Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Projeto Revitalização da Bacia do Rio das Velhas
Finalista/Vencedor:Vencedor   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:    Conclusão:
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Minas Gerais
Site:
Telefone:
E-mail:
Edição: Prêmio ANA 2010
Categoria: Governo
Cidade/UF: Belo Horizonte/MG
Abrangência: Regional

Objetivo:
O objetivo principal da Meta 2010 foi a revitalização da bacia do rio das Velhas no trecho metropolitano, no percurso entre a foz do rio Itabirito e a foz do Ribeirão Jequitibá, na região central de Minas Gerais. Objetivou também tornar o rio das Velhas navegável, propiciando o retorno, curso acima, de espécies da ictiofauna, e, com isso, aumentando a capacidade de pesca da bacia do rio das Velhas. A iniciativa incluiu, ainda, melhorar a qualidade da água e mudar a realidade do rio, a percepção da população ribeirinha em relação ao curso da água, possibilitando uma mudança de postura em relação dele.
Público-alvo:
Ações Desenvolvidas:
Um dos focos das ações da Meta 2010 é a implementação de obras de saneamento nas principais sub-bacias da Região Metropolitana de Belo Horizonte que fazem parte da bacia hidrográfica do rio das Velhas, em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, e os municípios da bacia.
 
Foram previstas intervenções como a eliminação de lançamentos de esgoto em redes pluviais ou córregos, a ampliação da coleta de esgotos (inclusive implantação de interceptores e elevatórias), e implantação de estações de tratamento de esgoto.
Resultados:
A comprovação da volta dos peixes ao rio das Velhas é o principal e mais visível indicador da melhoria da qualidade da água. O biomonitoramento realizado pela UFMG, por meio do Projeto Manuelzão, constatou que os peixes subiam somente 250 km na bacia em 2000. Em 2007 já foram identificados ao longo de 580 km, chegando bem próximos às áreas mais degradadas do rio.
Principais Números:
Entre a primeira expedição “Manuelzão desce o Rio das Velhas”, em 2003, e a segunda, em 2009, verificou-se mudança para melhor de alguns indicadores de qualidade do rio das Velhas. O volume de esgoto tratado pela Copasa passou de 41 milhões de m³ em 2003 para 97 milhões de m³ em 2009. Existe a previsão de que, até 2010, sejam tratados aproximadamente 113 milhões de m³ de esgoto com a intensificação das ações de coleta e tratamento de esgoto na bacia na área do projeto Meta 2010.
Os maiores investimentos e benefícios, entretanto, estão na valorização, na mobilização, na conscientização e no engajamento da população da bacia. A população total beneficiada é de 4.406.190 habitantes.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Rio das Velhas.
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica do São Francisco
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos