Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Horta Orgânica com Economia de Água
Finalista/Vencedor:Vencedor   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2005    Conclusão:2016
Responsável: Centro de Educação Popular e Formação Social - CEPFS
Telefone: (83) 3472-2449
E-mail: cepfs@uol.com.br
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Organizações civis
Cidade/UF: Teixeira/PB
Abrangência: Regional

Objetivo:
Promover o fortalecimento da agricultura familiar, a partir do empoderamento organizativo dos agricultores e agricultoras e do desenvolvimento de práticas de cultivo adaptadas as mudanças climáticas.
Público-alvo:
Agricultores e agricultas de base família
Ações Desenvolvidas:
Horta orgânica com economia de água vem sendo desenvolvida em comunidade rurais dos municípios de Teixeira, Cacimbas, Maturéia, Imaculada e São José do Bonfim, no semiárido da Paraíba, com famílias de agricultores de base familiar e, tem como objetivo produzir alimentos saudáveis usando irrigação por gotejamento diretamente nas raízes das plantas. Inicialmente foi feita uma experiência de observação técnica com dois tipos de hortaliças: o alface(Lactuca sativa) e o coentro (Coriandrum sativum). Para tanto foram testados três níveis de água por canteiro: 40, 60 e 80 litros de água por semana. Verificou-se que os canteiros econômicos, regados com 80 litros de água semanalmente apresentaram uma boa produção.não diferindo significativamente dos canteiros convencionais que foram regados com 60 litros por dia, o que revelou uma economia mensal de água de aproximadamente 1.519 litros por canteiro. Os resultados indicam que a experiência dos canteiros com economia de água é uma alternativa de produção para os pequenos agricultores do semiárido nordestino, pois além de proporcionar o uso racional de água, recurso limitado nessa região, também contribui para a prática da segurança alimentar, bem como contribui para o desenvolvimento sócio-econômico local sustentável. A partir da experiência piloto várias famílias foram apoiadas para o desenvolvimento da experiência visado a produção nos arredores de casa, com impactos bastantes positivos do ponto de vista da alimentação e também no âmbito da geração de renda.
Resultados:
Resgatar o cultivos de hortaliças no entorno das residências, promovendo a segurança alimentar e a geração de renda a partir da venda do excedente da produção. Capacitar os agricultores para o uso sustentável dos recursos naturais de modo que se possa ter cultivo agrícolas sustentáveis.
Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
Prêmio AEA de meio ambiente, edição de 2015 na categoria responsabilidade social.
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos