirada das margens do rio vem cada vez mais diminuindo, isso mostra que o trabalho de conscientização esta rendendo bons resultados. Nos quintais das famílias ribeirinhas já não se encontra tanto lixo quanto nas primeiras edições do projeto, eles já sabem que anualmente é realizado esse mutirão e já ficam atentos quando as equipes de limpeza passam e relatam: "aqui está tudo certo, eu limpo, eu cuido... a mata ai está preservada...". Neste sentido, o que se percebe que nosso projeto está realmente garantindo o despertar da comunidade para a preocupação em preservar nosso rio Manoel Alves Pequeno e isso já é de grande valia para os objetivos a serem alcançados do presente projeto. A realização deste mutirão de limpeza já virou tradição na cidade e esperamos que chegue o dia em que não seja encontrado nenhum tipo de lixo ou outro tipo de degradação às margens do rio, é o que almeja o projeto rio Manoel Alves Pequeno - limpar para conservar.
Principais Números:
Observa-se que quando iniciou o projeto era uma grande quantidade de lixo sólido, restos de animais e outros, recolhido nas margens e até mesmo dentro do rio e que a cada ano está diminuindo. A comunidade ribeirinha e demais moradores, demonstram que estão mais conscientes no que diz respeito aos problemas ambientais. A comunidade itacajaense é beneficiária do Projeto.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
Em 2008 o projeto foi destaque Estadual e Nacional, através da veiculação na TV escola no programa Salto para o futuro e na TV Record, motivo pelo qual foi notícia em vários meios de comunicação no estado e país: Rádio 96,0 FM de palmas -TO, sites do estado, jornal do Tocantins, site Faça parte e uma notícia na Revista Gestão em Rede foram os canais de divulgação do projeto.
O mesmo projeto foi selecionado pela SEDUC para receber financiamento de R$ 4.000,00 e pela Diocese de Miracema TO para implementar suas ações. 
O Projeto foi selecionado pelo SEDUC para concorrer a premiação na Amostra Ambiental no Estado.
Nenhum arquivo encontrado para este projeto