Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

NOSSA ÁGUA
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Sim    Ano de Início:2005    Conclusão:2017
Responsável: INTEGRADA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL
Telefone: (43) 3294-7000
E-mail: integrada@integrada.coop.br
Edição: Prêmio ANA 2017
Categoria: Empresas de médio e de grande porte
Cidade/UF: LONDRINA/PR
Abrangência: Regional

Objetivo:
O presente projeto ocorre com objetivo de desenvolver ferramentas, metodologias e estratégias de modo a tornar viável a aplicação do Projeto Nossa Água, visando a restauração da vegetação ciliar ao longo de cursos d’água das microbacias que drenam a área territorial de ação da Integrada Cooperativa Agroindustrial, recuperação de nascentes, soltura de peixes e educação ambiental.
Público-alvo:
  • COOPERADOS;
  • COMUNIDADE;
  • COLABORADORES E PARCEIROS INSTITUCIONAIS
Ações Desenvolvidas:

Vivemos um desafio: como sustentar a população mundial em crescimento com recursos que não se renovam na mesma proporção? Ciente da importância da conservação dos recursos naturais para a sustentabilidade da agricultura e crescimento da produção de alimentos, a Bayer e a Integrada Cooperativa Agroindustrial trabalham juntas há dez anos, para alavancar o projeto Nossa Água, que tem como principal objetivo a recuperação da matas ciliares, dos rios e nascentes nas áreas de atuação da cooperativa.

O Nossa Água começou em 2005 com assinatura de um termo de cooperação entre a Integrada e o Governo do Paraná. Em 2006, a Bayer veio somar esforços ao projeto, e as ações foram expandidas para todas as regiões do Estado onde a Integrada está presente. A parceria não apenas trouxe benefícios para os produtores, que tiveram as suas matas ciliares recuperadas, mas também para a população por meio da recuperação e conservação dos rios, contribuindo para melhoria da qualidade da água.

A cobertura florestal original do Estado do Paraná, através do uso e ocupação do solo foi reduzida consideravelmente, colocando em risco toda biodiversidade. Por isso se faz necessárias ações de recuperação da vegetação ciliar, visto que esta tem a função de proteger os cursos d’ água, como todo ser vivo que nela pode habitar, além de ser um corredor ecológico. O projeto Nossa Água vem de encontro as necessidades que permeiam a área de ação da Integrada Cooperativa Agroindustrial, quanto à questão da vegetação ciliar e a preservação dos recursos hídricos bem como da biodiversidade neles existente. As ações realizadas pelo projeto beneficiam além de cooperados associados a Cooperativa Integrada, toda a comunidade local que possa a ter um presente de possibilidades e um futuro promissor, assim com um trabalho sério, contínuo e eficaz as ações possam surtir efeito transformador em nosso meio ambiente.

Resultados:

Os indicadores de avaliação são passos a serem seguidos para que haja um acompanhamento do desenvolvimento do projeto desde sua formatação, são instrumentos que permitem mensurar as modificações que ocorrerem devido a aplicação de um projeto na dimensão de melhoria contínua.

Acompanhando o planejamento proposto, os indicadores de avaliação possibilita analisar as ações e flexibilizar para mudanças conforme necessidades pontuais. Estes indicadores são flexíveis e podem surgir conforme necessidade de avaliação sobre a viabilidade do projeto:

  • Áreas de mata ciliar recuperadas.
  • Interação entre os parceiros e comprometimento de todas as partes;
  • Mudança de comportamento das pessoas envolvidas;
  • Melhoria visual do espaço geográfico nos locais recuperados;
  • Melhoria na qualidade da água nas propriedades atendidas; 
  • Desenvolvimento das mudas plantadas;
  • Expansão do interesse pela continuidade deste projeto e ou outras ações.
Principais Números:
Ao longo dos dez anos foram plantadas 1,17 mil de mudas, que significou a recuperação de 3342 hectares de mata ciliar, recuperadas 70 nascentes e realizada a soltura de cerca de 700 mil peixes juvenis nos principais rios do estado do Paraná. Ao mobilizar toda a comunidade, o projeto capacitou mais de 15 mil pessoas por meio de ações socioeducativas de conscientização ambiental, o qual contou com palestras, workshops, treinamentos e atividades lúdicas com crianças e adolescentes.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Região Hidrográfica:
Outros Prêmios:

Fotos