Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Diagnóstico Ambiental e Dimensionamento de Medidas de Mitigação para Minas D’ Água na Área de Abrangência do Comitê Guandu
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2012    Conclusão:2015
Responsável: Comitê das Bacias Hidrográfi cas dos Rios Guandu, Guandu-Mirim e da Guarda – Seropédica (RJ)
Site:
Telefone: (21) 3787-3729
E-mail: guandu@agevap.org.br
Edição: Prêmio ANA 2014
Categoria: Organismos de Bacia
Cidade/UF: Seropédica/RJ
Abrangência: Regional

Objetivo:

O projeto foi criado, inicialmente, para identificar fontes e minas d’água no contexto da bacia hidrográfica do Guandu/RJ e para avaliação das condições ambientais do entorno desses mananciais. A partir do diagnóstico ambiental e sanitário, buscou-se desenvolver propostas de mitigação dos problemas para três minas de cada município, escolhidas mediante o grau de importância por conta do uso pelas comunidades locais.

Público-alvo:
Comunidades que se abastecem de água de minas de maneira não convencional.

 

Ações Desenvolvidas:
O programa realizou a identificação de mananciais em 15 municípios inseridos na bacia hidrográfica do rio Guandu/RJ. Após identificadas, foram observadas as condições ambientais do entorno das minas, utilizando-se uma abordagem socioambiental. Depois, foram escolhidas três em cada município para serem avaliadas por meio de análises laboratoriais. Na escolha das minas, foi considerado o grau de importância quanto à sua utilização como fontes alternativas ou como únicas para abastecimento da comunidade local.

 

Resultados:
O principal resultado se dará ao final do diagnóstico para avaliar as condições ambientais e a qualidade sanitária do entorno das principais minas d’água na área de atuação do Comitê Guandu. Na primeira fase, o projeto produziu o mapeamento das condições ambientais do entorno das nascentes, a hierarquização das principais jazidas de cada município e a determinação da qualidade da água para 45 minas. Outro importante resultado obtido foi a separação dos mananciais em dois grandes grupos. O primeiro foi formado por minas que apresentaram boas condições operacionais para o abastecimento da população, mesmo com a necessidade da execução de pequenas intervenções estruturais. O segundo foi constituído por aquelas que não apresentaram condições de uso e, portanto, que deverão ser interditadas ou até fechadas. Por fim, na segunda parte do projeto, espera-se a identificação das intervenções necessária se específicas para cada nascente.
Principais Números:
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, Guandu-Mirim e da Guarda

 

Região Hidrográfica: Atlãntico, Trecho Leste
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos