Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Projeto Viveiro Cidadão
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2013    Conclusão:2015
Responsável: Ação Ecológica Guaporé
Telefone: (69) 3224-7870
E-mail: ecoporesede@gmail.com
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Organizações civis
Cidade/UF: Porto Velho/RO
Abrangência: Local

Objetivo:
Recuperar áreas degradadas na sub-bacia do rio Palha, a partir de ações de reflorestamento, utilizando a infra-estrutura existente no Viveiro de produção de mudas da Ecoporé como centro irradiador de ações de educação ambiental e comunicação.
Público-alvo:
Agricultures Familiares.
Ações Desenvolvidas:

O projeto Viveiro Cidadão visou dar continuidade e ampliar as ações de restauração de ecossistemas desenvolvidas pela Ecoporé e parceiros em municípios da região da Zona da Mata Rondoniense, centro sul do estado de Rondônia. Os níveis de cobertura florestal dos municípios desta região são inferiores a 15% . Esta vegetação nativa foi suprimida ao longo do processo de colonização para ceder espaço às atividades agropecuárias que, sem planejamento adequado e técnicas conservacionistas de uso do solo, tem gerado impactos ambientais negativos, os quais já ocasionam problemas sociais e ambientais relacionados à escassez de água nos períodos de estiagem e enchentes e inundações, principalmente nos centros urbanos nos períodos de chuvas.

Os beneficiários diretos do projeto são agricultores familiares, que necessitam adequar suas propriedades rurais ao código florestal, de modo a fazer a recomposição de matas ciliares e reservas legais, mas que devido ao elevado custo destas ações, e ainda por não disporem de assistência técnica e incentivos, encontram muitas dificuldades em realizar a reposição. Além do atendimento direto a Agricultores Familiares, o projeto por meio de metodologias participativas de atuação, contempla ainda outros públicos como estudantes de diversos níveis de ensino, sociedade civil organizada e setores públicos ligados à educação e setor agropecuário com a inclusão socioprodutiva de jovens e mulheres da agricultura familiar.

O projeto teve como principais objetivos promover a recuperação florestal de 130 hectares de áreas desmatadas, tanto em intervenções nos espaços de área de preservação permanentes (APP), quanto em áreas de reservas legais seja por meio de técnicas de restauração de ecossistemas e/ou por sistemas produtivos de baixo carbono. Com isso buscamos atingir seis fatores principais: ampliar proteção sobre rede hidrográfica; fortalecer o estabelecimento de corredores de biodiversidade; incentivar a prática de sistemas agroalimentares diversificados; aumentar o sequestro de carbono pela agricultura e sensibilizar a sociedade sobre a importância das florestas para a qualidade de vida humana. O trabalho segue a metodologia dos Viveiros Educadores, os quais são espaços de produção de mudas de essências florestais, abertos a participação da comunidade diretamente interessada, a qual propõe junto ao Viveiro as atividades a serem executadas, de acordo com as premissas de um Projeto Político Pedagógico do Viveiro (PPPV), elaborado de forma participativa com atores sociais da região. O Viveiro Cidadão, estimula e fomenta a produção sustentável, a conservação, recuperação e manutenção dos recursos naturais da Amazônia (em especial os recursos hídricos) e a sensibilização e integração da sociedade com estes temas.

Resultados:
Espera-se com o projeto a seleção de no mínimo 20 espécies nativas aptas para recomposição de matas ciliares, a produção e distribuição gratuita de 400 mil mudas destas espécies, atingir 60 km de cercas para isolamento das áreas de preservação permanentes - APP's - de fatores de degradação, prestar assistência técnica a 80 propriedades rurais. Esperava-se ainda uma área correspondente a 130 ha demarcadas para composição de APP, além de 24 ha de áreas produtivas de baixo carbono e seis ha de unidades demonstrativas, e um amplo cadastro de interessados em aderir voluntariamente ao projeto. Na educação ambiental, esperava-se atingir 400 alunos e professores para que estes compreendessem o funcionamento do processo de recuperação de áreas e promover a capacitar 40 produtores rurais da região no tema tanto em cursos quanto em intercambios, e a elaboração participativa do Projeto Político Pedagógico do Viveiro - PPPV, com temas prioritários para formação definidos.
Principais Números:
No decorrer do projeto foram produzidas e distribuídas mais de 750 mil mudas, de mais de 80 espécies da Amazônia, sendo doadas aos agricultores familiares como incentivo aos processos de restauração florestal em 233 propriedades rurais cadastradas pelo projeto. Os incentivos proporcionados pelo projeto colocaram em processo de recuperação florestal 216 hectares de áreas, tanto de mata ciliar quanto de reservas legal, contribuindo para regularização ambiental das propriedades rurais a luz da legislação ambiental. A assistência técnica oferecida teve um papel fundamental na construção do diálogo entre a equipe e os beneficiários do projeto, contribuindo significativamente no que diz respeito aos processos de desenvolvimento rural local, sendo realizadas 351 visitas técnicas, oferecendo assessoria técnica direta contínua a 89 propriedades rurais cadastradas, além de construir 75 km de cercas de modo a isolar as áreas em recuperação de fatores de degradação como entrada de gado, por exemplo.
 
As atividades do eixo de Educação Ambiental mobilizaram mais de seis mil pessoas. Com a realização de 04 cursos, capacitando 103 agricultores e agricultoras da região, 25 palestras foram ministradas nas escolas, além de 06 oficinas participativas. Com o público estudantil foram organizadas 33 visitas guiadas ao viveiro de produção de mudas contemplando 1.211 pessoas, entre professores e alunos. Estas visitas guiadas foram baseadas em um roteiro predefinido onde os estudantes conheciam todas as etapas de um processo de recuperação de áreas degradadas desde a produção de mudas, cuidados essenciais com sementes e com o viveiro, além de visitarem uma área em processo de recuperação.
 
Promovemos, em parceria com Universidade Federal de Rondônia - Unir, a I Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade, evento este que contou com a participação de mais de 500 pessoas, recebimento de 14 caravanas; 141 expositores, 23 parcerias, 5 etnias indígenas, além de 300 mil pessoas alcançadas pela mídia (Google Analytics). Ainda junto com a Universidade Federal realizamos o III Simpósio de Recursos Hídricos, que contou com a parceria do Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Branco e Colorado e o Consórcio de Pequenas Centrais Hidroelétricas, o evento reuniu mais de 300 pesquisadores, estudantes, agricultores e representantes de entidades públicas e privadas. O simpósio também marcou o lançamento de um livro sobre o projeto Viveiro Cidadão que foi intitulado de Manual de Recuperação de Áreas Degradadas da Zona da Mata Rondoniense.
 
O projeto Viveiro Cidadão tornou-se referencia no estado de Rondônia quanto à restauração de ecossistemas, educação ambiental e extensão rural ligada aos propósitos da ecologia da restauração. Atualmente tem sido um dos modelos que estão sendo utilizados na construção do Programa de Recuperação de Áreas do estado de Rondônia (PRA), previsto no código florestal após a conclusão do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, o projeto teve seu mérito reconhecido no prêmio “Gestão Ambiental no Bioma Amazônia” em 2015. Esses fatores denotam a importância do projeto para que o tema continue sendo abordado na região de forma qualificada e continuada.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
O projeto Viveiro Cidadão, executado pela Ecoporé e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, foi uma das 60 iniciativas que tiveram seu mérito reconhecido do prêmio “Gestão Ambiental no Bioma Amazônia”. O prêmio visa identificar e certificar boas práticas desenvolvidas em municípios brasileiros, conferindo-lhes maior visibilidade, promovendo seu aperfeiçoamento e estimulando a transferência de conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento de outras iniciativas. É uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), no âmbito do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia (PQGA), com recursos do Fundo Amazônia/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao total, foram 140 práticas inscritas voltadas a gestão ambiental. O objetivo é destacar boas práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável na cialis non prescription região, em especial iniciativas voltadas para o controle e redução do desmatamento no Bioma, incidindo sobre as condições ambientais, sociais, econômicas e técnicas e que promovam a conservação dos recursos naturais.
Nenhum arquivo encontrado para este projeto