Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Sistema de Tratamento de Efluentes Industriais por Membranas de Ultrafiltração - VRM
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Em andamento    Permanente:Sim    Ano de Início:2009    Conclusão:
Responsável: Coteminas S/A
Site:
Telefone: (38) 4009 5135
E-mail: rogerio.rodrigues@coteminas.com.br
Edição: Prêmio ANA 2012
Categoria: Empresas
Cidade/UF: Montes Claros/MG
Abrangência: Regional

Objetivo:
Melhorar a qualidade do efluente lançado no meio ambiente causando o menor impacto possível no corpo receptor. O objetivo idealizado pela Coteminas (e alcançado na conclusão do projeto) foi de alcançar um nível de qualidade no tratamento do efluente muito superior aos das Estações convencionais que fica em torno de 60% contra o surpreendente nível de 99,9% de remoção de poluentes alcançados pelo VRM. Com esta qualidade do efluente passa a ser viável o reaproveitamento de água em determinados processos com um volume considerável, já que a vazão de saída da estação é de 100 m³/h.
Público-alvo:
Milhares de pessoas (sitiantes e pequenos agricultores) já notaram a melhoria na água que usam para irrigação de cultivos de subsistência e pequenas criações de animais.
Ações Desenvolvidas:
O tratamento de efluentes por membranas de ultrafiltração consiste na mais moderna e inovadora tecnologia disponível para o tratamento de efluentes industriais. O efluente tratado alcança níveis de qualidade tão elevados que facilita a reutilização do mesmo em determinados processos. Pensando em melhorar a qualidade do efluente lançado no meio ambiente e na economia de água a Coteminas S/A investiu na modernização de sua Estação de Tratamento de Efluentes Industriais trazendo a mais alta tecnologia alemã para a indústria têxtil brasileira.
Resultados:
Os resultados alcançados foram animadores e extremamente satisfatórios pois a eficiência no tratamento de efluentes saltou de 60% para 95 a 99,9% melhorando o efluente lançado e possibilitando a reutilização e economia de água.
Principais Números:
A seguir temos a eficiência de remoção dos principais poluentes antes e depois do Sistema VRM: DBO de 60% subiu para 99,9%; SST de 60% subiu para 99,9%; e Cor de 70% subiu para 94,0%.
Contribuição do Prêmio:
O Prêmio ANA serviu de grande motivação para toda a equipe envolvida no projeto, pois o mesmo representa o reconhecimento do grande esforço realizado por todos no planejamento e implementação do sistema VRM.
Corpos Hídricos:
Rio Vieiras, Rio Verde Grande e Rio São Francisco.
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica do São Francisco
Outros Prêmios:

Fotos