Realização:
Patrocínio Exclusivo:
Apoio:

DETALHES DO PROJETO

Efeitos Ambientais, Econômicos e Sociais já obtidos com a Conversão do Sistema de Irrigação do Perímetro Mandacaru
Finalista/Vencedor:Finalista   Status:Concluído    Permanente:Não    Ano de Início:2006    Conclusão:2013
Responsável: Codevasf 6ª SR − Juazeiro (BA)
Site:
Telefone: (74) 9147-6267
E-mail: rodrigo.franco@codevasf.gov.br
Edição: Prêmio ANA 2014
Categoria: Governo
Cidade/UF: Juazeiro/BA
Abrangência: Local

Objetivo:
Conhecer os valores de economia de água e energia, o incremento da produção e a melhoria da competitividade da agricultura irrigada brasileira, sendo a finalidade mais importante aquela presente no Projeto Mandacaru voltado para pequenos agricultores, com a mudança de mentalidade no que tange à preservação e à economia dos recursos hídricos e a consequente multiplicação da iniciativa.
Público-alvo:
Pequenos produtores do Projeto Mandacaru.
Ações Desenvolvidas:
O projeto tem por finalidade economizar água e dar impulso à agricultura irrigada, gerando aumento de competitividade. O perímetro de irrigação é gerido pelo Distrito de Irrigação de Mandacaru – Dimand, uma unidade autônoma e privada. A metodologia consiste na substituição do sistema de irrigação original (sulcos perdulários) por sistemas localizados mais eficientes(gotejamento e microaspersão).
Resultados:
Os resultados para os produtores foram:100 % de ocupação da área agricultável; economia de mão de obra; controle da lâmina d’água por hidrometria; recuperação de áreas salinizadas; redução dos custos operacionais, de produção e de água; aumento dos índices de produtividade; flexibilização dos lotes; manejo preciso da irrigação. Para o Distrito de Irrigação, cabe destacar: redução dos custos com manutenção de drenos e de energia; realização de outros investimentos; controle na emissão de contas de água. Também houve benefícios para o rio São Francisco, como diminuição da deposição de efluentes no rio e eliminação da erosão superficial.
Principais Números:
Economia de aproximadamente 50% do total de água utilizada na irrigação em todo o perímetro, já que o bombeamento anual de água foi reduzido em 21%, e houve um aumento da área plantada de em torno de 23%, entre 2011 e 2013. Em 2014, a área média ocupada está entre 80% e 90%, algo impensável no sistema por sulcos, sendo que este valor nunca será de 100%, haja vista que predominam culturas temporárias.
Contribuição do Prêmio:
Corpos Hídricos:
Rio São Francisco e Afluentes
Região Hidrográfica: Rio São Francisco
Outros Prêmios:
Nenhum arquivo encontrado para este projeto

Fotos