Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Programa de Recuperação de Nascentes
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2015    Conclusão:2019
Responsável: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos
Telefone: (82) 3315-2680
E-mail: semarh@semarh.al.gov.br
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Governo
Cidade/UF: Maceió/AL
Abrangência: Regional

Objetivo:
Promover a recuperação das nascentes do estado de Alagoas para melhoria na qualidade de água e aumentando na quantidade disponível através da recuperação e reflorestamento da biodiversidade local, melhorando a qualidade de vida e as condições de convivência com a seca em comunidades rurais e restaurando vazões dos rios de bacias hidrográficas, garantindo a sustentabilidade do sistema pela construção coletiva de um imaginário que internaliza conceitos de educação ambiental e preservação.
Público-alvo:
Comunidades Rurais e Bacias Hidrográficas.
Ações Desenvolvidas:

O programa Recuperação de Nascentes é baseado no contexto socioambiental, responsável em promover a interação da sociedade civil para a recuperação da biodiversidade local e de micros bacias hidrográficas, além de melhorar as condições da convivência de comunidades rurais com as adversidades do clima de cada região, através da garantia da sustentabilidade das nascentes e pela construção coletiva de um imaginário que internaliza conceitos de Educação Ambiental. A proposta repousa no trinômio: CONHECER, RECUPERAR, PRESERVAR, e se baseia em princípios como parceria, mobilização comunitária e capacitação, através da recuperação de nascentes, do apoio ao reflorestamento e à mudança dos hábitos do uso da água.

Propõe-se trabalhar, primeiramente, o manejo de recursos hídricos e de forma transversal o meio ambiente, a identidade e a solidariedade de cada comunidade, tais ações são desenvolvidas através de oficinas de recuperação e reflorestamento das áreas de nascentes e recargas tendo o objetivo de sensibilizar e educar ambientalmente a população para possibilitar e aflorar o conhecimento sobre a natureza e a deficiência na provisão de água, para consumo humano, dessedentação animal e pequenos cultivos, mostrando que há alternativa para a solução da escassez de água com boa qualidade ao alcance das comunidades rurais, que é a preservação das nascentes. A recuperação da nascente se inicia no diagnostico, é através dele que é possível prever o quanto a área está degrada e como será feita a sua recuperação, a limpeza e proteção contra vetores contaminantes são essências para garantir a qualidade da água além, também, do reflorestamento do perímetro com plantas nativas que irá garantir a proteção necessária para a sustentabilidade e a manutenção uma vazão considerável para a recuperação da região hidrográfica na qual está inserida a área dinâmica.

Para que o trabalho seja multiplicado dentro dos trâmites ambientais é necessária a aplicação ordenada de decretos ambientais em parceria com a sociedade civil, afim de que haja o cumprimento dessas leis dentro de um sistema voltado tanto para o qualitativo quanto para o quantitativo, com foco na sustentabilidade, assegurando à futuras gerações melhorias significativas de vida, amenizando a perda de cobertura vegetal. O projeto é desenvolvido em estreita colaboração com as comunidades rurais, e, através da dinâmica da ação participativa, espera-se avançar na autonomia hídrica e na sustentabilidade ambiental. Em síntese, as principais ações do projeto são: diagnóstico e georreferenciamento, recuperação de nascentes, reflorestamento do perímetro das nascentes e ações de mobilização social e educação ambiental nas comunidades e nas escolas das comunidades rurais.

Resultados:

O programa recuperação de nascentes traz resultados imediatos para comunidade que está sendo beneficiada, aumenta e melhora a quantidade e qualidade da água disponível, diminui doenças por veiculação hídrica e, também, aumenta a renda das famílias através da expansão da produção agrícola. No que se refere ao meio ambiente os resultados também são imediatos, o reflorestamento da mata ciliar acarreta na volta de todo o balanço dos ecossistemas ali existentes e ele garantirá a sustentabilidade da região. A médio-longo prazo é possível notar o decrescimento do êxodo rural, nessas regiões, pois o acesso à água acarreta no aumento da renda e da saúde das famílias proporcionando-os uma melhor qualidade de vida a todos os beneficiados e garantindo a gerações futuras o acesso à água, tornando o êxodo dispensável.

Também a médio-longo prazo a recuperação e a manutenção das nascentes e os trabalhos de educação ambiental irão gerar um efeito dominó em toda a região, que acarretará numa possível restauração de mata ciliar nas margens dos rios e aumento na vazão e na qualidade das águas dessa bacia hidrográfica que está sendo trabalhada. O georreferenciamento, o diagnóstico e as medições de vazões das nascentes são essenciais para a gestão das águas, além de produzir dados importantes para o sistema de monitoramento de rios.

Principais Números:
O Programa tem um efeito rápido quanto à sua aplicação, a melhoria na qualidade da água no aspecto físico é eminente, baseado em um contexto ambiental, a inclusão vegetal em áreas de nascentes degradadas, traz de volta a biodiversidade e a criação de uma Área de Proteção Permanente em seu entorno, também é possível utilizar o excedente da água para geração de renda e sustentabilidade socioambiental inibindo a migração de pessoas para os grandes centros, e o mais importante, estabelecendo a convivência pacífica entre o homem e natureza.
O programa recuperação de nascentes nos anos de 2015 a 2017 realizou a recuperação de 102 nascentes em todo o estado de Alagoas beneficiando mais de 1500 famílias diretamente, além de ser peça chave no processo de recuperação e gestão das águas das bacias hidrográficas do estado.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos