Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Assessoria Técnica-Científica ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão (norte) e Cachoeira
Finalista/Vencedor:Vencedor   Status:Em andamento    Permanente:Sim    Ano de Início:2001    Conclusão:
Responsável: Universidade da Região de Joinville (Univille)
Telefone: (47) 3435-3730 / 3461-9035
E-mail: tnovais@univille.br
Edição: Prêmio ANA 2006
Categoria: Gestão de Recursos Hídricos
Cidade/UF: Joinville/SC
Abrangência: Regional

Objetivo:
Fornecer assessoria técnica e científica ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos rios Cubatão do Norte e Cachoeira em todas suas áreas de atuação, de modo a garantir a qualidade de atuação deste órgão consultivo e deliberativo, além de oferecer ferramentas metodológicas aos alunos da Universidade na execução de trabalhos científicos na área de gestão de bacias hidrográficas.
Público-alvo:
Direto: Comitê de Bacia; Indireto: Comunidade atendida pelas bacias dos rios Cachoeira e Cubatão (cerca de 700 mil pessoas).
Ações Desenvolvidas:
• Monitoramento da qualidade da água em 12 pontos distribuídos nas bacias;
• Coleta e acompanhamento dos dados meteorológicos;
• Diagnóstico do uso e ocupação do solo, situação da cobertura vegetal das bacias;
• Atividades de educação ambiental, como palestras, visitas monitoradas às estações meteorológicas, entre outras;
• Integração com as atividades dos órgãos ambientais.
Resultados:
Publicação de três livros:

• Diagnóstico e Prognóstico das Disponibilidades e Demandas Hídricas do Rio Cubatão do Norte – Joinville – Santa Catarina (2006), com os temas:- Localização da Bacia Hidrográfica, Diagnóstico das Disponibilidades Hídricas, Diagnóstico e Prognóstico das Demandas Hídricas, Cenário Tendencial das Demandas Hídricas, Diagnóstico da Dinâmica Social da Bacia;
• Elaboração do Plano Diretor dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte (2007) com o tema: Estudos e Ações Preparatórias, o Plano Diretor de Recursos Hídricos;
• Diagnóstico Ambiental do Rio do Braço (2009), com os temas abordados: Aspectos Socioeconômicos, Meio Físico, Aspectos Fitogeográficos, Aspectos Climáticos, Caracterização da Qualidade da Água, Proposta de Educação Ambiental. Dentre as ações de educação ambiental: elaboração de Cartilhas de Educação Ambiental, palestras em escolas, comunidades e empresas. Em março de 2009, foi realizado um concurso e exposição fotográfica intitulado: Sensibilização Ambiental por Meio da Fotografia; No dia Mundial do Meio ambiente em 2011 foi realizada a limpeza das águas da Baía da Babitonga (complexo hídrico onde ocorre a foz das bacias), com a participação da comunidade. Mas recentemente, em setembro de 2012, realizou-se um mutirão de limpeza das nascentes do rio Cachoeira com participação da comunidade e alunos do curso de Engenharia Ambiental da Univille. Além disso, diversas palestras de sensibilização em escolas, empresas e associação de moradores. Cálculo do ÍIndice de Qualidade de Água (IQA) das duas bacias estudadas.
Principais Números:
• Em 2009, o concurso e exposição fotográfica contou com um público de 1.400 pessoas;
• Plantio de 12.000 mudas de mata ciliar;
• Retirada de 40 toneladas de lixo das nascentes do rio Cachoeira (2012).
Contribuição do Prêmio:
Fortalecendo o reconhecimento da equipe do projeto e aumentando a legitimidade da iniciativa.
Corpos Hídricos:
Rios Cubatão (Norte) e Cachoeira
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
Em 2010, o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão (norte) e Cachoeira (CCJ) ficou em segundo lugar no concurso promovido pelo Ministério do Meio Ambiente na chamada pública para “ Práticas Inovadoras em Revitalização de Bacias Hidrográficas”.
Nenhum arquivo encontrado para este projeto