Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Casa Modelo EcoDecor
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Em andamento    Permanente:Sim    Ano de Início:2009    Conclusão:
Responsável: Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ)
Telefone: (19) 3475-9400
E-mail: agua@agua.org.br
Edição: Prêmio ANA 2012
Categoria: Organismos de Bacia
Cidade/UF: Americana/SP
Abrangência: Regional

Objetivo:
A Casa Modelo Experimental – Uso Racional da Água e Energia foi desenvolvida para demonstrar à comunidade regional das bacias PCJ a existência de tecnologias e métodos construtivos alternativos aos usuais, que permitam a máxima utilização da iluminação natural, ventilação, energia solar e água da chuva e, com isso, a racionalização e economia do uso da água e da energia elétrica numa moradia.

A proposta divulga esses métodos e tecnologias para uso na comunidade regional por meio de uma mostra fixa. A Casa Modelo apresenta tecnologias facilmente replicáveis e acessíveis. Numa segunda fase, o objetivo geral da EcoDecor foi realizar uma mostra de decoração e paisagismo na Casa Modelo Experimental, com foco em iniciativas ecológicas e sustentáveis em arquitetura, design de interiores, paisagismo e jardinagem.

A proposta agregou valores, como o de uma moradia real aos visitantes, utilizando materiais ecológicos e sustentáveis. A EcoDecor refinou a proposta da Casa Modelo apresentando técnicas, produtos e o mercado da sustentabilidade para a sociedade em geral e aos profissionais e empresas do setor, que é um dos que mais desperdiça materiais e tem elevada demanda por recursos naturais, como madeira, saibro, pedras decorativas e plantas ornamentais.

Os ambientes foram desenvolvidos sob a perspectiva de causar o menor impacto ambiental sem perder a beleza da decoração e o conforto que uma residência precisa ter. Os profissionais trouxeram soluções inovadoras, como: a redução do uso de fertilizantes no jardim e o uso de espécies regionais, reúso de materiais e busca de novas fontes de materiais que seriam descartados nos atuais sistemas de decoração. Tudo foi pensado para tornar a vida realmente sustentável.
Público-alvo:
Visitas monitoradas por técnicos diariamente para escolas, instituições, serviços públicos municipais e estaduais, técnicos do setor e comunidade em geral que vem conhecer a experiência desenvolvida pelo Consórcio PCJ.
Ações Desenvolvidas:
A Casa Modelo Experimental é uma ferramenta de educação ambiental para o desenvolvimento de uma série de ações de proteção e conservação dos mananciais da região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, além de ser uma mostra de tecnologias visando ao uso racional da água e energia elétrica.

A Casa Modelo possui equipamentos e utiliza produtos que não agridem o meio ambiente e que fazem o uso racional da água e da energia elétrica, como, por exemplo: vasos sanitários com caixa acoplada, chuveiros com gerenciadores de potência, tintas a base de água, placas fotovoltaicas, eletrodomésticos com selo Procel, lâmpadas LED, aquecedor solar, piso permeável, dentre outros. O telhado da residência está posicionado em um ângulo de 45 graus para aproveitar o máximo de luminosidade natural de acordo com as características térmicas da latitude e longitude da cidade de Americana (SP), onde foi implantada. As placas fotovoltaicas geram energia elétrica e as placas de aquecimento solar aquecem a água do chuveiro.

A proposta é um exemplo do que há de mais moderno no conceito contemporâneo em edifícios autossuficientes energeticamente. A Casa Modelo também deu tratamento especial à água, razão de existir do Consórcio PCJ, seja captando e aproveitando a água da chuva, seja utilizando racionalmente esse recurso.
Resultados:
Desde a inauguração da Casa em 2009, ela recebeu diversos visitantes, sendo boa parte de alunos de escolas, educadores que participam da rede de multiplicadores do Consórcio PCJ, técnicos de serviços municipais, além de visitantes internacionais, como uma comitiva da Harvard University, e a sociedade civil.

O projeto também fomentou o interesse da imprensa especializada, regional e nacional, sendo pauta de diversos veículos de comunicação, seja na imprensa escrita, falada, televisada e sites especializados. O Jornal Todo Dia, de Americana, fez uma revista sobre a mostra que está disponível nos arquivos adicionais deste projeto.

A Mostra Casa Modelo EcoDecor foi destaque em diversas mídias: impressa, TV e rádio, dentre as quais podemos destacar: TVB/Record, Band Campinas, VTV/SBT, TV Família, EPTV/Globo, Jornal TodoDia, Jornal O Liberal, Jornal de Piracicaba, Revista Mais, Rádio Azul Celeste, TV TodoDia, Rádio VoxFM, Rádio Difusora, BAND News, TV+, NET TV, MegaTV, Paulínia em Foco, Portal de Paulínia, entre outros. A assessoria de imprensa do Consórcio PCJ mantém um arquivo de fotos, resumos, relatórios com imagens detalhadas de todas as fases do projeto. Também foram feitos vídeos sobre a iniciativa, disponíveis nos arquivos adicionais deste projeto.
Principais Números:
A Casa Modelo já recebeu mais de 6.000 visitantes. Durante a mostra EcoDecor, contamos com o patrocínio de oito empresas e quatro prefeituras, através do Programa de Investimento R$ 0,01/m³ do Rio Jaguari; com o apoio institucional de 14 entidades, dentre empresas, prefeituras, associações e sindicatos de arquitetura; com o fornecimento de materiais de construção e tecnologias sustentáveis de 85 empresas; e com o know-how e parceria de 14 arquitetos, designers e demais profissionais relacionados às áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo.
Contribuição do Prêmio:
A expectativa do Consórcio PCJ é de aumentar a visibilidade do projeto, proporcionando um maior número de visitantes, já que é a única mostra do tipo em toda a área das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), além de ser um marco no setor da arquitetura sustentável.
Corpos Hídricos:
Bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica do Paraná
Outros Prêmios:
• 3º lugar entre 166 projetos no Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2012 (categoria Humanidade, Natureza e Tecnologia);
• Finalista do Prêmio Planeta Casa (Editora Abril);
• Finalista do prêmio Casa Cláudia em duas categorias (Ação Social e Projeto Arquitetônico);
• Finalista do Prêmio Hugo Werneck 2011.
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos