Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Em andamento    Permanente:Sim    Ano de Início:    Conclusão:
Responsável: Comitê de Bacia do Médio Paranapanema
Telefone:
E-mail:
Edição: Prêmio ANA 2010
Categoria: Organismos de Bacia
Cidade/UF: Marília/SP
Abrangência: Regional

Objetivo:
O VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos teve como objetivo central o processo de integração e articulação de programas, projetos e ações educativas, realizadas por diferentes atores sociais, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, na área de atuação dos comitês de bacias hidrográficas, visando a construir uma nova cultura ambiental e de cuidado com as águas.
Público-alvo:
Ações Desenvolvidas:
Como o próprio nome indica, o projeto estabelece o diálogo entre os atores que atuam nas bacias hidrográficas, visando a identificar, valorizar e divulgar práticas educativas e de gestão e a promover a articulação, a integração e a avaliação de seus resultados diretos e indiretos nas instituições envolvidas.
 
Trata-se de um projeto de educação ambiental, contínuo e permanente, que proporciona, entre outros fatores, a construção de valores e a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas para a participação responsável na gestão das águas.
 
O Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos acontece anualmente, desde 2003, em Avaré (SP), às margens do lago da usina
hidrelétrica Jurumirim, no rio Paranapanema. É organizado, articulado e coordenado pelos comitês de bacias hidrográficas do estado de São Paulo. Surgiu como esforço de integração de ações educativas dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe, cujos representantes entenderam que a gestão descentralizada e participativa
das águas deve permitir e incentivar a integração entre os gestores e a comunidade.
Desde então, outros comitês mobilizam-se para organização e participação no Diálogo, sendo que a partir de 2010 integram-se à organização 20 comitês de bacias.
Resultados:
Entre os resultados dos Diálogos, destacaram-se a elaboração coletiva e a aprovação de documentos contendo o diagnóstico dos principais problemas relativos aos eixos temáticos, bem como propostas de diretrizes para orientar as ações de educadores e agentes ambientais na elaboração, na implementação e no desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental em recursos hídricos.
 
Os resultados esperados para o VIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos envolveram, também, a consolidação dele como referência estadual para a gestão de recursos hídricos e a educação ambiental.
Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Bacia do Médio Paranapanema
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica do Paraná
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos