Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Tratamento para o Aproveitamento de Águas Ácidas Residuais da Mineração de Carvão
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2006    Conclusão:2008
Responsável: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Site:
Telefone:
E-mail: aline. nogueira@ufrgs.br / renato.dantas@ufrgs.br / jubio@ufrgs.br
Edição: Prêmio ANA 2008
Categoria: Academia
Cidade/UF: Porto Alegre/RS
Abrangência: Local

Objetivo:
Aplicação de um novo sistema de tratamento para remover íons sulfato e de metais pesados em águas residuais da mina de carvão extinta (ponto ss-16), em Criciúma (SC), visando ao reúso dessa água e, dessa forma, aumentando a disponibilidade desse recurso numa região que já sofre com a escassez, especialemnte durante o verão.
Público-alvo:
Ações Desenvolvidas:
Inicialmente, avaliou-se a eficiência técnica de remoção de íons de metais pesados e íons sulfato no sistema de tratamento por neutralização-precipitação-floculação e separação sólido-líquido por sedimentação ou flotação. Foram analisadas, ainda, técnicas inéditas no Brasil de floculação, geração de microbolhas e flotação rápida. Finalmente, a qualidade da água tratada foi avaliada, com vistas á identificação de seus possíveis usos.
Resultados:
A pesquisa resultou em valores elevados de remoção de poluentes e contaminantes, possibilitando o reúso da água para diversos fins não-potáveis, como a irrigação de canteiros e a lavagem, de pisos e veículos. Uma planta contínua deverá ser instalada no local do estudo, para permitir o uso da água tratada em atividades urbanas e rurais na comunidade local. Ainda, os avanços técnicos já estão sendo aplicados em outras plantas de tratamento de águas ácidas na região.
Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto
Nenhum arquivo encontrado para este projeto